Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Óleo essencial de vetiver melhora atenção, afasta carrapatos e é rico em antioxidantes

Imagem editada e redimensionada de Anshu A, está disponível no Unsplash

O óleo essencial de vetiver, também chamado de óleo essencial de khus, é extraído de uma planta gramínea nativa da Índia, que pode crescer até um metro ou mais de altura. A planta vetiver pertence à mesma família de outras gramíneas usadas para fabricar óleos essenciais, incluindo capim-limão e citronela.

O óleo essencial de vetiver é bastante perfumado, com um aroma terroso que lembra as notas dos perfumes masculinos. Ele é destilado a partir das raízes da planta vetiver, que é envelhecida antes de ser embebida em água.

O óleo essencial altamente concentrado é liberado e então começa a boiar na camada da superfície da água. Em práticas místicas, ele é usado por suas propriedades calmantes de “aterramento”.

Usos e benefícios do óleo essencial de vetiver

O óleo essencial de vetiver tem algumas propriedades que o tornam um ingrediente promissor para a aromaterapia.

Óleo de essencial de vetiver para fadiga mental

Em um estudo, pesquisadores descobriram que inalar o óleo essencial de vetiver melhorou a atenção e a função cerebral. O óleo essencial de vetiver pode ajudar seu cérebro a se sentir mais acordado se você estiver se esforçando para se concentrar em uma tarefa ou permanecer alerta ao que está acontecendo ao seu redor.

Óleo essencial de vetiver para inalar durante o sono

Usar o óleo essencial de vetiver em um difusor durante o sono pode ajudar a melhorar seus padrões respiratórios. Um pequeno estudo de 2010 mediu a resposta de 36 pessoas que foram expostas a diferentes aromas durante o sono.

O óleo essencial de vetiver aumentou a qualidade da expiração e diminuiu a inspiração quando os participantes do estudo que dormiram o inalaram. Isso pode significar que o óleo essencial de vetiver pode ajudar pessoas que roncam pesadamente.

Óleo de essencial de vetiver para ansiedade

O óleo essencial de vetiver pode ajudar a aliviar a ansiedade, de acordo com estudo.

Afasta os carrapatos

Em um estudo, o óleo essencial de vetiver apresentou uma alta toxicidade para carrapatos. Quando diluído com um óleo transportador e aplicado topicamente, pode até ser mais eficaz do que alguns produtos comercializados para proteger das picadas de carrapatos que podem causar a doença de Lyme.

Óleo essencial de vetiver para TDAH

Curiosamente, algumas pessoas usam a aromaterapia com óleo essencial de vetiver como tratamento para o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Um estudo de 2016 mostrou que o óleo essencial de vetiver pode diminuir a fadiga mental e melhorar a atenção, por isso faz sentido que possa funcionar para pessoas com TDAH se concentrarem em uma tarefa e filtrarem outras informações sensoriais.

Mas são necessárias mais pesquisas para provar que o óleo essencial de vetiver é realmente eficaz no tratamento do TDAH. Enquanto isso, existem outros óleos essenciais com benefícios demonstrados para o TDAH.

Contém antioxidantes

Um estudo de 2009 mostrou que a raiz do vetiver possui propriedades antioxidantes. Os antioxidantes ajudam o organismo a eliminar os chamados “radicais livres”, que contribuem para o desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer e os sinais do envelhecimento.

Como usar o óleo essencial de vetiver

O óleo essencial de vetiver é eficaz na aromaterapia. Isso significa que é seguro inalar quando destilado e liberado como vapor. O uso de um difusor para inalar o perfume do óleo essencial de vetiver puro é uma maneira de usá-lo para obter benefícios à saúde.

Você também pode tentar aplicar o óleo essencial de vetiver topicamente. Mas ele deve sempre ser diluído em um óleo transportador, como óleo de coco, óleo de semente de uva, óleo de amêndoas, óleo de gergelim, óleo de jojoba, entre outros). Misture de uma a duas gotas de óleo essencial de vetiver em cada dez gotas de óleo transportador para começar a usá-lo na pele. Se desejar, você pode aumentar gradualmente a quantidade de óleo essencial de vetiver à sua mistura.

O óleo essencial de vetiver é seguro?

O vetiver é seguro na maioria das aplicações, desde que seja usado com moderação. Procure orientação médica se estiver grávida ou amamentando e pensando em usar o óleo essencial de vetiver.

De acordo com estudo, o óleo essencial de vetiver é bem pouco tóxico. Desde que você não tenha alergia à planta de vetiver, é seguro aplicá-lo topicamente na pele. Sempre dilua os óleos essenciais com um óleo transportador e faça um teste de alergia em uma pequena parte da pele antes de aplicá-los em todo o corpo.

A inalação de óleo essencial de vetiver por meio de um difusor de aromaterapia também é segura para a maioria das pessoas. Sempre tome cuidado ao usar aromaterapia em seu filho. Nunca use aromaterapia ou aplicações tópicas de óleo em crianças com menos de dois anos de idade sem orientação médica sobre possíveis efeitos colaterais.

A aromaterapia também afeta os animais de estimação. Evite usar o difusor no mesmo ambiente que o animal frequenta.


Texto originalmente escrito por por Kathryn Watson para o Healthline, revisado medicamente por Debra Rose Wilson e adaptado para o idioma português por Stella Legnaioli

Veja também: