Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Para os estabanados, os amantes de animais e os pais preocupados, o vinagre é uma dádiva prática e econômica

O vinagre é um dos produtos de comércio mais antigos usados pela humanidade (estima-se que tenha 2,5 mil anos de existência). Estas substâncias possuem aplicações que você nem imagina. 

O condimento é feito a partir da fermentação alcoólica de etanol por bactérias acéticas. A matéria-prima do produto depende. Isso porque existem diversos tipos de vinagre diferentes. Como o de arroz, de álcool ou até um feito da cana de açúcar.

Além disso, ele é atóxico, ou seja, não faz mal a saúde humana e animal, e não causa alergias como outros produtos. Ele também é barato e de fácil acesso. Por sua variedade, ele pode fazer parte da rotina de jeitos diferentes. Conheça algumas dicas e usos.

Quais são os benefícios do vinagre?

vinagre
Imagem de Mateus Andre no Freepik

Maravilhas na cozinha

  • Adicione algumas colheres de sopa de vinagre branco na água quando for preparar ovos cozidos. Ele impede que a clara vaze por algum eventual buraquinho da casca.
  • Na cozinha, é impossível se esquecer do seu uso principal: na comida. Diversos tipos de condimentos, como o vinagre balsâmico e de vinho ajudam a temperar os alimentos e dão gosto a mais na comida.
  • Caso seus vegetais estejam murchos, banhe-os em água fria com um pouco de vinagre branco para deixá-los novos em folha.
  • Cortar cebola não é uma das tarefas mais agradáveis por causa das lágrimas e do ardor nos olhos. Mas um desses problemas o condimento resolve. Para conseguir mãos livres do aroma inconveniente é só esfregá-las com a substância.
  • Quando cozinhar algum alimento da família do repolho (como brócolis ou couve flor), adicione um pouco de vinagre na água. Isso irá dar uma reforçada no sabor e diminuir possíveis problemas causados com “maus odores posteriores”, se é que você entende.

Vinagre branco para limpeza

  • O vapor da mistura de água e vinagre pode soltar os alimentos grudados em panelas e formas. Também remove o cheiro remanescente em micro-ondas.
  • Não é necessário usar água sanitária no azulejo. Aplique a substância com uma escova de dentes velha e deixe por duas horas. Depois, lave a superfície com água e sabão.
  • Lentes de óculos ou DVDs levemente riscados ou sujos, podem ser limpos com um pouco de vinagre branco em um pano macio. Não faz milagres, mas pode ajudar.
  • Se os seus móveis de madeira estão com marcas de água, esfregue partes iguais de vinagre branco e óleo vegetal para removê-las.
  • As moscas de fruta podem ser suas piores inimigas. Por isso, pegue uma pequena vasilha, junte algumas frutas amassadas com vinagre branco, sele com papel filme e faça furinhos nele. As moscas irão entrar, mas não conseguirão sair.
papel-pega-moscas
Faça você mesmo: papel pega-moscas

Melhorando a qualidade dos tecidos

  • Em caso de seu filho ter um acidente no colchão, limpe-o com uma solução de vinagre e água. Depois jogue um pouco de bicarbonato de sódio no colchão e esfregue (ou passe o aspirador de pó) após secar.
  • Espirre o condimento nas manchas de desodorante encontradas na região da axila de suas camisas antes da lavagem para remover a descoloração. O vinagre também pode ser usado contra manchas de mostarda, molho de tomate e ketchup.
  • Adicione um copo de vinagre branco durante o ciclo de enxágue da sua máquina de lavar. Isso ajuda a revitalizar as cores mais fortes e lhe prover uma lavagem mais limpa. Ácido acético (encontrado no condimento) não faz mal aos tecidos, mas dissolve o resíduo de sabão que diminui a cor de roupas pretas. O vinagre branco também é muito usado como amaciante, redutor de estática e impede o bolor.
  • O vinagre branco ajuda a tirar goma de mascar da tapeçaria do carro, carpete e tapetes.

Embelezando áreas externas

  • Se você deseja se livrar de adesivos e de suas marcas em vidros de carros ou de janelas, espirre vinagre branco no adesivo. Ele irá cair em algumas horas. Talvez seja necessário espirrar algumas vezes.
  • Se você quer as suas janelas livres da geada, passe um pano com mistura 3:1 de vinagre.
  • Se você é um adepto de jardinagem e as ervas daninhas são seus piores inimigos. Jogue uma solução de metade água, metade vinagre nelas.
  • Para estender a vida de flores cortadas, adicione algumas colheres de sopa de vinagre branco na água de seu vaso. Junto com uma colher de chá de açúcar.

Cuidados com seus amigos animais

  • Limpe as orelhas do seu gato ou do seu cachorro com vinagre branco para impedi-los de coçá-las.
  • Gatos evitam vinagre, então para impedir que eles arranhem ou sentem em certas áreas, espirre uma solução no local. Também funciona para as áreas externas para manter gatos longe de sua propriedade.
  • Caso você ou seu animal tenham um encontro desagradável com um gambá, o produto pode ajudar a remover o odor. Banhe o animal, ou você mesmo, em uma solução metade água, metade vinagre, e depois lave com água fresca.

Outras dicas eCycle sobre vinagre

O vinagre também é útil para limpar limo, janelas e espelhos e desodorizar. Para saber mais sobre onde usar e seus riscos, acesse a matéria a seguir:

Vinagre: um aliado inusitado para limpeza da casa

Ele também é ótimo na hora de receitas de limpeza estilo “faça você mesmo”. Seja para limpar seu fogão, polir madeira ou limpar o ralo. Com vinagre de maçã, você também pode fabricar o próprio shampoo e condicionador. Confira como fazer o produto em casa no vídeo abaixo:

Existem diversos compostos químicos que usamos em casa, que não fazem mal à saúde, e que possuem mil e uma utilidades. Vocês provavelmente já leram incontáveis artigos sobre os milagres do bicarbonato de sódio:

youtube-bicarbonato-agente-limpeza
Faça um produto de limpeza caseiro com bicarbonato de sódio
utilidades do bicarbonato de sódio
As diversas utilidades do bicarbonato de sódio
Bicarbonato de sódio
Bicarbonato de sódio é fórmula sustentável
Bicarbonato e vinagre
Bicarbonato e vinagre: aliados na limpeza doméstica

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais