Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Pessoas relatam que tomar suplementos de melatonina causa sonhos estranhos ou pesadelos. Veja qual é a realidade desse fenômeno

A suplementação com melatonina causa sonhos estranhos? Muitos relatam que sim. 

Aproximadamente 67% da população adulta mundial sente que não dorme bem quando vai à cama. A partir disso, procuram soluções “naturais” para lidar com a insônia, chegando na suplementação com melatonina

No entanto, muitas pessoas que dependem desse suplemento acabam relatando sonhos estranhos, pesadelos ou até mesmo sonhos vívidos. Entenda o efeito da melatonina nos sonhos e seus possíveis efeitos adversos. 

Melatonina produzida no pulmão impede infecção pelo novo coronavírus

O que é melatonina? 

A melatonina é um hormônio natural produzido pelo organismo, conhecido como “hormônio do sono”. Porém, ela também pode ser produzida sinteticamente e comercializada em forma de comprimidos, xaropes, gotas e até mesmo balas. 

Naturalmente, ela é sintetizada da serotonina na glândula pineal, onde a produção de melatonina varia dependendo da hora do dia.

Esse processo é regulado através da exposição à luz. Enquanto o escuro promove a promoção de melatonina, a luz a interrompe. Como resultado, a melatonina ajuda a regular o ritmo circadiano e a sincronizar o ciclo sono-vigília com a noite e o dia.

Idealmente, a produção de melatonina ocorre naturalmente com a oscilação e variação de luz. Porém, fatores como o estresse, tabagismo e o horário de trabalho podem influenciar o padrão de sono de um indivíduo.

Quais são os efeitos colaterais de tomar melatonina?

Em geral, o consumo de melatonina é seguro, porém, doses altas podem resultar em alguns efeitos colaterais. Os efeitos mais comuns da suplementação com a melatonina são: 

  • Dor de cabeça;
  • Tontura;
  • Náusea; 
  • Sonolência. 

Os efeitos colaterais menos comuns do uso de melatonina incluem:

  • Cólicas estomacais; 
  • Irritabilidade;
  • Pressão baixa;
  • Sentimentos temporários de depressão;
  • Ansiedade leve.

O consumo de melatonina é regulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Considerada um suplemento alimentar, a substância é destinada exclusivamente a pessoas com idade igual ou maior que 19 anos e para o consumo diário máximo de 0,21 mg.

Pode tomar melatonina todas as noites?

De acordo com Michelle Drerup, psicóloga comportamental em medicina do sono, existem pesquisas mínimas sobre o uso de melatonina além de alguns meses. Ao todo, a suplementação é segura por até três meses.

Porém, por ser vendida sem receita médica, muitas pessoas estendem o seu uso. Portanto, Drerup recomenda conversar com seu médico antes de começar a tomá-la, assim como faria com qualquer outro suplemento.

A melatonina causa sonhos? 

Segundo a doutora Kin Yuen, especialista em medicina do sono da Universidade da Califórnia em São Francisco, doses mais altas de melatonina tornam os sonhos e os pesadelos mais vívidos. Acredita-se que isso seja uma resposta ao aumento do tempo gasto em ciclos REM de sono. 

Por outro lado, a melatonina pode causar uma melhora na qualidade do sono. Consequentemente, a entrada em um sono mais profundo pode resultar em sonhos mais vívidos e que podem ser lembrados no dia seguinte. 

De fato, uma análise de 2013 analisou 19 estudos diferentes que pesquisaram os efeitos da melatonina na qualidade do sono, especificamente em pessoas com insônia. Foi descoberto que a melatonina melhorou a qualidade do sono, aumentou o tempo total de sono e pode ajudar a diminuir o tempo necessário para adormecer.

Além disso, um estudo de 2012 também confirmou os benefícios desse suplemento. Segundo as descobertas, a melatonina poderia ajudar com o jet lag sincronizando seu relógio biológico interno com um novo fuso horário. 

Insônia
Insônia: o que é como se livrar dela?

A melatonina causa pesadelos? 

Algumas pessoas relatam que a melatonina causa sonhos ruins, ou pesadelos. No entanto, não se sabe exatamente se a própria melatonina realmente causa esses pesadelos ou se outros fatores também contribuem.

Os pesadelos geralmente ocorrem durante o ciclo REM de sono. O sono REM é quando os olhos se movem rapidamente por trás das pálpebras fechadas e a atividade do cérebro é similar às que ocorrem quando estamos acordados.

Esses tipos de sonhos são mais comuns durante momentos estressantes da vida. Uma revisão de 2019 teoriza que os pesadelos nascem de uma combinação de hiperexcitação e da incapacidade do cérebro de remover ou processar pensamentos de medo. Assim, é mais fácil ter pesadelos se você estiver lidando com trauma, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), apneia obstrutiva do sono ou insônia.

Todas essas condições podem resultar na falta de sono, o que, consequentemente, leva o indivíduo a procurar medicamentos ou suplementos que podem ajudar. Por isso, se você tomar um suplemento de melatonina, ele poderá liberar involuntariamente pensamentos reprimidos durante o sono REM, aumentando ainda mais o risco de pesadelos.

Por que a melatonina causa sonhos estranhos? 

Além da entrada no sono REM, existem outras teorias que tentam explicar porque a melatonina causa sonhos vívidos. São elas: 

  • Vasotocina: a vasotocina é um hormônio liberado a partir da melatonina. Ela está diretamente envolvida na regulação do sono REM, e quantidades aumentadas de melatonina podem influenciar a quantidade de vasotocina que entra em seu corpo.
  • Processamento de memória: Os sonhos resultam do papel da melatonina e da vasotocina em ajudar o cérebro a dar sentido às suas memórias. Assim, quanto mais melatonina no corpo, mais é contribuído para o processamento de memórias durante o sono. Desse modo, você pode ter mais episódios de sonhos vívidos que ajudam seu cérebro a estabelecer como essas memórias se relacionam com a sua compreensão da realidade enquanto você está acordado.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais