Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Método Lages de compostagem não necessita de composteira e estimula a criação de hortas urbanas

O Método Lages de Compostagem é um tipo de compostagem criado pelo doutor em ciências do solo e engenheiro agrônomo Germano Güttler. Originado no Centro de Ciências Agroveterinárias da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), na cidade de Lages, o método ganhou bastante popularidade no estado de Santa Catarina e já está sendo disseminado para outras regiões brasileiras.

O que é compostagem orgânica?

A compostagem é o processo de reciclagem dos resíduos orgânicos, com a obtenção de húmus como produto final. Neste processo, que pode ser realizado por diferentes métodos, os restos de alimentos são decompostos para que seus nutrientes sejam possíveis de serem absorvidos e aproveitados pelas raízes de plantas.

Quais as vantagens do processo de compostagem?

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, os resíduos orgânicos correspondem a aproximadamente 50% dos resíduos urbanos gerados no Brasil. Quando resíduos orgânicos são enviados para um aterro sanitário ou lixão, juntamente com rejeitos e outros resíduos, ocorre a emissão de gases do efeito estufa, como o metano. Ao realizar a compostagem doméstica, além de aumentar a vida útil dos aterros sanitários, as emissões de metano são reduzidas em cerca de 90% (1).

Esta também é uma forma de contribuir para a descentralização da gestão de resíduos, reduzindo a dependência da coleta municipal e o gasto com energia e recursos públicos, além de diminuir a poluição ambiental. Adicionalmente, a partir da compostagem feita em casa é possível obter adubo orgânico para plantas ornamentais ou para a construção de uma horta orgânica.

terraform
Privado: Composteira Automática
Agora ficou ainda mais fácil dar o destino correto aos seus resíduos orgânicos
A partir de R$3.465,90
Frete CO2 Neutro
Comprar

Quais os métodos de compostagem?

Existem tipos de compostagem industrial e tipos de compostagem doméstica. Nessas duas dimensões podem ser utilizados os métodos de compostagem úmida (vermicompostagem) ou compostagem seca. O Método Lages de Compostagem se encaixa nesta última classificação.

O que é compostagem seca?

Compostagem seca é o nome popularmente usado para os tipos de compostagem cuja biodegradação é realizada principalmente por fungos e microrganismos como bactérias, sendo secundária a decomposição realizada por invertebrados como a minhoca e o piolho-de-cobra

Este tipo de compostagem pode ser subdividido em compostagem termofílica, a qual atinge temperaturas superiores a 45º C em parte do seu processo, e em compostagem fria, que não apresenta elevação de temperatura significativa. O método Lages de Compostagem é, por esta definição, um tipo de compostagem fria.

Composteira
Privado: Composteira doméstica
Transforme seu lixo orgânico em um poderoso adubo natural para plantas
A partir de R$137,00
Até 20% de desconto
Comprar

Projeto Lixo Orgânico Zero

O projeto Lixo Orgânico Zero (LOZ) teve início em 2012, como um programa de extensão universitária da Udesc, com o objetivos de divulgar e implementar sistemas de manejo de resíduos sólidos orgânicos de origem urbana in loco, ou seja, nos próprios locais onde estes resíduos são gerados, por meio de uma tecnologia simples e financeiramente acessível para pequenos geradores que hoje é mais conhecida como Método Lages de Compostagem (2). 

Nos anos seguintes, o projeto foi expandido, sendo implantado em escolas do município de Lages e disseminado para diversas instituições de várias partes do país. 

A partir da aplicação do método, em 2020, a cidade de Lages conseguiu reduzir em mais de 20% a quantidade de resíduos orgânicos enviados ao aterro, de forma que sua média destes resíduos dispostos em aterros foi 56% abaixo da brasileira neste ano. Além da importância ambiental e do avanço no alcance dos objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, esses dados refletem a economia de recursos públicos que é obtida com a popularização da compostagem doméstica (3).

Conheça um pouco mais sobre o projeto LOZ no vídeo abaixo:

Como fazer compostagem direto na terra?

O Método Lages de Compostagem foi desenvolvido para ser realizado diretamente no local onde pretende-se utilizar o adubo orgânico, ou seja, direto na terra onde se irá plantar uma horta pequena ou um jardim de ervas, por exemplo. Quando utilizado como estratégia de educação ambiental, o método também pode ser chamado de minicompostagem ecológica (MCE), dispensando a necessidade de uma composteira.

O Método Lages de Compostagem consiste em:

  1. Separar os resíduos orgânicos

    Os resíduos orgânicos devem ser separados, na origem, dos demais resíduos sólidos. Você pode adicionar pedaços de guardanapos, papel toalha e palitos de dente, mas evite grandes quantidades de ossos, gorduras, laticínios e restos de carne para não atrair animais indesejáveis. Utilize um recipiente com uma tampa que impeça a entrada de moscas. Dica: Adicione cerca de três centímetros de serragem na base, para absorver o excesso de líquido dos resto de alimentos e evitar que pedaços de alimento grude no fundo do recipiente.

  2. Escolher o local de compostagem e plantio

    Escolha onde irá realizar a compostagem e, posteriormente, realizar o plantio de mudas. Podem ser utilizados canteiros, jardineiras, ou você pode criar vasos compostores. O ideal é que este local receba ao menos cinco horas de incidência solar diária. O importante é que se tenha ao menos trinta centímetros de altura disponível para a deposição de resíduos orgânicos.

  3. Depositar os resíduos orgânicos

    Os resíduos orgânicos devem ser colocados sobre a terra, numa camada de oito a vinte centímetros de altura, sem espalhá-la.

  4. Cobrir com matéria seca

    Os resíduos orgânicos (matéria úmida) devem ser cobertos com uma camada de cinco a dez centímetros de material orgânico de difícil decomposição (MODD ou matéria seca) e de granulometria fina, tais como aparas de grama seca, serragem, cinza de termoelétrica e podas de jardim trituradas.

  5. Aerar o composto em formação

    Com um ancinho, palito de churrasco, cabo de vassoura ou outro utensílio que alcance a base de terra, faça furos na pequena pilha de compostagem ao menos uma vez por semana. A oxigenação é importante para a eficácia e eficiência da biodegradação, assim como para evitar moscas e o mau cheiro. No entanto, não se deve deixar a pilha de resíduos orgânicos descoberta. Desta forma, sendo necessário, adicione mais MODD.

  6. Repetir este processo

    Sempre que for separada uma quantidade suficiente de resíduos orgânicos, deposite-os lado a lado nos canteiros ou jardineiras, ou inicie novos vasos compostores, cobrindo o solo sem deixar espaços entre as pequenas pilhas.

  7. Plantar mudas

    Após 30 a 40 dias, plante sementes ou mudas de hortaliças, temperos ou flores sobre o material já decomposto.

Veja a aplicação do Método Lages de compostagem na prática no vídeo abaixo:

Vaso compostor

A Juventude Lixo Zero em conjunto com o Instituto Lixo Zero criou uma adaptação do Método Lages de Compostagem para que este possa ser realizado em pequenos espaços por meio do chamado vaso compostor. Desta forma, você não precisa ter um jardim ou um quintal com canteiros para compostar de forma fácil.

As principais diferenças entre o vaso compostor e o Método Lages de Compostagem feito da forma convencional é a necessidade de misturar matéria seca aos resíduos orgânicos e de aerar o composto em formação diariamente, porém isto não leva mais que um minuto. Além disso, com a redução do espaço de compostagem e a aeração mais frequente, o tempo de decomposição dos resíduos se torna menor, de forma que é possível plantar sementes e mudas vinte dias após o início do processo.

Por meio de uma revista referência na reciclagem de resíduos orgânicos, a adaptação feita com os vasos compostores trouxe visibilidade internacional para o Método Lages de Compostagem.

Assista abaixo como fazer o seu vaso compostor:

Outras formas de compostar

Existem diversas formas de compostar seus resíduos orgânicos. Uma dessas formas pode ser uma composteira elétrica, um eletrodoméstico que traz praticidade e reduz o desperdício. Na loja eCycle é possível adquirir a composteira automática Terraform Kitchen, a composteira Humi, além de acessórios para compostagem doméstica.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais