Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O brócolis protege o coração, melhora o intestino e fortalece a imunidade

Brócolis é um vegetal crucífero da espécie Brassica oleracea, pertencente à família Brassicaceae, de cor verde-escura. Ele é fonte de ácido fólico, antioxidantes, fibras, cálcio e vitaminas A e C. De origem europeia, o brócolis é cultivado desde a época do Império Romano, sendo considerado um valioso alimento até os dias atuais. Saiba mais sobre esse vegetal e veja bons motivos para incluí-lo em sua dieta.

kale
Couve kale: como fazer e benefícios

Quais são os benefícios do brócolis?

O brócolis é rico em fenóis, flavonoides, selênio e vitamina C, elementos que lhe conferem as propriedades de aumentar a atividade enzimática. Assim, favorecendo a absorção de nutrientes e inibindo as nitrosaminas (substâncias carcinogênicas). É também rico em fibras, favorecendo a regulação da função intestinal.

  • Ajuda no emagrecimento;
  • Protege contra doenças cardíacas e circulatórias;
  • Combate os radicais livres;
  • Tem ação desintoxicante;
  • Melhora a imunidade celular;
  • Ajuda no combate ao câncer;
  • Ajuda a controlar o colesterol e as doenças cardíacas;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Ajuda a regular o intestino.
Brócolis
Foto de Louis Hansel na Unsplash

Como cozinhar brócolis?

A melhor forma de consumir o brócolis é por meio das suas folhas e talos cozidos ao vapor durante 20 minutos para evitar a perda de vitamina C. Uma forma fácil de fazer isso é cozinhar o brócolis em uma espagueteira com pouca água.  O brócolis é um excelente complemento para o macarrão alho e óleo.

Apesar do seu consumo em pizzas e outras receitas quentes ser comum, também é possível ingeri-lo cru em saladas e em sucos.

Como dito anteriormente, o consumo deste vegetal ajuda a melhorar o sistema imunológico e aliviar a prisão de ventre.

tofu
O que é tofu e quais são seus benefícios

Brócolis pode ajudar a combater câncer de pele

De acordo com Sally Dickinson, professora assistente de pesquisa no Departamento de Farmacologia e membro do Centro de Câncer da Universidade do Arizona, o brócolis pode auxiliar na prevenção ao câncer de pele. O foco da pesquisa foi em como o sulforafano poderia ser usado em pacientes para reduzir o risco de câncer de pele. O sulforafano é um composto produzido naturalmente em certos vegetais, como o brócolis, e que possui propriedades quimiopreventivas estabelecidas.

Durante a execução de seu estudo, a doutora aplicou pequenas doses de sulforafano à pele dos seus pacientes, como se fosse um protetor solar. Segundo ela, a busca por melhores métodos de prevenção do câncer de pele em formatos acessíveis e gerenciáveis para uso público é intensa. Isso porque, mesmo com a maior consciência sobre a exposição solar limitada e o uso de protetores solares, ainda estão aparecendo muitos casos de câncer de pele.

Sua pesquisa revelou que o sulforafano é altamente eficaz na inibição dos caminhos cancerígenos enquanto ativa genes quimioprotetores.

Quinoa
Quinoa: benefícios, como fazer e para que serve

Além de ajudar a combater o câncer de pele, o brócolis pode ajudar a prevenir o aparecimento de tumores malignos no organismo humano. Da mesma forma, ele pode auxiliar pacientes que tratam outros tipos de câncer a driblar os efeitos da quimioterapia e radioterapia.

Chamados de alimentos quimiopreventivos, o brócolis, assim como os crucíferos (couve, rúcula, agrião, couve-flor) é um vegetal rico em glucosinolatos. Essa substância se transforma em sulforafano após passar pelo processo de hidrólise enzimática. O sulforafano, por sua vez, age dentro das células e em Indol 3 Carbinol. Esse último sendo um fitonutriente que age como antitumoral, anti-inflamatório, antineoplásica e antioxidante.

Dessa maneira, incluir o brócolis na dieta pode trazer inúmeros benefícios para o organismo.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais