O que fazer com restos de alimentos?

eCycle

São diversas as possibilidades capazes de evitar o desperdício de alimentos e os impactos sobre o meio ambiente

Solução para o que fazer com os restos de alimentos


Para quem não sabe o que fazer com os restos de alimentos que sobram do almoço e não quer desperdiçar, aqui vão algumas dicas: sobras como cascas de frutas e vegetais podem ainda conter nutrientes valiosos, óleo vegetal pode servir para limpeza doméstica e resíduos orgânicos podem até se transformar em adubo natural de alta qualidade para suas plantas.

É preciso prestar atenção em cada etapa do consumo (desde a aquisição até o descarte) para evitar acúmulo de lixo desnecessário, tanto em casa, como nos aterros. Na hora de fazer as compras, dê preferência a alimentos mais saudáveis e que contenham menos embalagens. As feiras livres são ótimas opções para adquirir verduras e legumes mais baratos e frescos. Use o carrinho de feira para evitar as sacolinhas plásticas. Conheça outras dicas sobre cuidados com alimentos na matéria "Comida na mesa sem desperdício".

Quando a comida já estiver no fundo da pança é hora de pensar sobre o que fazer com os restos. O triturador de alimentos é uma possibilidade prática, mas ainda não tão recomendada no Brasil. O aparelho instalado na pia da cozinha mói certos tipos de alimentos e os transforma em minúsculas partículas que são descartadas junto com a água até as estações de tratamento. O problema, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é que o triturador pode elevar a poluição dos corpos d'água ao aumentar muito a carga orgânica nos lançamentos de esgotos não tratados, como é o caso de boa parte dos municípios do país. Isso também elevaria o gasto energético da empresa de tratamento para limpar a água. No exterior, as companhias que tratam o esgoto compostam esses resíduos, o que ainda não acontece no Brasil.

Antes de categorizar o seu resíduo como rejeito e descartá-lo no lixo comum lembre-se que ele ainda possui muito valor e pode ser reaproveitado. As cascas de alimentos tem diversas utilidades, veja quais na matéria "Reaproveitamento de alimento: 15 maneiras de usar sobras e cascas de frutas e vegetais". O resto também não é lixo, pode virar uma rica fonte de nutrientes para o solo e suas plantinhas através da compostagem.

Compostagem de resíduos

Compostar? Por incrível que pareça, já é possível decompor naturalmente os restos de alimentos em sua própria casa (mesmo morando em apartamento) de um jeito prático e higiênico. Nos últimos anos, algumas marcas de composteiras (também conhecidas como minhocários) chegaram ao mercado com a missão de realizar essa tarefa. Nesses equipamentos, é possível colocar frutas, verduras, legumes, sementes, borra de café, sobras de alimentos cozidos ou estragados (sem exageros) e cascas de ovo. Materiais como saquinhos de chá, serragem, gravetos, papelão, papel jornal e palitos de fósforo também podem entrar na composteira sem problemas. Para saber mais veja a matéria "O que é compostagem e como ela funciona? Entenda melhor os diversos benefícios".

Porém, o mais indicado para jornal e papelão é a reciclagem. Carnes de qualquer espécie, cascas de limão, laticínios, óleos, gorduras, papel higiênico usado, fezes de animais domésticos, frutas cítricas em excesso e sal em excesso não podem ser compostados. Saiba o que pode e o que não pode entrar na composteira na matéria "Saiba o que deve e o que não deve ir para a composteira", e para saber o que fazer se os alimentos não puderem ser compostados acesse a matéria "Não vai para a composteira, e agora?".

O óleo de cozinha que sobra da fritura pode virar sabão de um jeito simples, veja como fazer na matéria "Aprenda a criar sabão a partir de óleo de cozinha usado". As borras de café também podem ser aplicadas em jardins, veja como na matéria "Borra de café: cinco usos para ajudar as plantas do jardim". Já as carnes terão que ir para o lixo comum ou, se você preferir, seu animal de estimação também pode se alimentar delas.

Para conhecer melhor as opções e adquirir composteiras domésticas, acesse a Loja eCycle.


Veja também:


Agora que você já sabe como descartar, a eCycle te ajuda! Clique aqui para visitar nossa página de Postos de Reciclagem e encontre o melhor destino possível para seu item.
Quer saber sobre outros materiais? Navegue pela seção Recicle Tudo.
 

Comentários  

 
+2 #1 2011-11-18 01:16
gostaria de conhecer mais detalhes sobre trituradores e compactadores de resíduos para verificar a sua utilização na instituição que eu trabalho.
Citar
 
 
+2 #2 2011-11-18 02:06
Citando VALERIA DE LIMA COUT:
gostaria de conhecer mais detalhes sobre trituradores e compactadores de resíduos para verificar a sua utilização na instituição que eu trabalho.

Os trituradores de pia são um tipo de solução interessante, mas envolvem questões que podem ser controversas. Produzimos conteúdos sobre o tema, que lhe ofereceremos em links para sua melhor avaliação. Acreditamos que dependendo do contexto pode sim ser boa solução ou parte dela se seu uso for complementar a outras técnicas de trato adequado dos resíduos orgânicos, como a compostagem por exemplo, técnica que talvez não se aplique a sua realidade. De qualquer forma, listamos alguns conteúdos abaixo, onde trituradores são mencionados. Torcemos para que possamos ajudá-la a tomar a melhor decisão, de acordo com sua situação.

http://verd.in/tben

http://verd.in/gigu

http://verd.in/o9ys

Por uma pegada mais leve,

Equipe eCycle
Citar
 
 
+1 #3 2011-12-30 01:03
gostaria de montar uma industria de reciclagem de alimentos, aqui em cuiaba-mt
Citar
 
 
0 #4 2012-05-04 01:51
A compostagem creio ser mais indicada, pois imagine se todos forem jogar os seus restos de comida em trituradores que vão para o esgoto. Existem vários modelos de composteiras automáticas para maiores volumes e manuais que utilizam ou não minhocas e são de fácil manuseio...
Citar
 
 
+1 #5 2012-05-31 21:31
que bom é isso
Citar
 
 
+2 #6 2013-02-06 16:09
Amei adoreiiiiiii
Parabéns
Citar
 
 
+1 #7 2014-11-26 23:33
Eu tenho outro jeito de descartar resto de comida: quando ficam aquelas sobras na geladeira, dou uma esquentada, coloco num saco plastico misturo tudo e coloco na calçada para os cachorros de rua comer. Faço isso a noite porque de dia o sol pode estragar a comida. Pela manha o saco esta vazio...rsrs
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail