O que fazer com restos de alimentos?

eCycle

São diversas as possibilidades capazes de evitar o desperdício de alimentos e os impactos sobre o meio ambiente

Solução para o que fazer com os restos de alimentos

Para quem não sabe o que fazer com os restos de alimentos que sobram do almoço e não quer desperdiçar, aqui vão algumas dicas: sobras como cascas de frutas e vegetais podem ainda conter nutrientes valiosos, óleo vegetal pode servir para limpeza doméstica e resíduos orgânicos podem até se transformar em adubo natural de alta qualidade para suas plantas.

É preciso prestar atenção em cada etapa do consumo (desde a aquisição até o descarte) para evitar acúmulo de lixo desnecessário, tanto em casa, como nos aterros. Na hora de fazer as compras, dê preferência a alimentos mais saudáveis e que contenham menos embalagens. As feiras livres são ótimas opções para adquirir verduras e legumes mais baratos e frescos. Use o carrinho de feira para evitar as sacolinhas plásticas. Conheça outras dicas sobre cuidados com alimentos na matéria "Comida na mesa sem desperdício".

Quando a comida já estiver no fundo da pança é hora de pensar sobre o que fazer com os restos. O triturador de alimentos é uma possibilidade prática, mas ainda não tão recomendada no Brasil. O aparelho instalado na pia da cozinha mói certos tipos de alimentos e os transforma em minúsculas partículas que são descartadas junto com a água até as estações de tratamento. O problema, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é que o triturador pode elevar a poluição dos corpos d'água ao aumentar muito a carga orgânica nos lançamentos de esgotos não tratados, como é o caso de boa parte dos municípios do país. Isso também elevaria o gasto energético da empresa de tratamento para limpar a água. No exterior, as companhias que tratam o esgoto compostam esses resíduos, o que ainda não acontece no Brasil.

Antes de categorizar o seu resíduo como rejeito e descartá-lo no lixo comum lembre-se que ele ainda possui muito valor e pode ser reaproveitado. As cascas de alimentos tem diversas utilidades, veja quais na matéria "Reaproveitamento de alimento: 15 maneiras de usar sobras e cascas de frutas e vegetais". O resto também não é lixo, pode virar uma rica fonte de nutrientes para o solo e suas plantinhas através da compostagem.

Compostagem de resíduos

Compostar? Por incrível que pareça, já é possível decompor naturalmente os restos de alimentos em sua própria casa (mesmo morando em apartamento) de um jeito prático e higiênico. Nos últimos anos, algumas marcas de composteiras (também conhecidas como minhocários) chegaram ao mercado com a missão de realizar essa tarefa. Nesses equipamentos, é possível colocar frutas, verduras, legumes, sementes, borra de café, sobras de alimentos cozidos ou estragados (sem exageros) e cascas de ovo. Materiais como saquinhos de chá, serragem, gravetos, papelão, papel jornal e palitos de fósforo também podem entrar na composteira sem problemas. Para saber mais veja a matéria "O que é compostagem e como ela funciona? Entenda melhor os diversos benefícios".

Porém, o mais indicado para jornal e papelão é a reciclagem. Carnes de qualquer espécie, cascas de limão, laticínios, óleos, gorduras, papel higiênico usado, fezes de animais domésticos, frutas cítricas em excesso e sal em excesso não podem ser compostados. Saiba o que pode e o que não pode entrar na composteira na matéria "O que pode colocar na composteira?", e para saber o que fazer se os alimentos não puderem ser compostados acesse a matéria "Não vai para a composteira, e agora?".

O óleo de cozinha que sobra da fritura pode virar sabão de um jeito simples, veja como fazer na matéria "Como fazer sabão caseiro sustentável ". As borras de café também podem ser aplicadas em jardins, veja como na matéria "Borra de café: cinco usos para ajudar as plantas do jardim". Já os restos de carne terão que ir para o lixo comum ou, se você preferir, seu animal de estimação também pode se alimentar delas - mas tome cuidado com os temperos e outros alimentos que você tiver adicionado à comida.

Saiba mais nas matérias:

Para conhecer melhor as opções e adquirir composteiras domésticas, acesse a Loja eCycle.


Veja também:


Agora que você já sabe como descartar, a eCycle te ajuda! Clique aqui para visitar nossa página de Postos de Reciclagem e encontre o melhor destino possível para seu item.
Quer saber sobre outros materiais? Navegue pela seção Recicle Tudo.
 

Comentários 

 
+2 #1 2011-11-18 01:16
gostaria de conhecer mais detalhes sobre trituradores e compactadores de resíduos para verificar a sua utilização na instituição que eu trabalho.
Citar
 
 
+2 #2 2011-11-18 02:06
Citando VALERIA DE LIMA COUT:
gostaria de conhecer mais detalhes sobre trituradores e compactadores de resíduos para verificar a sua utilização na instituição que eu trabalho.

Os trituradores de pia são um tipo de solução interessante, mas envolvem questões que podem ser controversas. Produzimos conteúdos sobre o tema, que lhe ofereceremos em links para sua melhor avaliação. Acreditamos que dependendo do contexto pode sim ser boa solução ou parte dela se seu uso for complementar a outras técnicas de trato adequado dos resíduos orgânicos, como a compostagem por exemplo, técnica que talvez não se aplique a sua realidade. De qualquer forma, listamos alguns conteúdos abaixo, onde trituradores são mencionados. Torcemos para que possamos ajudá-la a tomar a melhor decisão, de acordo com sua situação.

http://verd.in/tben

http://verd.in/gigu

http://verd.in/o9ys

Por uma pegada mais leve,

Equipe eCycle
Citar
 
 
+2 #3 2011-12-30 01:03
gostaria de montar uma industria de reciclagem de alimentos, aqui em cuiaba-mt
Citar
 
 
-1 #4 2012-05-04 01:51
A compostagem creio ser mais indicada, pois imagine se todos forem jogar os seus restos de comida em trituradores que vão para o esgoto. Existem vários modelos de composteiras automáticas para maiores volumes e manuais que utilizam ou não minhocas e são de fácil manuseio...
Citar
 
 
+1 #5 2012-05-31 21:31
que bom é isso
Citar
 
 
+2 #6 2013-02-06 16:09
Amei adoreiiiiiii
Parabéns
Citar
 
 
+1 #7 2014-11-26 23:33
Eu tenho outro jeito de descartar resto de comida: quando ficam aquelas sobras na geladeira, dou uma esquentada, coloco num saco plastico misturo tudo e coloco na calçada para os cachorros de rua comer. Faço isso a noite porque de dia o sol pode estragar a comida. Pela manha o saco esta vazio...rsrs
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail