Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Espécie de sucuri encontrada na Amazônia alcança 8 metros de comprimento e é considerada a maior serpente do mundo

Sucuri é o nome utilizado para denominar serpentes de grande porte pertencentes ao gênero Eunectes, nativas da América do Sul. Também conhecidas como anacondas, essas cobras semiaquáticas são da família das boas, Boidae, juntamente com as jiboias. 

Embora o termo seja utilizado para nomear qualquer uma das espécies de anaconda, ele é comumente usado para se referir a uma espécie específica, a sucuri-verde. Porém, todas as espécies apresentam características semelhantes: 

  • Possuem um estilo de vida semiaquático: vivem principalmente em zonas úmidas baixas e pântanos em regiões quentes e úmidas da América do Sul. O nome do gênero que essas serpentes pertencem remete à essa característica — Eunectes vem do grego antigo e pode ser traduzido livremente como “bom nadador”. 
  • Não possuem veneno: assim como as jiboias, as outras serpentes da família Boidae, as anacondas não possuem veneno. Em vez disso, matam suas presas através da constrição. 
  • Corpos longos e volumosos: as anacondas estão entre as serpentes mais longas do mundo. 
  • Bolo de reprodução: geralmente, as anacondas possuem um sistema acasalamento um tanto diferente. Às vezes, os animais se agrupam em uma bola reprodutiva que pode ter de 2 a 12 machos enrolados em torno de uma fêmea.
Venenos de serpente e de aranha da Amazônia têm potencial farmacológico

Conheça mais sobre as espécies de sucuri

Quais são as espécies de sucuri?

Inicialmente, existiam quatro espécies conhecidas de anacondas: Eunectes murinus (sucuri-verde), Eunectes notaeus (sucuri-amarela), Eunectes beniensis (sucuri-de-beni) e Eunectes deschauenseei (sucuri-malhada). No entanto, durante uma expedição na Amazônia equatoriana, o biólogo holandês Freek Vonk encontrou uma nova espécie — Eunectes akayima

Denominada sucuri-verde-do-norte, a espécie possui uma diferença genética de 5,5% entre as outras serpentes do gênero Eunectes

“Geneticamente, as diferenças são enormes. Pense em humanos e chimpanzés – eles são 2% diferentes. Essas sucuris? Impressionantes 5,5%!”, disse o co-autor do estudo Bryan Fry, da Universidade de Queensland.

Além disso, a serpente quebrou o recorde de maior serpente do mundo, atingindo cerca de 8 metros de comprimento e pesando cerca de 200 quilos. 

Sucuri-verde

Conhecida como anaconda verdadeira, a Eunectes murinus era, anteriormente, considerada a serpente mais pesada do mundo. Uma sucuri-verde pode chegar a pesar cerca de 90 quilos, porém, a espécie descoberta por Vonk conquistou o título.  

Fiel ao seu nome, a serpente possui uma cor de fundo verde oliva opaca, com manchas marrons e pretas redondas e bastante uniformes. Seu corpo é volumoso, longo e musculoso. 

Os machos da espécie alcançam, em média, 3,5 metros de comprimento, enquanto as fêmeas podem atingir até 5 metros. 

Assim como outras espécies de anaconda, a sucuri verde é presente, principalmente, em pântanos no nordeste da América do Sul. As anacondas com manchas marrons escuro são principalmente observadas no Brasil.

Sucuri-amarela

Também conhecida como anaconda paraguaia, a Eunectes notaeus é uma serpente grande, mas não tão grande quanto as suas parentes — a verde é a maior entre as espécies previamente relatadas. Em média, esse tipo de serpente atinge cerca de 3 a 4 metros de comprimento, podendo pesar cerca de 20 a 45 quilos.

Como sugerido pelo nome, a serpente possui um corpo alongado e amarelo vibrante, com manchas redondas marrons e pretas por toda extensão. 

Como as outras três espécies de anaconda, as amarelas são aquáticas por natureza. Elas preferem zonas úmidas baixas e habitats pantanosos e são muito mais rápidas na água do que em terra.

Sucuri-de-beni

A anaconda boliviana, Eunectes beniensis, é relativamente nova entre as espécies do gênero Eunectes. Inicialmente, especialistas acreditavam que a serpente era uma híbrida entre as sucuris verde e amarela, até ser reconhecida como uma espécie única em 2002. 

São de uma cor base esverdeada a marrom amarelada, com manchas redondas e marrons que abrangem todo o comprimento do corpo. Normalmente, essas anacondas atingem cerca de 3 a 4,5 metros de comprimento e pesam cerca de 20 a 30 quilos.

Cobra-cega que viveu com dinossauros preenche lacuna na evolução da espécie

Sucuri-malhada

A Eunectes deschauenseei é a menor espécie do gênero Eunectes, atingindo, em média, entre 1 e 2 metros de comprimento. 

A serpente é de cor marrom-esverdeada com manchas redondas e marrom-escuras. E, embora sejam semelhantes a outras espécies de sucuri, os corpos desses répteis tendem a ser mais finos e menos volumosos do que seus “parentes”. 

Também semi-aquática, essa sucuri habita áreas pantanosas, especialmente no norte do Brasil. 

Infelizmente, entre as outras espécies, a sucuri-malhada possui o maior risco de ser ameaçada de extinção. Isso se dá, principalmente, em decorrência ao desenvolvimento agrícola, que compromete o habitat da espécie. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais