Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Sensação de saciedade ocorre com mais frequência quando os alimentos estão partidos

Pesquisadores norte-americanos descobriram que dividir os alimentos e comê-los aos poucos é mais benéfico para a saúde. Segundo a pesquisa, divulgada na terça-feira, 10 de julho, ingerir a comida fragmentada, em vez de porções inteiras, faz com que as pessoas se sintam mais saciadas e comam menos.

De acordo com os pesquisadores da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, mesmo que a quantidade de alimento e calorias seja a mesma, aqueles que comem aos poucos sentem-se mais recompensados e têm menos vontade de comer depois.

Para chegar a essa conclusão, a equipe realizou testes em ratos e humanos. Na primeira etapa do estudo, os animais foram colocados em labirintos em formato de “T”. Se eles fossem para um lado do labirinto encontrariam 10 porções de ração de 10mg cada. Se fossem para o outro lado, teriam uma única porção de 300mg do mesmo alimentos. Os pesquisadores, então, fizeram 12 testes para verificar para qual lado os roedores iam com mais frequência e em qual velocidade.

Os dados apontaram que os ratos optaram majoritariamente pelo lado do labirinto que continha as dez porções. Eles também chegavam mais rápido ao local. Para os pesquisadores o resultado indica que os animais preferem mais pedaços do que um alimento inteiro – mesmo que ele seja maior.

Já na segunda etapa da pesquisa, a equipe selecionou 301 estudantes universitários e lhes ofereceu uma refeição de 82g de pão. Uma parte deles recebeu um pão inteiro, enquanto outra parte ganhou o alimento cortado em quatro pedaços.

Após 20 minutos, os pesquisadores ofereceram mais uma porção aos voluntários. Aqueles que haviam comido o pão em pedaços comeram menos do que aqueles que comeram o alimento inteiro.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Devina Wadhera, repartir os alimentos mais calóricos em porções menores pode ser benéfico para aqueles que pretendem emagrecer, já que a atitude ajuda a controlar o impulso alimentar e aumenta a sensação de saciedade.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais