Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Equipamento de Don Antonio funciona com calor do sol. O fogão ecológico pode ser usado para cozinhar alimentos ou aquecer a água para o café

Perto do principal mercado atacadista de alimentos da Cidade do México, o Central de Abasto de Ecatepec, Maximino Antonio Piedad, também conhecido como Don Antonio, apresenta seu fogão solar caseiro, construído com materiais reutilizados. Em vídeo publicado no perfil do Instagram @tecnologia_mx, ele conta que seu objetivo é ajudar “aqueles que não têm recursos” para arcar com os custos de um fogão a gás, além de contribuir para a proteção do meio ambiente. 

Don Antonio nasceu e foi criado em uma casa humilde de Amatitla Santiago, em San Luis Potosí, uma região indígena no México com apenas 527 habitantes. Aprendeu a ler aos 20 anos de idade e, embora não tenha frequentado a escola, o engenhoso avozinho faz sucesso nas ruas da capital mexicana com sua obra criativa e eco-friendly.

Os fogões de Piedad funcionam com uma antena de televisão, posicionada a 50 centímetros da grelha, que é responsável por refletir a luz do sol. O equipamento produz calor suficiente para cozinhar qualquer alimento, substituindo fogões tradicionais. Piedad explica que, com seu fogão solar, “é possível preparar rosbife, feijão e frango, além de esquentar a água para o café”.

Atualmente, Piedad comercializa seus fogões solares por 1.200 pesos mexicanos (cerca de 295 reais). Ele já recebeu pedidos de envio para os estados de Guerrero, Oaxaca, Hidalgo, Mérida e Campeche, no México, e até para o Arizona e a Califórnia, nos Estados Unidos. Saiba mais sobre a invenção de Don Antonio no vídeo abaixo: