Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Você sabe qual é a associação entre couve e beleza? Aprenda porque essa planta pode ser benéfica para pele

Couve e beleza podem andar juntos! Essa verdura possui diversas propriedades benéficas que podem ser incorporadas na rotina de beleza. Que a couve é saudável não é uma novidade, a folha é incorporada em diversas dietas ao redor do mundo e contribui para uma alimentação balanceada e saudável. 

Benefícios da couve para pele

Rica nas vitaminas C, E, K e B6, cálcio, potássio e manganês, a couve promove a saúde do trato intestinal e do corpo todo. Contudo, ela também contém propriedades benéficas para a pele. 

As vitaminas C e E presentes na composição da couve são antioxidantes. Enquanto a vitamina C é responsável pela iluminação da pele e de pontos escuros, a vitamina E ajuda a protegê-la dos danos do Sol. Já a vitamina K é responsável pela cicatrização de áreas problemáticas. Em conjunto, essas propriedades ajudam a reduzir os danos causados por radicais livres

Além disso, a couve possui fitonutrientes, compostos naturais produzidos por plantas e que possuem propriedades anti-inflamatórias. Mesmo que a ingestão desse alimento seja boa para a saúde, o uso tópico da couve também possui resultados incríveis. 

Aprenda como incorporar a couve na sua rotina de beleza!

Máscara facial de couve

Para fazer uma máscara facial de couve, você vai precisar de: 

  • ¼ xícara de couve picada
  • 1 colher de sopa de xarope de agave
  • ½ colher de sopa de leite de coco
  • 1 colher de chá de suco de limão 

Coloque a couve em um processador de alimentos e bata até que vire um purê. Depois, remova do processador e incorpore o resto dos ingredientes, misturando com auxílio de uma colher. 

Por conter limão, prefira usar essa máscara facial durante a noite e longe da exposição solar. Aplique no rosto todo e deixe agir por 10 minutos e enxágue com água. 

Esfoliante de couve com óleo de coco

O esfoliante de couve com óleo de coco é indicado para o corpo, e não para o rosto, uma vez que o óleo vegetal pode entupir os poros. Essa versão de esfoliante é mais suave do que produtos industrializados, que contém microplásticos em sua composição. 

Para fazer, pique bem a couve — com cuidado para não fazer um purê. Combine partes iguais do vegetal com duas partes de óleo de coco sólido. Crie uma pasta e aplique sobre a pele com movimentos circulares. Enxágue com água morna. 

Máscara capilar de couve com banana

Não só na pele, a couve e beleza podem estar associadas no tratamento do cabelo! Os ácidos graxos presentes no ômega 3 e ômega 6 da couve ajudam a fortalecer os fios. Além disso, a couve também contém betacaroteno, o precursor da vitamina A – que é associada aos cabelos. 

Prepare um suco de couve, adicionando couve e água em um liquidificador. Adicione uma xícara de suco a uma banana amassada. Massageie a mistura no cabelo seco ou úmido, por toda extensão dos fios. Deixe agir por 30 minutos e enxágue bem. 

Base de couve para as unhas 

A vitamina A presente na couve também é essencial para a síntese de queratina — composto presente no tecido das unhas. Para fazer uma base fortalecedora de unhas, faça um purê com três colheres de sopa de couve e uma colher de chá de azeite. Se precisar, adicione mais azeite para deixar a mistura mais úmida. 

Passe nas unhas e deixe agir por pelo menos 5 minutos. Para melhores resultados, aplique nas unhas, coloque luvas e deixe agir a noite toda, enxaguando de manhã. 

Por que usar a couve? 

Usar a couve na rotina de beleza, além de ajudar a pele, cabelos e unhas, também ajuda o meio ambiente! Os produtos de beleza do mercado, na maioria das vezes, vem em embalagens que contribuem para a poluição plástica. Além disso, muitas das fórmulas também contam com substâncias agressivas, que podem acabar danificando a pele, os cabelos e até mesmo contribuindo para a poluição química.

As receitas caseiras também ajudam a acabar com o desperdício! Tem couve sobrando? Tente uma das opções acima!