Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Nobiletina é um flavonoide encontrado na casca de frutas cítricas, como laranja, tangerina e limão. A nobiletina é um agente farmacêutico com múltiplas funções, incluindo neuroproteção, proteção cardiovascular, proteção anticâncer, efeito anti-inflamatório e antioxidante. Por conta dessas possibilidades, a nobiletina é cada vez mais estudada, sendo uma candidata bastante promissora para o desenvolvimento de tratamentos medicinais. Saiba mais a seguir!

Funções da nobiletina

Em estudos, a nobiletina tem mostrado diferentes possibilidades de benefícios à saúde. Ela regula, por exemplo, a atividade do ciclo da ureia e o metabolismo de lipídios e glicose, melhorando a dislipidemia, adiposidade, hiperglicemia e resistência à insulina. Ela também já mostrou diminuir o estresse inflamatório, o estresse oxidativo no sistema digestivo e reduzir o risco de câncer de próstata. 

Protege o cérebro

Estudos mostraram que a nobiletina pode proteger o cérebro, suprimir o edema cerebral e inibir a morte celular. Além disso, em estudos com ratos, a nobiletina melhorou os déficits da função motora. 

Pode ajudar no tratamento de depressão

A depressão é um transtorno causado por diversos fatores, incluindo questões ambientais e genéticas. O cérebro possui uma proteína denominada fator neurótico derivado do cérebro (BDNF) que, se estiver devidamente regulada, pode-se atingir a terapia antidepressiva. Segundo estudos, a administração de nobiletina por cinco semanas pode melhorar significativamente o déficit de BDNF, contribuindo, assim, para uma resposta semelhante à de um antidepressivo.

Pode proteger os ossos

Em um estudo publicado no Journal of Pharmacological Sciences, a nobiletina mostrou inibir a reabsorção óssea sistêmica e manter a massa óssea em camundongos com deficiência de estrogênio. Os resultados da pesquisa mostram que, além de proteger a massa dos ossos, a substância pode contribuir em uma abordagem terapêutica para a perda óssea periodontal. 

Protege o sistema cardiovascular

A hiperglicemia ocasiona estresse oxidativo que contribui para as disfunções cardiovasculares. Em um estudo feito com ratos, a nobiletina mostrou melhorar o estresse oxidativo. Além disso, ela possui efeitos inibitórios e antioxidantes que ajudam a melhorar a disfunção cardiovascular da diabetes

Pode reduzir a obesidade e prevenir a diabetes

Um estudo da Western University descobriu que a nobiletina pode ajudar a reduzir a obesidade, prevenir diabetes e doenças do coração. Durante a pesquisa, camundongos que foram alimentados com uma dieta rica em gordura e colesterol e que também receberam nobiletina eram visivelmente mais magros e tinham níveis reduzidos de resistência à insulina e gorduras no sangue em comparação com outros camundongos que não ingeriram nobiletina.

Além dessa descoberta, os pesquisadores constataram que, em ratos que já apresentavam sintomas negativos de obesidade, era possível usar a nobiletina para reverter os sintomas e regredir o acúmulo de placas nas artérias, conhecido como aterosclerose.

A partir desses resultados, os cientistas almejam avançar os estudos levando-os para os humanos, a fim de determinar se a nobiletina tem os mesmos efeitos metabólicos positivos e pode, desse modo, ser utilizada em tratamentos medicinais.