Livre-se dos pesticidas de forma sustentável

Quatro receitas para retirar os resíduos de pesticidas presentes em vegetais

Hoje em dia, alimentos como legumes, verduras e frutas são cobertos de pesticidas e bactérias. Isso não é novidade para ninguém. Mas apenas lavá-los não basta, já que nem todos os resíduos podem ser eliminados ou estão exclusivamente na superfície dos alimentos. No caso de frutas com casca fina, como o morango, o tomate e a uva, e de folhas, como a alface, os pesticidas penetram a superfície e vão parar no interior dos alimentos.

Essa é a vantagem dos alimentos orgânicos frente aos comuns. Como não há uso de agrotóxicos ou de pesticidas, apenas uma lavagem já elimina a sujeira dos produtos. No entanto, como nem sempre é possível o acesso exclusivamente a produtos orgânicos, para reduzir os danos a eCycle oferece quatro receitas simples de misturas para lavar seus legumes, frutas e verduras comuns que podem ser feitas em casa.

Tônico para lavar frutas e vegetais:
Faça uma mistura de três xícaras (710 ml) de água filtrada, três colheres de sopa de vinagre branco e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Em seguida, você tem duas opções. A primeira é aplicar a mistura com um spray sobre os alimentos para, na sequência, esfregá-los e enxaguá-los. A segunda é despejar o tônico em uma vasilha e deixar as frutas e os vegetais de molho. Uma dica: não use esse tônico em cogumelos, já que o sabor da mistura - que não é nada agradável - pode ser absorvido pelo fungo.

Detergente concentrado de casca de limão:
Descasque quatro limões orgânicos, mas apenas a parte verde - a parte branca é amarga. Corte finamente as cascas e misture-as com uma xícara (235 ml) de vodca em uma vasilha. Feche bem o recipiente e reserve por duas semanas. Para usar o detergente, misture duas colheres de sopa da solução e 950 ml de água.

Detergente extra-forte de casca de limão:
Misture quatro xícaras (945 ml) de água com duas colheres de chá de bicarbonato de sódio, duas colheres de sopa do detergente concentrado de casca de limão, três colheres de sopa de vinagre branco e quatro gotas de extrato de semente de grapefruit (mais conhecida por aqui como Toranja), que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, e mexa até que o bicarbonato esteja completamente dissolvido. Use um spray para aplicar ou deixe os alimentos de molho na mistura e, em seguida, lave-os.

Detergente oxigenado:
Essa é a opção mais simples. Misture 3 xícaras (710 ml) de água filtrada com 1 xícara (235 ml) de água oxigenada 3%. Da mesma forma que as receitas anteriores, aplique a mistura com um spray e esfregue os alimentos, ou deixe-os de molho. Lave-os antes de comer.

Tem alguma outra dica? Conte pra gente nos comentários!

Veja também:
-Saiba como evitar a perda de nutrientes na hora de preparar vegetais
-Feira de Agricultura Limpa e Produtos Orgânicos ocorre todos os sábados em São Paulo
-Mais saudáveis e nutritivos, alimentos orgânicos são uma ótima opção


 

Comentários  

 
0 #1 2013-10-18 20:23
Para combater formigas o uso de cravos da índia funciona muito bem Coloque dentro da vasilha do açúcar ,ou em volta de onde existam formigas
Citar
 
 
+2 #2 2014-09-02 01:08
Consumo tudo orgânico hoje em dia,pois sei que é um cultivo sustentável que repeita a terra e o ecossistema.Outras medidas é enxugar gelo,na minha modesta opinião.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail