Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Mysun é uma microrrede doméstica compacta que fornece energia renovável gerada a partir do movimento do corpo e dos raios solares

MySun é a nova aposta do WZMH Architects, escritório de arquitetura sediada em Toronto, no Canadá, para gerar energia renovável em casa, com baixo custo e muita praticidade. A WZMH Architects investe na criação de soluções de energia inteligentes para enfrentar as mudanças climáticas e reduzir a necessidade de combustíveis fósseis.

Desenvolvido em parceria com pesquisadores da Universidade Ryerson, o projeto consiste em uma microrrede portátil que produz eletricidade a partir da combinação entre energia solar e energia biomecânica – ou seja, humana. O microgrid fica em uma pequena caixa, projetada para caber em residências, e conta com geradores, um acumulador e uma bicicleta, batizada de Sunrider. É com ela que você – sim, você! – pode gerar energia, utilizando nada mais que o movimento do seu próprio corpo.

Sunrider conectada ao mySun.
Sunrider. Imagem: Divulgação WZMH

Como funciona?

O mySun depende, basicamente, de um sistema plug-and-play. Basta conectar a Sunrider no aparelho e pedalar para aproveitar a eletricidade autossustentável da sua casa. Para você ter uma ideia, uma pessoa produz, em média, de 100 a 150 watts de potência ao utilizar uma bicicleta ergométrica. Com o motor dínamo da Sunrider, é possível produzir energia suficiente para a iluminação interna de um ambiente de 90 metros quadrados por um dia inteiro.

Além disso, o sistema conta também com discretos painéis solares que captam a luz do sol e a convertem em energia elétrica. Com o mySun, a eletricidade é produzida por meio de uma combinação entre energia armazenada e biomecânica – aquela gerada pela atividade do nosso próprio corpo. É o poder do movimento biológico, em sintonia com o gigantesco potencial solar, criando uma solução renovável, sustentável e econômica para a geração de energia.

Para que serve o mySun?

O mySun pode ser usado como fonte energética para praticamente tudo o que você precisa: desde iluminação LED até dispositivos móveis e aparelhos de ar-condicionado. Segundo Zenon Radewych, diretor da WZMH, o sistema pode ser integrado a uma comunidade de edifícios alimentados pela mesma microrrede.  

“A energia renovável é gerada com o uso de painéis solares, turbinas eólicas ou bicicletas energéticas e é armazenada em baterias. Em vez de grandes e complexas instalações elétricas em edifícios, centenas ou milhares de unidades mySUN podem compartilhar energia com vários usuários por meio de uma microrrede”, explica Radewych.

Caixa mySun
Caixa mySun incorporada à parede. Imagem: Divulgação WZMH.

Além disso, a caixa mySun é compacta, o que permite que ela seja inserida diretamente nas paredes dos apartamentos. No futuro, a tecnologia poderá permitir que condomínios inteiros sejam construídos sem nenhuma fiação de cobre e possibilitar que cada unidade residencial tenha a própria fonte de energia. Com acordos internos, a energia gerada pelos apartamentos poderá ser redistribuída para abastecer o prédio 24 horas por dia, sem a necessidade de instalações elétricas enormes e complexas. Já imaginou?

Ideias incríveis como o mySun podem reduzir drasticamente a nossa pegada de carbono e fornecer fontes alternativas de energia renováveis e econômicas. Diante das ameaças das mudanças climáticas, o equipamento promete ser uma resposta simples e inteligente para enfrentar os desafios que temos pela frente.