Borra de café: cinco usos que podem ajudar as plantas do jardim

Conheça cinco dicas para dar um destino mais eficiente e sustentável às sobras do café

Borra de café

O café é uma das bebidas preferidas dos brasileiros, afinal, somos o segundo maior consumidor desse estimulante no mundo. Mas além de delicioso, o café também é um ótimo fertilizante para a terra, pois torna o solo mais fértil, rico em nutrientes, contribuindo para o bom desenvolvimento das plantas. Abaixo, listamos cinco fins que você pode dar para a borra do café, que, quando jogada no lixo, se decompõe e libera metano, gás cujo efeito é 20 vezes mais potente que o CO2 no desequilíbrio do efeito estufa (veja mais aqui). Com essas simples atitudes, portanto, você dará uma cara mais bonita ao seu jardim sem agredir o meio ambiente. Confira:

Na fertilização

A borra de café oferece nutrientes importantes para o solo, porém é mais rica em carbono, nitrogênio e matéria orgânica. Para a fertilização, não é aconselhável colocá-la direto no solo, pois o processo de decomposição dessa matéria orgânica irá consumir nitrogênio, assim, perde sua função de fertilizante. Então, uma alternativa para impedir a decomposição é balancear esses nutrientes ao misturar a borra com outros fertilizantes ou adubos que possuam nitrogênio e sejam mais ricos em potássio e fósforo, como farinha de sangue, farinha de ossos e esterco de animais. Se preferir, pode substituir por casca de frutas, legumes e ovos triturados, deixando fermentar por aproximadamente 60 dias e então aplicar no solo.

Outra forma de usar a borra de café como um fertilizante, mais suave, pode ser misturar (apenas a borra de café) com água, com a proporção de 100 gramas de borra de café para um litro de água.

Além de tornar as plantas mais produtivas, a reutilização do café protege, pois é um grande repelente para certos tipos de larvas, caracóis e lesmas e também elimina bactérias e outros micro-organismos danosos ao solo. Para isso polvilhe um pouco da borra de café na base das plantas;

Na compostagem

Com a borra de café adicionada à pilha de compostagem, esta emanará um cheiro mais ameno, ficará mais quente e conservará a umidade. Para maior eficácia, é recomendável adicionar folhas secas, que evitam o mau cheiro, e serragem, para reduzir a umidade (veja mais sobre compostagem aqui);

Como repelente de pragas

Ao usar o repelente químico é preciso considerar que, embora eficaz no combate às pragas, ele tem uma sobrevida maior na terra, pode matar outros insetos que são benéficos para a plantação, além de prejudicar a qualidade da planta. Para evitar esses transtornos, uma boa opção é utilizar a borra de café como repelente, principalmente se você mesmo tiver moído o café - ele se torna ainda mais efetivo no combate às pragas;

Para atrair minhocas

Minhocas adoram borras de café. Por isso, além de grãos de café, adicione restos de alimento e serragem. Desse modo, você convidará uma leva de minhocas para o seu jardim, o que o deixará mais rico em termos nutritivos. Dica preciosa: as minhocas adoram borras de café antigas. O cheiro de fermentação e de mofo é o preferido delas; Saiba mais.

Na mudança ou alteração do solo

Se você estiver pensando em construir ou aumentar um canteiro ou ainda em consertar alguma seção do seu jardim, a borra de café é uma boa pedida. O solo e a terra devem ser misturados numa proporção de 50/50. Após efetuar a mistura, espere aproximadamente 60 dias para plantar alguma semente ou vegetal.


Veja também:


 

Comentários  

 
+7 #1 2013-07-11 00:53
Se eu ir guardando a borra em garrafas plásticas será que encontro algum lugar para levar? Moro no centro de São Paulo.
Citar
 
 
+9 #2 2013-07-12 14:43
Me disseram que a borra de café serve também para evitar entupimento de pias de cozinha, é verdade?
Citar
 
 
+7 #3 2014-03-26 20:48
Gostei muito dessas dicas, este é um site que todos que se preocupam com o meio ambiente deveriam acessar.
Parabéns!!!
Citar
 
 
+10 #4 2014-06-28 12:31
Sou um pequenino agricultor e faço, dos restos de frutas, legumes, hortaliças e folhas em geral e também o borra do café, o chamado "chorume" que tudo isso em decomposição em que vc coloca água junto em quantidade adequada. Esta decomposição, junto com a água, irá te fornecer um líquido escuro e forte, que mistura em litros de água, servirá de nutrientes para as plantas.
Citar
 
 
+5 #5 2015-08-19 14:36
Adorei as dicas tenho uma horta orgânica já prodizindo vegetais muito saudável, recomendo para todos amigos que tenham uma horta é bastante relaxante!

Prof° Paulo Landin.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail