Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aprenda a fazer sabão líquido com receita ecológica e econômica que reutiliza óleo de cozinha

O sabão líquido caseiro é uma alternativa sustentável, muito melhor para a saúde e mais benéfica para suas roupas do que o sabão convencional industrializado. Além disso, também é uma maneira de reutilizar o óleo de cozinha, cujo descarte inadequado na pia é prejudicial ao meio ambiente.

É possível substituir o sabão em pó na lavagem de roupas e o detergente na limpeza de pratos com essa receita de sabão líquido. Ambos possuem derivados do petróleo em sua formulação, causando grande impacto ambiental, sobretudo quando despejados em redes de esgoto que não possuem tratamento adequado.

Impactos do sabão líquido convencional

O uso de sabão líquido tem um grande potencial para causar danos ao meio ambiente. As embalagens, por exemplo, geralmente são feitas de plástico, material que dificilmente retorna para a cadeia de produção. Além disso, o sabão é composto por surfactantes que geralmente são feitos de combustíveis fósseis.

Após o uso, esses surfactantes vão parar em corpos hídricos, e são os causadores da espuma nos rios, afetam as propriedades físico-químicas e biológicas dos solos e podem permanecer no meio ambiente durante um longo período. Mesmo os biodegradáveis levam algumas semanas para se decompor. E, durante esse tempo, eles podem ser tóxicos para animais e prejudicar ecossistemas.

Como fazer sabão líquido ecológico

sabão-líquido
Foto de Nat Belfort na Unsplash

Ingredientes

  • 25 a 30 gramas de sabão em barra de castela (sem óleo de palma) ou 170 ml de sabão de castela (também sem óleo) ou qualquer sabão em barra que você tenha em casa (lembre-se de verificar as substâncias nocivas);
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio;
  • 600 ml de água;
  • 3 gotas do seu óleo essencial preferido (opcional);
  • 1 embalagem longa vida (embalagem cartonada) reutilizada e bem lavada para colocar o sabão.

Como fazer

Rale o sabão, caso tenha optado por ele em barra. Ferva a água, desligue o fogo e acrescente os pedaços de sabão. Mexa com uma colher até que o sabão se dissolva, deixe esfriar um pouco e adicione o óleo e o bicarbonato enquanto a mistura ainda estiver quente, mas não tão quente que você não suporte tocá-la. Depois disso, você pode deixar esfriar por uma noite e agitar antes de transferir para o recipiente.

Caso sua mistura se transforme em uma espécie de geleia, pode ser que o sabão utilizado contenha aditivos, mas você ainda pode utilizá-lo assim. Apenas certifique-se de procurar por um sabão livre dessas substâncias da próxima vez.

Como fazer sabão com óleo de cozinha

Ingredientes

  • 1 litro de óleo de cozinha usado;
  • 130 gramas de soda cáustica (pureza mínima: 97%);
  • 140 ml de água (para diluição da soda cáustica);
  • 30 ml de vinagre;
  • 100 ml de álcool;
  • 4 litros de água.

Materiais necessários

  • Colher de pau;
  • Balde;
  • Peneira;
  • Panela;
  • Recipientes para armazenamento do sabão;
  • Luvas;
  • Óculos de proteção.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, coloque a máscara, as luvas e os óculos de proteção. A soda cáustica é altamente corrosiva e deve ser manuseada com muito cuidado. Vamos ao passo a passo do sabão líquido:

  1. Esquente a água até que ela fique morna. Feito isso, despeje-a em um balde e coloque a soda cáustica no mesmo recipiente lentamente. Nunca adicione água sobre a soda! Isso pode provocar uma reação forte e causar acidentes;
  2. Mexa com a colher de pau até diluir. Faça isso longe do fogo;
  3. Depois de retirar as impurezas do óleo (é possível fazer isso com uma peneira), esquente-o um pouco (a uma temperatura próxima a 40°C) e adicione-o ao balde que será utilizado para colocar todos os demais ingredientes. Em seguida, insira a soda bem lentamente, em pequenas porções e misturando continuamente. Esse cuidado aumenta a sua segurança, pois a reação com a soda cáustica libera muito calor;
  4. Misture por 20 minutos, e, enquanto isso, prepare uma panela com 4 litros de água fervendo. Quando a massa estiver homogênea e mais consistente, coloque-a na panela com água aos poucos e continue misturando.
  5. Desligue o fogo, adicione o álcool e o vinagre. Acenda o fogo novamente e mexa. Caso queira, nessa etapa, pode-se adicionar os ingredientes extras como corantes e os óleos essenciais;
  6. Misture por mais cinco minutos e desligue o fogo. Nessa etapa você pode adicionar óleo essencial, mas é opcional. Deixe esfriar por um dia. Após esfriar, despeje no recipiente final.
  7. Finalizado o processo, é possível medir o pH do sabão. Utilize um papel tornasol, ou ainda, faça você mesmo um medidor de pH caseiro.

Adição de corantes e essências depende do uso

  • Para lavagem de roupas não adicione os corantes, só adicione o óleo essencial de sua preferência. Certos corantes podem manchar as roupas brancas;
  • Para uso como detergente, cuidado com os óleos essenciais. Você pode achar desagradável o cheiro da essência nos utensílios;
  • No caso de limpeza doméstica, pode-se utilizar ambos.

Para o seu sabão líquido ser ainda mais sustentável, utilize o mínimo possível de óleos essenciais e sempre fique de olho para que os óleos essenciais não possuam parabenos e ftalatos na sua composição. Para não correr esse risco, você ainda pode fazer a sua própria essência e substituir na receita.

Caso queira uma alternativa mais prática, você pode usar o amaciante roupas no lugar do óleo essencial, mas dessa forma sua receita perderá um pouco em sustentabilidade.

Cuidados

Assim como qualquer produto de limpeza, mantenha o sabão líquido fora do alcance das crianças. Também é importante evidenciar nos recipientes do que se trata para evitar que o sabão seja confundido com outros produtos que anteriormente ocupavam as embalagens utilizadas.

Prefere sabão em barra?

Confira uma receita alternativa de sabão em barra no vídeo abaixo:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais