Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Mundo VUCA é a maneira pela qual o mundo foi descrito por muito tempo, caracterizando-o como volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Mundo VUCA é a maneira como o mundo foi descrito por muito tempo. O termo VUCA, na verdade, é um acrônimo que evoca as primeiras letras de quatro palavras: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Estima-se que um dos primeiros a utilizar a sigla VUCA foi a United States Army War College, sobretudo na década de 90 para explicar o mundo no cenário pós-Guerra Fria. 

Posteriormente, o termo se espalhou, passando a ser adotado por empresas, organizações e instituições para descrever cenários desafiadores e complexos e realizar planejamentos. As quatro palavras caracterizam determinados contextos e situações, destacando seus desafios.

O que significa cada palavra?

Volatilidade

A volatilidade, que corresponde à primeira letra de VUCA, descreve a velocidade com que há mudanças no mundo. No âmbito econômico, por exemplo, os mercados de ações são voláteis, compostos por empresas que têm grandes ganhos ou perdas em poucos dias.

Isso acontece em diversas circunstâncias, ambientes e situações. E, quanto maior a volatilidade, menor é a capacidade de se prever o que vem a seguir, significando muito risco. Assim, a volatilidade significa turbulência, quanto mais volátil, mais rápido as coisas mudam.

Incerteza

A incerteza está relacionada aos acontecimentos possíveis dos quais não temos muitas informações para prever os resultados. Durante esses eventos, também não se sabe o que determinadas ações podem causar, por isso, não há como fazer planos adequados para atingir um objetivo, pois tudo é incerto.

Para uma empresa, é cada vez mais complexo e difícil prever os próximos anos. Globalmente, não se sabe, por exemplo, qual é o próximo passo da humanidade e o que pode acontecer nos próximos momentos. 

Complexidade

A complexidade está relacionada à grande quantidade de fatores que precisam ser levados em consideração. Há diversos fatores e eles variam, apresentando muitas relações possíveis entre eles, fazendo com que a situação ou ambiente fique ainda mais complexo.

Com esse nível de complexidade, torna-se difícil analisar a situação completamente e chegar a conclusões. Além disso, muitos fatores são difíceis de serem controlados em uma determinada situação. Isso prejudica ainda a possibilidade de se enxergar uma solução.

Ambiguidade

A ambiguidade diz respeito ao caráter confuso, incompleto ou contraditório de uma determinada situação. Essa palavra também se refere à imprecisão de ideias e terminologias, o que torna mais difícil entender e interpretar o mundo e suas situações. 

Por que o VUCA é importante?

O avanço tecnológico e a aceleração da conectividade aumentaram as incertezas para muitas organizações, além de tornarem as situações mais complexas. Assim, compreender o mundo de acordo com o termo VUCA é importante para estar mais preparado para as mudanças e os cenários complexos.

Um ambiente pouco preparado e dominado pelo VUCA pode desestabilizar as pessoas, deixá-las ansiosas e sem motivação, aumentar as chances de decisões erradas, colocar projetos em risco e sobrecarregar indivíduos, entre muitas outras consequências.

Como lidar com o mundo VUCA

O VUCA pode surgir em muitas situações, por exemplo, em alguns setores das organizações. Assim, alguns conselhos para lidar com um contexto VUCA são:

  • Aceitar e abraçar a mudança como uma característica constante, sem resistir;
  • Pausar para ouvir e olhar ao redor, quando for o caso, para compreender e desenvolver novas formas de pensar e agir;
  • Rever e avaliar o seu próprio desempenho;
  • Internamente, em equipes, ajudar os colegas a entenderem a situação e a direção do grupo ou organização;
  • Avaliar os piores cenários e planejar com antecedência.

Apesar do mundo ter sido definido por muito tempo como VUCA, ele já começou a ser definido também pelo acrônimo BANI, que tem as iniciais das palavras frágil (brittle), ansioso (anxious), não-linear (nonlinear) e incompreensível (incomprehensible). Para compreender melhor esse assunto, acesse a matéria “O que é o mundo BANI?