Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça alguns remédios para afta no estilo caseiro!

A afta, também chamada de estomatite aftosa, é caracterizada pela formação de pequenas úlceras na boca ou na garganta. Em indivíduos saudáveis, elas são benignas e não-contagiosas. A afta é um problema comum e afeta cerca de 20% da população. Em geral com duração de sete a dez dias, até desaparecer sozinha.

Os motivos para o aparecimento de aftas podem ser: estresse, deficiência nutricional, insuficiência hormonal, alergias, entre outros. Se as aftas forem frequentes, elas podem indicar outros problemas no organismo, então é recomendável buscar orientação com um profissional de saúde.

Para aliviar o desconforto e tratar afta sem recorrer aos produtos químicos potencialmente nocivos dos remédios comuns de farmácia, fizemos uma lista com dez opções caseiras de remédio para afta.

Um remédio caseiro pode não curar a afta imediatamente. Porém, faz um tratamento eficaz e previne que seu corpo seja contaminado com outras substâncias presentes nos remédios tradicionais com receita médica. A melaleuca, por exemplo, é um poderoso cicatrizante, antisséptico e analgésico. O mel é antibacteriano, assim como o cravo, que também pode ajudar acelerando a cicatrização.

Dez opções caseiras de remédio para afta

Mel

O mel de abelha atua como remédio caseiro para afta por ser um ótimo antisséptico, hidratando a boca e aliviando o desconforto. Basta aplicar uma pequena quantidade diretamente sobre a afta e repetir a aplicação algumas vezes por dia. Ou sempre que achar necessário e houver desconforto.

Cravo-da-índia

Usar o cravo-da-índia como remédio caseiro para afta é simples. Basta chupar um cravo-da-índia seco ao longo do dia, já que isso combate os germes e ajuda na cicatrização das aftas.

Sal

O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna. Utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água. Essa técnica dever ser feita três vezes por dia para ajudar na cicatrização.

Extrato de própolis

O extrato de própolis tem ação cicatrizante, anti-inflamatória e bactericida, ou seja, é um excelente remédio caseiro para o tratar afta. Para utilizá-lo, é só aplicar uma ou duas gotas na ferida de quatro a cinco vezes ao dia.

Própolis
Própolis: como é produzido e sua importância para as abelhas

Gelo

Pode parecer bobo, mas o gelo também age como remédio caseiro para afta. O gelo ajuda a diminuir a inflamação e alivia a dor, além de cicatrizar a afta. Você pode colocar cubos de gelo três vezes ao dia sobre a afta.

Gotas de alcaçuz

O extrato de alcaçuz possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes e pode funcionar como remédio para afta. Deve ser usada pingando três ou quatro gotas do extrato diretamente na afta. Ou, basta adicionar de 10 a 30 gotas em água morna e bochechar durante alguns segundos. 

Repita o procedimento de duas a três vezes ao dia. Além disso, o alcaçuz é usado como remédio natural para menopausa.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um antisséptico natural que possui ações desinfetantes e anti-inflamatórias. Para utilizá-lo como remédio para afta, é só dissolver uma colher de chá de bicarbonato em um copo de água e utilizá-lo para fazer bochechos. Não use o sal alcalino diretamente na ferida! Leia mais sobre isso nas matérias:

Saiba como utilizar bicarbonato para afta
bic-525
Utilidades do bicarbonato de sódio para a saúde

Iogurte natural ou com bifidus

Tomar uma porção de iogurte com o probiótico bifidus ajuda a melhorar o intestino, fortalecendo as defesas naturais do organismo. O alimento também serve como remédio caseiro para afta por sua ação indireta. Ele diminui a acidez do estômago e da boca, que são responsáveis pelo aparecimento de aftas.

Picles alimento probiótico
O que são probióticos? Entenda seus benefícios

Saquinho de chá preto

Aplicar um saquinho de chá preto sobre a afta ajuda a aliviar a dor e o desconforto. Isso pois o chá contém uma substância chamada tanino, um adstringente que elimina resíduos. Para usar o saquinho como remédio para afta, basta fazer uma xícara de chá normalmente. Espere amornar e aplicar o sachê diretamente sobre a afta – o chá líquido você pode beber!

saquinho de chá
Reutilize os saquinhos de chá e seja mais sustentável no dia a dia

Óleo essencial de melaleuca

O óleo essencial de melaleuca pode ser aplicado de duas formas diferentes:

  • Por meio do bochecho de meio copo de água com três ou quatro gotas do óleo
  • Pela aplicação direta do óleo essencial no local da afta, com um cotonete e duas gotas do óleo essencial

A melaleuca tem propriedades cicatrizantes, antissépticas e analgésicas.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais