Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Parceria integra ação global das duas organizações e prevê nova insígnia como recompensa: a Campeões pela Natureza

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Por WWF-Brasil – Os Escoteiros do Brasil estão lançando, em parceria com  WWF, uma nova iniciativa educacional para crianças, adolescentes e jovens do Movimento Escoteiro brasileiro que prevê insígnias escoteiras para estimular a educação para o desenvolvimento sustentável. A iniciativa é parte de uma parceria a nível internacional da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME) com o WWF, chamada de Earth Tribe (ou Tribo da Terra, em português). 

Anteriormente, o WWF e a OMME já atuavam de maneira conjunta no desenvolvimento do Programa Escoteiro Mundial para o Meio Ambiente, oferecendo ferramentas e recursos para que escoteiros mundo afora pudessem trabalhar juntos pelo bem dos ecossistemas locais e globais. Agora, a parceria foi reestruturada e relançada de forma a adequar-se ainda mais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A nova iniciativa tem como foco o desenvolvimento de competências chave necessárias para que crianças, adolescentes e jovens tornem-se líderes a serviço do meio ambiente e da sustentabilidade. Ela integra o Programa Educativo dos Escoteiros do Brasil, o qual proporciona aos jovens do Movimento oportunidades de aprendizagem dentro das mais diversas áreas de conhecimento. 

A recompensa pelo desafio de aprender uma nova habilidade é o direito de utilizar o respectivo distintivo ou insígnia em seu uniforme, o que representa o reconhecimento da Instituição e da comunidade escoteira mundial pelo seu esforço, além de incentivar que as crianças e jovens continuem a buscar seu desenvolvimento físico e intelectual.

Dentro da Tribo da Terra, a nova Insígnia Campeões pela Natureza carrega o clássico símbolo do WWF e da Organização Mundial do Meio Ambiente e desafia os jovens a realizarem ações em defesa da natureza e da biodiversidade, buscando hábitos sustentáveis para um estilo de vida mais saudável e ecológico. 

Para conquistar a Insígnia, os escoteiros devem apresentar projetos para ajudar suas comunidades a se conscientizar e agir em relação ao declínio da biodiversidade, além de adquirir hábitos de consumo mais saudáveis e responsáveis, entendendo como as interações dentro dos ecossistemas são necessárias para a nossa sobrevivência.

Sobre a parceria 

O WWF e a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME) reconhecem os enormes desafios que nosso planeta enfrenta e o importante papel dos jovens na criação de um mundo mais sustentável. Desde 1973, ambas as instituições têm trabalhado em conjunto em prol da educação ambiental, mobilizando suas redes para impulsionar a conscientização e ação global sobre a natureza e o meio ambiente. 

Além da Tribo da Terra, o WWF e a OMME atuam como parceiras para cumprir a Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por meio de diferentes iniciativas e programas, como Hora do Planeta, Escoteiros pelos ODS e nos Centros Escoteiros de Excelência para a Natureza e Meio Ambiente espalhados pelo mundo.  

Este texto foi originalmente publicado por WWF Brasil de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original