Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda o que é travertino, um tipo de pedra formado pelo processo de precipitação

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

O travertino é uma pedra natural formada pela precipitação do carbonato de cálcio. O seu maior depósito é encontrado na Turquia, em Pamukkale, nomeada pela presença da pedra. Por conta de sua coloração branca, Pamukkale é traduzido para “palácio de algodão”.

Pamukkale é mundialmente conhecida por sua rica composição de piscinas termais, que, por sua vez, foram formadas em cima de terraços de travertino. É uma área onde a crosta terrestre está se separando, resultando em fissuras e atividades vulcânicas e geotermais, e consequentemente, na formação de travertino.

Imagem de Jordi Vich Navarro no Unsplash

A extração desse material ocorre há mais de 600 mil anos, mas com a popularização da pedra, a maioria ocorreu nos últimos 50 mil anos. 

Formação 

Quando a água da chuva cai entre as fissuras do solo e é exposta ao magma, o travertino é formado por precipitação química. Os depósitos de travertino em Pamukkale cobrem por volta de 12 km².

Utilização

O travertino é usado desde a Roma antiga como um material de construção, sendo usado até nos aquedutos romanos. A pedra natural também é usada no design de interiores e também em áreas externas.

Ele pode ser usado na confecção de pisos e bancadas, sendo um material barato e fácil de encontrar. Travertino é uma rocha calcária, o que a faz ser relativamente mais “macia” e fácil de manusear, portanto, é preciso ter cuidado na sua utilização. O mármore travertino pode ser facilmente corroído por soluções ácidas, então mesmo que seja possível ter uma bancada feita do material, é necessário ter atenção com a possibilidade da derramação de líquidos ácidos na rocha.