Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

É possível tirar as manchas deixadas pelo uso de desodorante sem usar químicos agressivos

A combinação entre o uso de desodorantes e o de alguns tecidos pode resultar em manchas amarelas ou esbranquiçadas nas roupas. As roupas claras, em especial, tendem a ganhar manchas amareladas de desodorante ou de suor com o tempo. Em peças de tecidos naturais, como o algodão, o desodorante também tende a se acumular com mais facilidade. Mas não é preciso usar produtos químicos caros para resolver o problema. Saiba como tirar manchas de desodorante das roupas de modo natural.

Desodorante
Desodorante: o que é e quais são seus componentes?

As manchas mais fáceis de se tirar são as dos tecidos de fibras sintéticas, como o poliéster. Os tecidos finos e delicados, como a seda, tal qual o algodão, também dão mais trabalho. As manchas mais comuns são as de resíduos de desodorante que ficam na região das axilas de camisas e camisetas, seja por conta da mistura do produto com o suor ou porque a pessoa se vestiu antes de esperar o desodorante secar.

As manchas de desodorante com suor são as piores, em especial se a pessoa utiliza um produto que contenha sais de alumínio, muito comuns na maior parte dos desodorantes antitranspirantes comuns. Por si só, essas substâncias não deixam manchas nos tecidos, embora o seu uso seja questionado por alguns estudos científicos, mas quando combinadas com o suor elas causam manchas amareladas.

Como tirar manchas de desodorante

Assim como no caso de manchas e do cheiro de cecê que às fica nas roupas por conta do suor excessivo, também é possível usar técnicas naturais para tirar as manchas de desodorante. Conheça alguns métodos:

1. Aplique limão e bicarbonato de sódio

Coringa das soluções caseiras, o bicarbonato também pode ser usado para tirar manchas de desodorante. Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com o caldo de meio limão. Com a peça ainda seca, use uma escova de roupa para aplicar a pasta sobre as áreas manchadas. Esfregue a área de leve. Deixe agir por cerca de 20 minutos. Depois lave normalmente com água e sabão. Essa mistura funciona bem para manchas maiores ou mais antigas, mas se a mancha já tiver sido lavada e passada muitas vezes pode ser mais difícil de removê-la.

utilidades do bicarbonato de sódio
As diversas utilidades do bicarbonato de sódio

2. Aplique vinagre e bicarbonato de sódio

Além de serem aliados da limpeza doméstica, vinagre e bicarbonato também servem para remover manchas de desodorante. Faça uma pasta de vinagre branco com bicarbonato de sódio e passe sobre a região manchada. O método é o mesmo usado na receita anterior. Tanto o limão quanto o vinagre possuem propriedades ácidas, que ajudam a remover as manchas de desodorante. Esses produtos naturais, assim como o bicarbonato, servem também para matar bactérias que se acumulam na região das axilas de roupas, muitas vezes causadas pela bromidrose axilar (o temido cecê).

Bromidrose axilar
Bromidrose axilar: popularmente cecê

3. Aplique vinagre

Uma boa opção de como tirar manchas de desodorante ainda recentes é aplicar um pouco de vinagre branco ou vinagre de álcool diretamente sobre a região afetada antes da lavagem. Por ser um produto ácido, composto principalmente por ácido acético, o vinagre é um poderoso agente limpante e atua também como bactericida, caso uma parte da mancha seja causada por bactérias presentes no suor. Molhe bem a área manchada da roupa com o vinagre branco, espere entre 3 e 5 minutos e depois lave normalmente.

4. Deixar de molho no vinagre antes de lavar

Essa é uma opção semelhante à anterior, porém um pouco mais forte. Encha um balde ou o tanque com água suficiente para cobrir as roupas. Acrescente ½ copo de vinagre de álcool branco para cada 5 litros de água. Deixe as roupas de molho nessa mistura por no mínimo 30 minutos (e no máximo 2 horas). Depois é só lavar normalmente com água e sabão.

5. Use água oxigenada

Outra opção para tirar manchas de tecidos é a água oxigenada. Com o tecido seco, borrife água oxigenada (20 volumes) na mancha de desodorante e deixe agir por cerca de 5 minutos – se tudo correr bem você deve ver uma espuma com a sujeira saindo das fibras do tecido. Em seguida lave normalmente. Essa técnica funciona melhor em tecidos orgânicos como algodão, lã e linho.

Manchas antigas, que já endureceram, ou muito amareladas podem dar mais trabalho para sair. Nesses casos, uma opção é combinar os métodos. Faça o método número 1, aplicando a pasta de limão com bicarbonato, e depois deixe de molho no vinagre antes de lavar a roupa. Outra opção é colocar mais um pouco de vinagre e bicarbonato diretamente na máquina de lavar (essa técnica também pode ser usada na lavagem regular das roupas, para prevenir o acúmulo de manchas).

Mas o melhor mesmo é esperar o desodorante secar antes de vestir a roupas. Você também pode usar desodorantes naturais ou até preparar o seu próprio desodorante caseiro. Saiba como na matéria: “Faça você mesmo: desodorante caseiro”.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais