Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Adquirir um sistema de captação de água da chuva é uma alternativa para diminuir a sua pegada hídrica e sua conta de água

A captação de água da chuva é uma alternativa para economizar na conta de água. Mas você conhece um sistema prático e acessível, também chamado de cisterna? Ela é um tipo de sistema de aproveitamento de água pluvial para fins domésticos.

Água de reúso e aproveitamento de água da chuva
Água de reúso e aproveitamento de água da chuva: quais as diferenças?

Esse sistema de captação de água da chuva tem sido uma das alternativas mais eficientes usadas na hora de economizar água e dinheiro. No entanto, como todo sistema, ele possui vantagens e desvantagens. Mas e se mostrássemos modelos de cisternas que têm mais pontos positivos do que negativos?

tipos-de-chuva
Chuva: o que é e quais são seus tipos
como-filtrar-agua
Como tratar água da chuva?

Uma delas é a Cisterna Vertical Modular feita pela Tecnotri. Produzida em polietileno a partir do processo de rotomoldagem (que a torna mais leve, durável e resistente), ela possui diversas capacidades, é compacta e não precisa ser enterrada, o que diminui os custos de instalação. Por sua praticidade, pode ser instalada em qualquer ambiente como casas, prédios e condomínios e, por ser compacta, pode ser colocada em sacadas, terraços ou até como decoração de jardim, sendo fácil de instalar no sistema de calhas.

Por ser modular, você pode comprar quantas cisternas quiser e acoplá-las para conseguir um maior número de litros armazenados.

sistema de captação de água da chuva
Imagem: Tecnotri/Divulgação

Quando a água da chuva captada na cisterna é utilizada para a lavagem de carros, pisos, jardins e descargas do vaso sanitário, é possível obter uma economia de até 50% no consumo de água. Essa prática contribui significativamente para a preservação dos recursos hídricos e a redução da pegada hídrica.

Cisterna Vertical Modular

Um dos cuidados mais importantes para qualquer dono de um sistema de captação de água da chuva é garantir que sempre haja um filtro funcional e limpo para impedir a entrada de impurezas e o entupimento. A Cisterna Vertical Modular possui filtros próprios (um antimosquito e outro eliminador de folhas), além de ser atóxica e conter aditivos antimicrobianos que impedem a proliferação de algas e garantem que produtos de plástico não rachem, ressequem ou desbotem, como é comum com outros modelos de cisternas plásticas.

Além disso, ela é completamente vedada, assim impede a procriação de larvas do mosquito da dengue.

Devido à sujeira acumulada encontrada nas calhas, os donos de cisternas devem rejeitar as primeiras águas para evitar qualquer tipo de contaminação. No caso do produto da Tecnotri, a Cisterna Vertical Modular vem com um dreno que descarta os primeiros litros, causando menor inconveniência na hora de armazenar a água.

sistema de captação de água da chuva
Imagem: Tecnotri/Divulgação

Lembretes

  • Lembre-se de que, mesmo com filtros e aditivos, a água de captação da chuva não é adequada para fins potáveis, ou seja, não é própria para consumo humano, uma vez que pode conter elementos como partículas de poeira, fuligem e substâncias tóxicas. Veja como transformá-la em água potável na matéria: “Como tratar água da chuva“.
  • Higienize sua cisterna a cada seis meses para evitar transmissão de doenças.
  • Cada litro corresponde a um quilo, portanto, procure colocar sua Cisterna Vertical Modular em um local que suporte o peso dela cheia.
sistema de captação de água da chuva
Imagem: Tecnotri/Divulgação

Além de todas essas vantagens, a cisterna vertical também vem em cinco diferentes cores (azul escuro, verde, cinza escuro, laranja e bege) para combinar com a decoração de sua casa. E não tem como negar, ela é bonitinha, não é?

Se ficou interessado, você pode comprar o produto na Loja eCycle, disponível nas capacidades de 600 litros ou 1000 litros em duas versões.

Privado: Cisternas
Ideal para coleta de água de chuva ou para armazenar água potável. Fácil instalação
A partir de R$177,00
Economia na conta de água
Comprar

Entenda mais sobre a cisterna vertical modular no vídeo.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais