Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Reutilizar materiais pode ser divertido, além de fazer bem para o meio ambiente. Confira dicas

Reutilizar produtos e materiais é fazer a sua parte para a preservação do meio ambiente. Mesmo sendo muito importante, o processo de reciclagem utiliza energia, combustível e tempo de transporte dos caminhões que fazem a coleta do lixo nas residências todos os dias, para então levar os resíduos às cooperativas e transforma-los em novos produtos.

Isso sem falar na energia das máquinas e no transporte do produto reciclado até as novas fábricas. Todas essas tarefas são necessárias para mitigar os danos ambientais, mas também geram emissões que podem desequilibrar o efeito estufa, contribuindo para o agravamento das mudanças climáticas.

Por isso, antes de enviar um item para a reciclagem, é importante garantir que ele tenha sido utilizado o máximo possível, valorizando o ato de reciclar e reutilizar. Com o prolongamento da vida útil dos objetos, para reduzir o consumo, por meio da reutilização, o processo de reciclagem se torna muito mais qualitativo.

Confira dicas para reutilizar produtos e materiais em casa!

Cobertores e toalhas

Caso você tenha animais, estique os cobertores velhos e toalhas que não usa mais em um local onde eles possam sentar e dormir. As toalhas velhas também podem ser usadas como panos de chão.

Sementes

Sementes de frutas e vegetais não precisam ir para o lixo. Plante-as no quintal ou em pequenos vasos, faça uma horta caseira ou aposte na compostagem doméstica, existem diversas outras possibilidades além do lixo.

Borra de café

Somos o segundo maior consumidor de café do mundo! Mas o que nem todo mundo sabe é que, se for jogada no lixo comum, a borra de café se decompõe e libera gases do efeito estufa, como o metano, cujo efeito é 20 vezes mais potente que o do CO2 no aquecimento global.

O que você também provavelmente não sabia é que a borra de café pode ser reutilizada de diversas formas. Além de ser uma ótima aliada no crescimento sadio das plantas, ela pode servir como máscara esfoliante para o rosto, aromatizador natural e até mesmo tinta atóxica. Confira 13 usos incríveis da borra de café no vídeo abaixo:

Caixas

Reutilize caixas de papelão e plástico bolha para acondicionar louças e itens frágeis quando for organizar uma mudança.

Tapetes

Tapetes são itens de difícil reciclagem. Se o seu está sujo ou com mau cheiro, tente remover as manchas com uma receita caseira. Algumas lojas também fazem restauração de tapetes antigos.

Sobras e cascas de alimentos

Após as refeições, a grande maioria das pessoas joga fora o que sobrou da comida. Isso acontece também após o consumo de frutas e demais vegetais.

Mas já está se popularizando a ideia de que esses resíduos aparentemente inúteis podem ser aproveitados de diversas maneiras.

O reaproveitamento de alimentos é uma solução para diversos problemas atuais simples de ser tomada, como desperdício, geração de resíduo, poluição, entre outros, basta uma pequena mudança nos hábitos.

17 dicas de reaproveitamento de alimentos

Embalagens

Reutilize embalagens de manteiga e margarina ou outros potes desta natureza para guardar sobras de comida em geral.

Recipientes de vidro com tampa podem servir para guardar sobras de comida ou doces, como a geleia.

Roupas

Roupas velhas podem virar panos de limpeza. Também é possível transformar sua camiseta velha em uma bolsa sustentável.

Travesseiros

Reutilize o recheio dos travesseiros e edredons velhos para fazer almofadas. Aproveite também para transformar as fronhas do travesseiro em trapos.

Papel 

Guarde o papel de embrulho de algum presente recebido para usá-lo novamente quando for presentear alguém. Utilize os jornais, revistas e outros produtos de papel para ajudar no transporte de itens frágeis. Você também pode fazer reciclagem de papel em casa!

Escova de dentes

Reaproveite sua escova de dentes velha na limpeza de sujeiras e locais de difícil acesso!

escova-de-dente
Aproveite suas escovas de dentes usadas na limpeza do dia a dia

Pães amanhecidos

Não sabe o que fazer com pães amanhecidos? Corte-os em fatias e leve-os ao forno para fazer deliciosas torradas. Também é possível fazer um pudim de pão ou picá-los e jogá-los no quintal para alimentar pássaros!

Tampinhas de garrafa PET

Com tampinhas de garrafa PET é possível fazer o seu próprio jogo de damas, por exemplo. Basta coletar peças de duas cores diferentes. Para as crianças, você pode fazer vários tipos de brinquedos reciclados, como um jogo de boliche.

Tubos de papel higiênico

Tubos de papel higiênico podem servir para as crianças fazerem artesanato ou até brincarem de boliche, substituindo os pinos.

Podem servir também de sementeiras, como caixinhas de presentes ou mesmo um estojo porta-canetas. E, se não estiver com paciência para um upcycle, seu cachorro ou gato também podem gostar de brincar com eles.

Cotonete

Calma, não estamos falando do cotonete que você costuma comprar no supermercado. O assunto aqui é o LastSwab, primeiro cotonete reutilizável do mundo!

Criado pela marca LastObject, um único LastSwab suporta até 1.000 usos – embora provavelmente ele possa durar muito mais com o cuidado adequado.

Após o uso, o LastSwab pode ser limpo apenas com água morna e sabão e, em seguida, está pronto para ser usado novamente. Você pode adquirir o seu aqui.

Muitos desses itens, depois de reutilizados, podem ser reciclados. Confira onde e como fazer o descarte correto ou a doação dos itens que você não usa mais.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais