Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Alimentos que fazem bem para pele estão presentes no dia a dia e podem ser utilizados em dietas voltadas para saúde da epiderme

Alimentos que fazem bem para pele são essenciais para uma dieta saudável. Principalmente para pessoas que sofrem com problemas de pele como acne, pele seca e envelhecimento precoce. É necessário aprender quais alimentos podem ajudar a melhorar a saúde da pele.

Saber quais os alimentos que fazem bem para pele é o primeiro passo para uma skincare efetiva. Ou seja, para tornar mais produtiva a sua rotina de cuidados com a pele. Afinal, os cuidados com o exterior não serão tão eficientes se eles não vierem acompanhados de uma preocupação com a saúde do interior.

A pele é um dos maiores órgãos do corpo, por isso é essencial aprender quais os alimentos que fazem bem para pele. Assim, ela terá uma capacidade melhor de trabalhar como o escudo do corpo contra elementos externos. Além disso, uma boa alimentação ajuda a evitar deficiências nutricionais, que também podem causar doenças e afetar a epiderme. 

Quais os alimentos que fazem bem para pele?

Melancia

O consumo de melancia de forma rotineira pode gerar alguns benefícios para a pele. Devido a sua grande concentração de água, ela consegue reduzir a retenção de líquidos que levam os olhos a ficarem inchados. 

Ela também pode ser eficiente quando se trata de glicação, o processo químico que compromete o colágeno da pele e acaba gerando linhas de expressão e rugas. Tudo isso se dá devido ao fato de que a melancia costuma ter menos açúcar do que outros alimentos que fazem bem para pele.

Tomate

Os raios ultravioleta representam um risco para a pele humana. Eles são emitidos pelo Sol a todo momento, e ao entrarem em excesso contato com a epiderme podem causar doenças graves, como o câncer. Essa situação pode ser evitada pelo consumo de tomates, que são ricos em licopeno, um antioxidante que protege a pele dos raios UV.

Um estudo, realizado pela revista British Journal of Dermatology, mostrou que os participantes da pesquisa que comiam cinco colheres de copa de pasta de tomate todos os dias apresentaram 33% mais proteção contra queimaduras do Sol. 

Abacate

Você certamente já viu uma pessoa utilizando uma máscara de abacate, seja em filmes, em spas ou em casa. Isso porque a fruta consegue penetrar as células em níveis profundos, o que é ótimo para conseguir extrair uma dose de vitaminas A, D e E do alimento. Além disso, ao utilizar uma máscara de abacate ou comer um, é possível entrar em contato com boas gorduras, e fitonutrientes.

Azeite de oliva

O azeite de oliva é benéfico em vários quesitos, mas ele também faz parte do grupo de alimentos que fazem bem para pele. Cerca de 75% da gordura presente no azeite de oliva  são ácidos gordos monoinsaturados. O que significa que ele tem um papel importante em auxiliar no rejuvenescimento da pele. 

Por ser um alimento rico em antioxidantes, o azeite de oliva é bastante conhecido por sua ligação com a redução dos efeitos de inflamações. 

Chá verde

Outro que é um dos alimentos que fazem bem para pele, é o chá verde. Ele é rico em antioxidantes polifenóis que são achados nas folhas do chá. Devido a sua capacidade de diminuir a oleosidade do rosto, o chá verde é uma boa opção para quem deseja tratar problemas com acne. 

Um fator importante é que o chá verde também tem flavonoides, que ajudam na reparação do DNA. Isso acaba resultando na diminuição das linhas de expressão do rosto. De acordo com alguns estudos, é possível consumir mais flavonoides com chá verde se ele for deixado em água gelada por bastante tempo.

Nozes

As nozes são perfeitas para a produção de colágeno da pele humana, pois elas são ricas em ômega-3 e ácidos gordos.  O colágeno é responsável por ajudar na elasticidade da epiderme, o que significa que o consumo de nozes ajuda a prevenir a pele de se tornar flácida.

Além dos benefícios ligados à epiderme, as nozes podem ajudar a reduzir o estresse e os riscos de doenças do coração. 

Batata-doce

Batata-doce é um dos alimentos que fazem bem para pele. Ela é rica em betacaroteno, um nutriente encontrado em plantas. Quando o betacaroteno entra no metabolismo humano, ele é transformado em vitamina A. O consumo de batata-doce pode resultar em uma pele saudável e proteção solar natural, que previne o corpo de queimaduras. 

Óleo de girassol

O óleo de girassol tem altos níveis de ácido linoleico, o que significa que ele é ótimo para auxiliar as membranas das células da epiderme. Esse fato é ótimo para reduzir as inflamações celulares, que comumente são associadas ao envelhecimento. 

Chocolate amargo

O chocolate amargo é rico em antioxidantes, que segundo estudos, podem acabar resultando em uma pele mais grossa e hidratada. Os participantes das pesquisas também apresentaram uma pele menos sensível a queimaduras solares e com melhor circulação sanguínea. 

O consumo de chocolate amargo também esteve ligado ao desaparecimento de rugas, maior proteção contra raios UV e linhas de expressão. O chocolate amargo também é conhecido por uma menor concentração de açúcar, que é um ponto positivo para a saúde da pele. 

Pimentão vermelho e amarelo

Assim como outros alimentos que fazem bem para pele, o pimentão contém betacarotenos. Os componentes antioxidantes desse alimento são responsáveis por reduzir a sensibilidade da pele ao Sol, diminuir pé de galinha e linhas de expressão ao redor dos olhos.