Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Você sabia que uma cozinha suja pode ter mais bactérias que um banheiro?

Uma cozinha suja faz parte do dia a dia, principalmente para pessoas que cozinham todos os dias. A cozinha é, na maioria das vezes, o cômodo central na casa de qualquer pessoa e costuma ser o mais usado. Entretanto, mantê-lo desse jeito após as refeições e negligenciar a limpeza do espaço pode oferecer riscos à saúde. 

As bactérias e os germes que causam doenças estão em todos os lugares. Porém, na cozinha, podem ser ainda mais perigosos. Esses microrganismos podem ser espalhados pelo ambiente e chegar às mãos, tábuas de corte, utensílios, bancadas e alimentos.

E, enquanto lavar as mãos seja um dos principais métodos para evitar a contaminação de outras superfícies, manter uma cozinha limpa também diminui as chances de exposição a patógenos. 

Conheça os riscos de uma cozinha suja e como limpá-la de acordo com especialistas. 

cozinha
Desinfete sua cozinha a partir de cinco dicas

Riscos de uma cozinha suja 

De acordo com uma pesquisa de 2017 publicada pela Scientific Reports, as esponjas utilizadas na cozinha podem carregar bactérias. Além disso, o ambiente “quente, úmido e rico em nutrientes” possibilita que as bactérias prosperem de uma forma até então desconhecida, e que limpá-las pode não ajudar na sua eliminação. 

“As esponjas de cozinha não atuam apenas como reservatório de microrganismos, mas também como disseminadores nas superfícies domésticas, o que pode levar à contaminação cruzada de mãos e alimentos, o que é considerado uma das principais causas de surtos de doenças de origem alimentar”, escreveram os autores.

Similarmente, um estudo da Universidade de Arizona observou a presença de bactérias, como a E. coli, em 89% das toalhas de cozinhas analisadas. Escherichia coli, também conhecida como E. coli, é uma bactéria que ocorre naturalmente no intestino de organismos saudáveis.

E, embora a grande maioria dessas bactérias sejam inofensivas, algumas cepas podem causar sintomas como diarreia, dor de estômago, cólicas estomacais e febre através do consumo de água ou alimentos contaminados. 

Como limpar uma cozinha suja

Felizmente, a manutenção da cozinha é simples, uma vez que a limpeza seja feita frequentemente. E, apesar dos riscos de manter uma cozinha suja, é importante se dar permissão para levar as coisas de maneira agradável e fácil. Você não precisa resolver tudo de uma vez — escolha um ou dois itens para limpar profundamente e, na próxima semana, passe para alguns novos.

O mais importante na limpeza para evitar contaminações é manter limpas as superfícies de preparação dos alimentos.

“Elas precisam ser limpas antes e depois de cada uso e devem ser bem limpas uma vez por semana. Isso mantém os patógenos nocivos sob controle e evita doenças de origem alimentar. Você também deve limpar as alças e interruptores pelo menos uma vez por semana e limpar respingos no chão quando eles acontecerem. Essas etapas evitam que a sujeira se acumule e atraia praga”, disse a especialista em limpeza Katie Berry, do HousewifeHowTos.com ao Huffpost

Para outros itens, como eletrodomésticos, veja abaixo:

  • Geladeira: limpe-a antes de fazer as compras do mês, quando tiver menos comida. Para isso, tire todos os itens de dentro da geladeira e limpe todos os potes e garrafas com um pano de microfibra. A parte de dentro pode ser lavada com detergente e bicarbonato de sódio em manchas de difícil remoção.
  • Micro-ondas: limpe-o pelo menos uma vez por semana. Misture duas xícaras de água e esprema o suco de meio limão, coloque no micro-ondas por 5 minutos e não abra a porta — deixe descansar dentro do eletrodoméstico por mais 5 minutos. Segundo Berry, o vapor vai se acumular e soltar toda a sujeira, o que facilita a limpeza normal. 
  • Forno: faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água e espalhe nas paredes e no chão do forno, evitando a parte que esquenta. Depois, encha um borrifador com vinagre branco e borrife o interior do forno. Quando a mistura parar de borbulhar, remova com uma toalha úmida com sabão e depois seque com uma toalha. 
  • Toalhas de cozinha e panos de prato: lave-os a cada três a cinco dias. Para se certificar de que todas as possíveis bactérias sejam removidas, deixe-os de molho na água fervendo por alguns minutos. 

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais