Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Descubra como limpar prata em casa, com receitas simples que levam bicarbonato de sódio, água e alumínio

Aprender como limpar prata pode ser uma mão na roda às vezes, principalmente quando você não tem tempo – nem dinheiro – para contratar um serviço profissional.

O escurecimento de objetos de prata é normal, já que o metal sofre um processo natural de oxidação quando entra em contato com a umidade do ar, com agentes como cloro e enxofre e até com a luz. As peças de prata, então, exigem uma manutenção regular para manter seu brilho e beleza.

Mas não pense que é necessário comprar algum produto químico específico para isso. Existe um componente natural e que você provavelmente tem em casa que dá conta de limpar prata: o bicarbonato de sódio.

Sim, dentre os diversos usos do bicarbonato está também a limpeza da prata. Mesmo sendo natural, esse sal é bem forte e abrasivo. Por isso, tome cuidado com peças de prata mais delicadas e use as técnicas apenas com peças que sejam de prata pura (outros metais podem não reagir bem ao bicarbonato).

Confira mais utilidades do bicarbonato de sódio no canal do Portal eCycle.

Como limpar prata

1. Pasta de bicarbonato com água

Faça uma pasta com três partes de bicarbonato e uma de água. Use a mistura para lustrar os talheres ou outros objetos de prata com um pano ou esponja.

Depois, lave os objetos com água–  no caso de talheres, use também sabão. Tome cuidado para não esfregar muito forte, pois isso pode riscar ou danificar a peça.

2. Banho de bicarbonato com água fervente

Essa técnica pode funcionar melhor para objetos pequenos, como brincos, cordões e presilhas. Misture uma colher de café de bicarbonato de sódio em uma panela com meio litro de água, mergulhe as peças e leve ao fogo. Deixe ferver, desligue o fogo e mantenha a prataria mergulhada na solução por cerca de um minuto. As peças devem sair claras sem esforço.

Para aumentar ainda mais o brilho, dê uma polida nas peças com uma flanela ou pano macio, tomando cuidado com a temperatura dos objetos. Evite deixar os itens na solução por tempo demais, pois isso pode corroer a prata. Seque bem seus objetos após o banho de bicarbonato.

3. Bicarbonato de sódio e alumínio

Em um recipiente largo (se for de alumínio melhor), coloque as peças de prata, salpique uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e cubra com alguns pedaços de papel alumínio.

Em seguida, coloque água fervente. Deixe por cerca de um minuto, enxágue e seque bem. Em geral, a reação do bicarbonato com o alumínio é bem eficiente na retirada da oxidação da prata.

4. Limpeza pesada

Para objetos mais resistentes, se você tentou alguma das sugestões acima e não obteve o resultado esperado, uma dica é recorrer a esse método radical. Só tome cuidado para não danificar o seu objeto (as técnicas acima são mais apropriadas para objetos sensíveis).

Ingredientes e utensílios necessários:

  • Um recipiente grande;
  • Papel alumínio;
  • 1 litro de água fervente;
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato;
  • 3 colheres de sopa rasas de sal de cozinha.

Passo a passo de como limpar prata com bicarbonato:

Forre o recipiente com o papel alumínio, acrescente a água, o bicarbonato e o sal. Mexa bem e depois mergulhe seus objetos de prata no bicarbonato por alguns segundos. A oxidação deve ir desaparecendo aos poucos, mas não deixe os objetos na água por muito tempo.

O ideal é contar 30 segundos no cronômetro e usar uma pinça de cozinha (daquelas grandes) para retirar a prata da solução. Por último, enxágue os objetos em água corrente, seque bem e procure guardar em um local apropriado, longe da umidade.

Uma dica para conservar por mais tempo o brilho dos seus objetos de prata é colocar um saquinho com giz ou alguns saquinhos de sílica gel junto com a prataria, pois isso ajuda a diminuir a umidade e a consequente oxidação.