Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda como manter uma boa saúde bucal através da higiene e a evitar fatores de risco

A saúde bucal vem dos hábitos de manter uma boa higiene. A boca é a entrada para os sistemas digestivo e respiratório, portanto, manter a região saudável pode evitar problemas maiores. Com a falta de higiene, as bactérias podem se proliferar e acabam gerando infecções, cáries e doenças na gengiva.

Além de doenças relacionadas à higiene oral, a falta da saúde bucal pode gerar outras condições piores. Entre elas estão doenças cardiovasculares e pneumonia.

De acordo com a OMS, mais de 3 bilhões de pessoas sofrem com doenças bucais. A cárie dentária não tratada é a condição de saúde mais comum do mundo. 

Embora sejam normais e possam resultar em problemas maiores, a maioria das condições resultantes da saúde bucal podem ser evitadas e tratadas nos seus estágios iniciais. 

Condições

As condições mais comuns são doenças bucais, ou seja, que se manifestam e afetam majoritariamente a boca. São elas:

Cáries

A cárie acontece quando bactérias, comida e ácido cobrem os dentes e formam uma placa. Essa placa transforma os açúcares que consumimos em um ácido que corrói os dentes e podem resultar em buracos. Ela pode ser evitada com uma boa higiene e com a redução do açúcar na dieta.

Quando não tratada, a cárie pode resultar em dor, deterioração do dente e infecções. 

Doenças periodontais

As doenças periodontais são doenças gengivais. Elas ocorrem por falta de higiene e também pelo uso do tabaco. Essa condição pode resultar no inchaço e sangramento da gengiva e mau hálito. Em casos mais severos, a gengiva pode se desprender dos dentes e do osso, muitas vezes fazendo com que o dente amoleça ou caia. 

Câncer de boca

O câncer de boca pode se apresentar em diversos lugares da boca, como a língua, parte interna das bochechas, gengivas e os lábios. Fumar é o maior fator de risco para a doença. 

Porém, outras condições podem se desenvolver por conta da falta de higiene. Bactérias podem entrar pela boca e se espalhar pelo resto do organismo. Endocardite, doenças cardiovasculares e pneumonia também são riscos vindos da saúde bucal

Fatores de risco

Os fatores de risco para a ameaça da saúde bucal são as mesmas que outras condições como doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias. São eles:

  • Uso de tabaco 
  • Álcool 
  • Dietas não saudáveis
  • Alto consumo de açúcar

É importante considerar, também, que alguns medicamentos podem reduzir os níveis de saliva na boca. A saliva age como neutralizador dos ácidos gerados pelas bactérias e ajuda a proteger o organismo dos micróbios que podem causar doenças. 

Cuidados

Para evitar complicações é necessário manter uma boa higiene bucal e cultivar hábitos saudáveis. Alguns dos cuidados a serem tomados são:

  • Ir regularmente ao dentista
  • Escovar os dentes duas vezes ao dia todos os dias
  • Passar fio dental pelo menos uma vez por dia
  • Diminuir o consumo de açúcar
  • Evitar o uso de tabaco 
  • Manter uma dieta saudável