Vinagre branco: 20 usos surpreendentes

eCycle

Para os estabanados, os amantes de animais e os pais preocupados, o vinagre branco é uma dádiva prática e econômica

O vinagre branco pode ser considerado como um dos produtos de comércio mais antigos usados pela humanidade (estima-se que tenha 2,5 mil anos de existência), possuindo aplicações que você nem imagina. E o melhor é que ele é atóxico, ou seja, não faz mal para animais de estimação ou crianças e não causa alergias como outros produtos, além de ser barato e de fácil acesso. Confira algumas dicas e usos do vinagre branco:

Maravilhas na cozinha

  • Adicione algumas colheres de sopa de vinagre branco na água quando for preparar ovos cozidos - ele impede que a clara vaze por algum eventual buraquinho da casca.
  • Caso seus vegetais estejam caidinhos e murchos, banhe-os em água fria com um pouco de vinagre branco para deixá-los novinhos em folha (literalmente).
  • Cortar cebola não é uma das tarefas mais agradáveis por causa das lágrimas e do ardor nos olhos. Mas um desses problemas o vinagre resolve: para conseguir mãos livres do aroma inconveniente é só esfregá-las com vinagre branco.
  • Quando cozinhar algum alimento da família do repolho (como brócolis ou couve flor), adicionar um pouco de vinagre na água irá dar uma reforçada no sabor e diminuir possíveis problemas causados com "maus odores posteriores", se é que você entende.

Vinagre branco para limpeza

  • O vapor da mistura de água e vinagre pode soltar os alimentos grudados em panelas e formas. Também remove o cheiro remanescente em micro-ondas.
  • Não é necessário usar água sanitária no azulejo. Aplique vinagre branco com uma escova de dentes velha, deixe por duas horas, depois lave a superfície com água e sabão.
  • Se as lentes dos seus óculos ou a superfície do seu DVD estão levemente riscados ou sujos, limpe-os com um pouco de vinagre branco em um pano macio. Não faz milagres, mas pode ajudar.
  • Se os seus móveis de madeira estão com marcas de água, esfregue partes iguais de vinagre branco e óleo vegetal para removê-las.
  • Caso moscas de fruta sejam suas piores inimigas, pegue uma pequena vasilha, junte algumas frutas amassadas com vinagre branco, sele com papel filme e faça furinhos nele. As moscas - muito curiosas e gulosas - irão entrar, mas não conseguirão sair (conheça outra opção natural de armadilha para as moscas).

Melhorando a qualidade dos tecidos

  • Em caso de seu filho ter um acidente no colchão, limpe-o com uma solução de vinagre e água. Depois jogue um pouco de bicarbonato de sódio no colchão e esfregue (ou passe o aspirador de pó) após secar.
  • Espirre vinagre nas manchas de desodorante encontradas na região da axila de suas camisas antes da lavagem para remover a descoloração. O vinagre também pode ser usado contra manchas de mostarda, molho de tomate e ketchup.
  • Adicione um copo de vinagre branco durante o ciclo de enxague da sua máquina de lavar para ajudar a revitalizar as cores mais fortes e lhe prover uma lavagem mais limpa. Ácido acético (encontrado no vinagre) não faz mal aos tecidos, mas dissolve o resíduo de sabão que diminui a cor de roupas pretas. O vinagre branco também é muito usado como amaciante, redutor de estática e impede o bolor.
  • O vinagre branco ajuda a retirar goma de mascar da tapeçaria do carro, carpete e tapetes.

Embelezando áreas externas

  • Se você deseja se livrar de adesivos e de suas marcas em vidros de carros ou de janelas, espirre vinagre branco no adesivo e ele irá cair em algumas horas (talvez seja necessário espirrar algumas vezes).
  • Para aqueles que moram em lugares frios e querem suas janelas livres da geada, passar um pano com uma mistura de proporção 3:1 de vinagre e água é uma ótima pedida.
  • Se você é um adepto de jardinagem e as ervas daninhas são seus piores inimigos, jogue uma solução de metade água, metade vinagre nelas.
  • Para estender a vida de flores cortadas, adicione algumas colheres de sopa de vinagre branco na água de seu vaso, junto com uma colher de chá de açúcar.

Cuidados com seus amigos animais

  • Limpe orelhas do seu gato ou do seu cachorro com vinagre para impedi-los de coçá-las.
  • Gatos evitam vinagre, então para impedir que eles arranhem ou sentem em certas áreas, espirre uma solução de vinagre no local. Também funciona para as áreas externas para manter gatos longe de sua propriedade.
  • Bata na madeira, mas caso você ou seu animal tenham um encontro desagradável com um gambá, o vinagre pode ajudar a remover o odor. Banhe o animal, ou você mesmo, em uma solução metade água, metade vinagre, e depois lave com água fresca.

Outras dicas eCycle:

Outros tipos de vinagre também são úteis para limpar limo, janelas e espelhos e desodorizar. Para saber mais sobre onde usar e seus riscos, acesse a matéria "Vinagre: um aliado inusitado para limpeza da casa".

Vinagre é ótimo na hora de receitas de limpeza estilo "faça você mesmo", seja para limpar seu fogão, polir madeira, limpar o ralo ou até mesmo fazer seu próprio shampoo e condicionador.

Existem diversos compostos químicos que usamos em casa, que não fazem mal à saúde, e que possuem mil e uma utilidades. Vocês provavelmente já leram incontáveis artigos sobre os milagres do bicarbonato de sódio:
Agora é a vez do vinagre, que além desses vinte usos citados, tem muitos outros:

Confira um vídeo ilustrando alguns dos usos do vinagre:


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail