Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda mais sobre o que é diversidade de gênero e como ela funciona

A diversidade de gênero é a representatividade de todas as identidades de gênero dentro de um contexto onde elas são respeitadas. As identidades de gênero contam com uma infinidade de termos usados para descrever pessoas que se identificam de modos diferentes, e que às vezes vão além da estrutura binária e que podem ser divergentes de seu sexo biológico ou não.  

Para muitas pessoas, ter de se descrever dentro da estrutura binária pode ser restritivo. Portanto, existem outros gêneros que possibilitam que sua identidade seja reconhecida e entendida pelo resto da sociedade. 

Desse modo, a diversidade de gênero vai além da representatividade e também abrange a visibilidade em que todas as pessoas dentro do grande espectro de gênero consigam ser reconhecidas e respeitadas. 

identidade de gênero
Imagem de Delia Giandeini no Unsplash

Identidade de gênero e a orientação sexual

Dentro de questões de gênero, o papel da sexualidade está presente, mas não é uma parte essencial, afinal existem diferenças dentro de seus significados. 

Enquanto a identidade de gênero é associada à identidade pessoal de cada indivíduo e qual a sua percepção sobre si dentro da sociedade, a sexualidade abrange outras pessoas. A sexualidade é parte do afeto emocional, romântico ou atração sexual que um indivíduo sente por outro dentro de seu gênero. 

Expressão de gênero

A expressão de gênero pode fazer parte da identidade de gênero. Ela inclui a aparência externa do gênero de cada pessoa. Por exemplo, pessoas que se identificam como mulheres podem escolher manter uma aparência feminina, que envolve os cabelos, roupas, unhas e tudo que compõe sua aparência. 

Porém, por outro lado, pessoas não-binárias, ou de outros gêneros dentro do espectro podem escolher não usufruir dessa expressão de gênero, apresentando-se de forma neutra. Dessa forma, a expressão de gênero é apenas uma escolha no modo de se apresentar publicamente para a sociedade e pode não ser utilizada dentro da diversidade de gênero

O papel da internet 

A internet possui um papel importante dentro da diversidade de gênero. Com a ampla conexão entre países e culturas, indivíduos conseguem achar identidades de gêneros similares àquelas que se identificam. A troca de informações e experiências também possibilita um reconhecimento extra onde pessoas diferentes conseguem compartilhar vivências similares e significativas e inspirar outras pessoas na busca de sua identidade de gênero. 

A facilidade na exploração entre gêneros oferecida pela internet também possibilita que o indivíduo obtenha o sentimento de pertencimento a um grupo específico, o que também cabe dentro da diversidade de gênero e sua importância. Além do reconhecimento e representatividade, o pertencimento é uma peça essencial dentro da identidade, podendo contribuir para a conexão e saúde mental desses indivíduos. 

A diversidade de gênero na percepção histórica

Em uma pesquisa publicada em 2022, especialistas analisaram a diversidade de gênero com o objetivo de confirmar que a sua presença dentro da pesquisa histórica poderia resultar em novos conhecimentos. Entretanto, embora o uso do termo “diversidade”, a pesquisa focou apenas na estrutura binária — fazendo uma análise restrita de homens e mulheres. 

De acordo com os resultados da pesquisa, a inclusão de mulheres na análise histórica da sociedade inclui tópicos que homens não priorizam em suas próprias pesquisas. Tópicos como sexualidade, gênero, história corporal e padrões de consumo eram mais abordados de uma perspectiva feminina, enquanto historiadores masculinos focavam em religiões, colonialismo e historiografia. 

Portanto, os especialistas do estudo concluíram que a diversidade de gênero em um contexto histórico pode ampliar o repertório convencional nas áreas acadêmicas. Novas perspectivas são essenciais para o entendimento mundial, seja na história ou em outras áreas de conhecimento. 

A partir dessa descoberta, então, é possível concluir que a real diversidade de gênero, a que vai além da estrutura binária poderia, possivelmente, contribuir mais ainda para a ampliação de conhecimentos e experiências dentro do mundo acadêmico e do mundo em geral.