Faça você mesmo: perfume caseiro com óleo essencial

Com óleos essenciais você pode fazer o perfume que mais lhe agradar

Aprender como fazer seu perfume permite controle nas substâncias absorvidas pelo seu corpo

Não é de hoje que muitas pessoas vêm utilizando os diversos tipos de cosméticos disponíveis no mercado na tentativa de elevar a sua autoestima, pois, segundo um estudo, quanto maior a vaidade, maior a procura por produtos de beleza. O mercado, em contrapartida, está sempre proporcionando inovações; a cada hora é lançado um novo produto, um novo estilo e uma nova tendência.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPPC), o Brasil é o terceiro maior mercado do setor (atrás dos Estados Unidos e do Japão) mantendo 8% de participação no mercado mundial e 53% do mercado da América Latina no ano de 2009.

Um desses produtos é o perfume, que vem sendo utilizado há muitos anos para um conforto estético, mas começa a ter seu uso disseminado indiretamente na aromaterapia, com base em óleos essenciais, que são ingredientes importantes presentes nas fórmulas dos perfumes. Os aromas têm fortes ligações ao nosso comportamento, como é o caso do aroma do limão, que ajuda a melhorar o humor.

O problema é que muitas fragrâncias do perfume podem ter substâncias nocivas à saúde. O Environmental Working Group (EWG) testou 17 perfumes e colônias populares e relatou uma média de 14 produtos químicos “misteriosos”, e algumas marcas contendo até 24 deles! Graças a uma lacuna jurídica, as empresas não são obrigadas a divulgar os componentes de suas receitas nos rótulos das embalagens por motivo de proteção da patente. Enquanto isso, 66% dos produtos químicos que o EWG encontrou não foram testados para a segurança humana.

Ao invés de gastar dinheiro com produtos químicos que não foram testados, por que não fazer o seu próprio perfume? É barato e fácil. Não é necessário ser um profissional para fabricar o seu perfume em casa, a receita é simples e requer ingredientes de fácil acesso, podendo ser usado diretamente sobre roupas e sobre a pele. Você estará fazendo um bem para sua saúde, livrando-se de produtos químicos nocivos, além de contribuir para a redução de embalagens. Aprenda como fazer um perfume caseiro à base de óleos essenciais!

Ingredientes

  • 1 embalagem de spray (Por que não lavar e reutilizar a de um perfume que já acabou?);
  • Álcool de cereais;
  • Água destilada;
  • Óleo essencial.

Passo a passo

A ideia é utilizar o álcool e a água como base e ir adicionando gotas da sua essência favorita até que a mistura atinja um aroma agradável para o seu olfato. É possível fazer diversas combinações entre as essências.

O que diferencia os preços dos perfumes no mercado é a composição da mistura que você irá comprar. Em geral, quanto mais solvente diluído em água, menor o preço. Dê uma olhada nessa classificação:


Fração em volume
(ml da essência / L da mistura)
Composição do solvente da essência
(etanol:água - ml:ml)
Perfume 15% (150 ml / L) 950:50
Loção perfumada 8% (80 ml / L) 900:100
Água de toalete 4% (40 ml / L) 800:200
Água de colônia 3% (30 ml / L) 700:300
Deocolônia 1% (10 ml /L) 700:300

Tendo essa tabela como base, é possível produzir o seu próprio perfume sem parabéns.

Utilize esses parâmetros de base para produzir o seu próprio perfume! E você ainda pode vender e faturar uma grana extra com eles.

Óleos essenciais de baunilha e de ervas são muito usados nesse tipo de receita e alguns deles você encontra em nossa loja virtual.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail