Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Abdução? Nova pesquisa sugere que casos de contato com extraterrestres podem estar associados a sonhos tão vívidos que parecem reais

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Um trio de pesquisadores do Phase Research Center, em Moscou, na Rússia, encontrou evidências de que os numerosos casos de encontros entre humanos e extraterrestres são, na verdade, experiências de sonhos lúcidos, nos quais há a percepção de consciência do estado onírico.

Em artigo publicado na revista International Journal of Dream Research, Michael Raduga, Andrey Shashkov e Zhanna Zhunusova descrevem os experimentos que realizaram com voluntários e relatam sua descobertas.

Sonhos ou ETs?

Por muitos anos, muitas pessoas juraram de pés juntos que viram OVNIs ou alienígenas – e até que foram abduzidas por eles. Até o momento, nenhum desses casos pôde ser comprovado. Em um novo esforço para compreender o fenômeno, os pesquisadores sugerem que tais eventos podem acontecer em sonhos lúcidos.

A equipe iniciou o estudo observando que grande parte dos voluntários que afirmam ter passado por experiências com extraterrestres também relatam a percepção do estado de sonho, além da sensação de paralisia.

Esses relatos sugerem que os eventos estranhos podem estar acontecendo nos sonhos das pessoas. Para entender melhor a possibilidade, os pesquisadores recrutaram a ajuda de 152 voluntários adultos, que se descreveram como sonhadores lúcidos – pessoas que podem controlar o que acontece em seus sonhos.

A equipe pediu a cada um dos voluntários que tentasse sonhar com encontros alienígenas. Ao acordarem, os participantes foram questionados sobre os acontecimentos sonhados.

Examinando os dados, os pesquisadores descobriram que 114 dos voluntários obtiveram sucesso em sonhar com um encontro alienígena. Eles também notaram que 61% dos voluntários relataram que o alienígena dos sonhos se parecia com alienígenas de filmes, séries e imagens encontradas na internet ou em livros.

Além disso, 19% deles encontraram alienígenas que se pareciam com seres humanos. Eles também descobriram que 12% dos voluntários conversaram com pelo menos um ser extraterrestre durante o sonho. Os OVNIs apareceram em 28% dos sonhos – e 10% dos sonhadores chegaram a “visitar” uma espaçonave enquanto dormiam.

O detalhe mais interessante é que 24% das pessoas que descreveram seus sonhos como realistas também experimentaram paralisia e medo – as mesmas sensações relatadas por pessoas que afirmam ter tido encontros com alienígenas. Os pesquisadores sugerem que as percepções e sentimentos são tão vívidos que parecem reais, embora não passem de sonhos lúcidos.

E você, já teve alguma experiência assim? Conta pra gente nos comentários!