Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda como é extraído o óleo de buriti e confira suas incríveis propriedades e benefícios para a pele e os cabelos

O óleo de buriti é extraído da polpa e das sementes do buriti (Mauritia flexuosa L.), uma espécie de palmeira de origem amazônica, também conhecida pelos nomes de buriti-do-brejo, carandá-guaçu, carandaí-guaçu, coqueiro-buriti, palmeira-dos-brejos, buritizeiro, meriti, miriti, muriti, muritim e muruti.

Por apresentar alto conteúdo de vitamina A, o óleo pode ser utilizado como produto comestível e também em queimaduras, pois possui efeito calmante e cicatrizante, segundo estudos, graças à presença de um composto chamado quitosana. Além disso, possui alto teor de antioxidantes e ação antibacteriana. 

Saiba mais sobre o buriti

Além de fornecer matéria-prima para medicamentos, alimentos, artesanato e abrigo, o buriti desempenha um papel importante na manutenção de nascentes e cursos d’água no Cerrado, sendo fundamental para o ecossistema e para as populações que nele habitam. 

A polpa extraída da fruta do buriti é um produto amplamente comercializado e consumido pelas populações rurais e urbanas em grande parte do país. A espécie tem um grande valor cultural e econômico para os povos das regiões onde é desenvolvida, pois fornece uma grande variedade de produtos e usos, sustentando ou complementando a renda de várias famílias, principalmente do Cerrado brasileiro.

O buriti é uma das espécies nativas com potencial econômico mais importante da América Latina, embora também apresente importância antropológica e ornamental para as regiões produtoras.

Benefícios para a saúde do óleo de buriti

  • Hidrata, nutre e acalma a pele seca, irritada e madura.
  • Fornece colágeno e elasticidade à pele.
  • É usado no tratamento de pele danificada, como feridas, queimaduras, cicatrizes e cortes.
  • Previne os danos causados ​​pelos radicais livres.
  • É usado para curar doenças de pele como eczema e psoríase.
  • Pode ser útil para peles com tendência a acne.
  • É usado no tratamento de erupções cutâneas, aspereza, pele sensível, vermelhidão e irritação.
  • Reduz o aparecimento de rugas e linhas finas.
  • É usado em produtos de limpeza para o corpo, rosto, hidratantes e produtos para o cuidado do cabelo para cabelos quebradiços, secos e danificados.
  • Previne os danos causados ​​pelos raios UVA e UVB do sol.
  • É usado para curar picadas e queimaduras.
  • Reduz o frizz do cabelo.
  • Alivia assaduras.
  • Ilumina manchas escuras.

Óleo de buriti para os cabelos

A aplicação do óleo de buriti é excelente para o pós-sol, cabelos tingidos e exposição excessiva ao calor, porque recupera a saúde dos fios.

Se você tem couro cabeludo oleoso, também pode se beneficiar do uso de produtos para os cabelos que contêm óleo de buriti, porque é rico em ômega 3, 6 e 9, que ajudam a equilibrar a produção de sebo.

Óleo de buriti para a pele

O óleo de buriti é um antioxidante natural, portanto, oferece proteção contra os danos dos radicais livres causados ​​pela exposição ao sol.

Embora os antioxidantes possam ajudar a prevenir os danos UVA, é importante observar que eles não protegem a pele contra os raios UVB que queimam a pele.

Por esse motivo, é importante que você sempre aplique um protetor solar com FPS15 mínimo pelo menos 20 minutos antes de sair ao sol.

Além de ser rico em antioxidantes, o óleo de buriti é considerado uma das fontes mais ricas de beta-caroteno natural (vitamina A).

O alto conteúdo de ácidos graxos são um dos principais ingredientes que melhoram fisicamente a aparência da sua pele. Você pode sentir mais elasticidade e firmeza, bem como uma pele mais lisa e macia.

Quando aplicados em conjunto com outros ingredientes, os ácidos graxos também podem reduzir a vermelhidão e a irritação.

Já a vitamina C, que é conhecida também como ácido ascórbico, desempenha um grande papel na promoção da produção de colágeno para uma pele macia e saudável. Ela também pode ajudar a reduzir e reverter os danos causados ​​pelos raios ultravioleta.