Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Lideranças pretendem proibir a venda de lenços umedecidos de plástico após poluição do segundo maior rio da Inglaterra

Uma montanha de lenços umedecidos usados, do tamanho de duas quadras de tênis, se formou no rio Tâmisa, em Londres, fazendo com que o segundo maior rio da Inglaterra mudasse de curso, de acordo com o Science Alert.

Os ministros pediram às pessoas que parem de usar lenços umedecidos, e o governo está considerando proibir aqueles que contêm plástico.

Fleur Anderson, um parlamentar trabalhista, alertou que, quando jogados nas privadas (hábito comum na Inglaterra), os lenços umedecidos não se desintegram e acabam no Tâmisa.

“Há uma ilha do tamanho de duas quadras de tênis, e eu estive nela – fica perto da ponte Hammersmith, no Tâmisa, e tem um metro de profundidade ou mais em lugares com apenas lenços umedecidos. Thames”, Anderson durante uma sessão de perguntas sobre meio ambiente, alimentação e assuntos rurais no Commons, segundo o The Times.

Anderson propôs a proibição da fabricação e venda de lenços umedecidos contendo plástico, informou o The Times, observando que é improvável que se torne lei sem o apoio do governo. 

A maioria dos lenços umedecidos é feita com plástico, que não se desfaz após a descarga, de acordo com a instituição de caridade ambiental Thames21.

Além disso, eles podem se decompor em microplásticos e danificar a vida aquática e o ecossistema do Tâmisa, disse a instituição de caridade.

A instituição de caridade está pedindo ao governo que proíba os lenços umedecidos que contenham plástico e está pedindo regulamentação para rotular claramente como os lenços umedecidos devem ser descartados.

O lixo plástico, que chega às margens do rio em pouco menos de cinco anos, cresceu 1,4 metro de altura e cobriu a área de duas quadras de tênis, de acordo com dados da Tideway e da PLA.

Lenços umedecidos foram encontrados em densidades entre 50 e 200 por metro quadrado nesses pontos de acesso.

No ano passado, voluntários coletaram mais de 27 mil lenços umedecidos  em dois dias em um local diferente próximo à Battersea Bridge.

Os lenços umedecidos também representam quase 90% dos materiais contidos nos  “fatbergs”,  que são massas de resíduos sólidos feitos de graxa e gordura que podem bloquear os esgotos.

Rebecca Pow, ministra do Meio Ambiente, pediu ao público que não jogue lenços na privada após o uso.

Pow disse que o governo “daria algumas sugestões do que propomos fazer muito em breve”.