Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Veja o que comer antes de beber bebidas alcoólicas para ajudar a evitar a ressaca

Saber o que comer antes de beber bebidas alcoólicas pode ter um grande impacto em como você se sente no final da noite e no dia seguinte. De fato, certos alimentos têm a capacidade de controlar a fome, equilibrar os eletrólitos e diminuir alguns dos efeitos adversos associados ao álcool e à ressaca.

O consumo de bebidas alcoólicas é responsável por diversos efeitos negativos no organismo e, em geral, o melhor jeito para evitá-los é através da exclusão total do álcool na dieta. Entretanto, em moderação, e com os hábitos corretos, como uma boa alimentação antes do seu consumo, o álcool pode ser ingerido de forma segura. 

De fato, comer uma boa refeição antes de beber pode retardar a taxa de absorção do álcool e irá ajudá-lo a controlar seu consumo, possivelmente diminuindo os efeitos negativos das bebidas. 

bebida-alcoólica-afeta-dieta-de-mulheres-com-compulsão-alimentar
Consumo de bebida alcoólica afeta dieta de mulheres com compulsão alimentar

Ao todo, uma refeição completa com carboidratos, proteínas e gordura é a resposta padrão para a pergunta “o que comer antes de beber?”. Porém, alguns alimentos específicos também podem ajudar a evitar o mal-estar associado à ingestão de álcool. Confira!

O que comer antes de beber? 

Bananas

A banana é uma fruta rica em fibras, que ajudam a retardar a absorção de álcool no sangue. Além disso, também é uma fonte de potássio, que pode prevenir desequilíbrios eletrolíticos associados ao consumo de álcool e à desidratação resultante de seu consumo. Por serem compostas por 75% de água, as bananas ajudam a hidratar o organismo. 

Para pessoas com estômagos sensíveis, a banana também pode ser uma ótima opção porque oferece um efeito antiácido natural, evitando o refluxo e outros desconfortos gastrointestinais.

Aveia

Assim como a banana, a aveia é uma ótima fonte de fibras que, como já mencionado, ajudam a diminuir a taxa de absorção do álcool. Porém, além disso, esse alimento também é rico em proteínas, ajudando nos sentimentos de saciedade e aliviando os efeitos do álcool. 

De fato, uma porção de 40g de aveia crua proporciona até 5 gramas de proteínas e 4 gramas de fibras. 

Adicionalmente, um estudo comprovou que a aveia pode beneficiar a saúde do fígado, melhorando a função hepática. Em estudos com animais, o alimento demonstrou proteger contra danos hepáticos induzidos pelo álcool.

Melão

A desidratação é um dos principais sintomas da ressaca e ocorre porque o álcool faz com que as idas ao banheiro sejam mais frequentes, eliminando boa parte da água no organismo. Para evitar a tontura e a sede que ocorrem durante ou após o consumo de bebidas alcoólicas, procurar alimentos ricos em água podem ajudar. 

O melão e a melancia, por exemplo, são frutas com um alto teor de água e podem diminuir a desidratação consequente do álcool. Porém, o consumo de água frequente entre bebidas também é uma opção. 

Abacate

O abacate é uma ótima opção de o que comer antes de beber por ser uma fonte de gorduras monoinsaturadas. A gordura leva é absorvida mais lentamente do que proteínas ou carboidratos, o que pode ajudar a retardar a absorção de álcool na corrente sanguínea. 

Iogurte

Tomar iogurte antes de ingerir bebidas alcoólicas ajuda a reduzir os sintomas gastrointestinais associados ao álcool. Muitos tipos de iogurte contém probióticos, bactérias que podem ajudar a prevenir a diarreia e outros problemas associados à síndrome do intestino irritável.

Além disso, o iogurte grego, por exemplo, também é uma fonte de proteína – que é digerida lentamente e pode minimizar os efeitos do álcool no organismo. A gordura presente em sua composição também ajuda nos sentimentos de saciedade, diminuindo a fome.

consumo-cronico-de-alcool-acumula-ferro-no-cerebro
Consumo crônico de álcool leva a acúmulo de ferro no cérebro

Embora esses alimentos sejam aliados para evitar alguns sintomas da ressaca, a única forma de realmente proteger o organismo contra os efeitos do álcool é diminuir ou excluir o seu consumo. Se for beber, é importante beber com moderação e de modo seguro. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais