A carne de jaca faz sucesso no ciclo gastronômico vegetariano e vegano
A carne de jaca faz sucesso. Além de agradar ao paladar, se bem temperada, ela também supre uma lacuna para quem não come carne.
Isso porque, entre as dificuldades enfrentadas por quem quer se tornar vegetariano ou vegano (junto dos familiares imaginando uma anemia precoce ou você vislumbrando lanchonetes sem opções) está a substituição da carne em receitas mais encorpadas, como coxinha ou bacalhoada.
Carne de jaca substitui carne desfiada
Uma solução criativa é a utilização de jaca verde, cozida e desfiada, no lugar da carne. A fruta, de preferência naquele estágio um pouco anterior ao amadurecimento, é ótima para receitas salgadas.
Por ser bem neutra e quase não possuir gosto, ela pega bem qualquer tempero adicionado. Sua textura torna-se semelhante à do frango, mas obviamente o gosto não, o que a fez popular entre os vegetarianos. É possível até encontrar barracas de coxinha de jaca por aí.
Além disso, ela é uma ótima opção para receitas como carne louca, recheios de tortas, pastéis, empadas, fricassê e o que mais a imaginação quiser. A fruta permite que os vegetarianos explorem uma nova dimensão de pratos já conhecidos.
Benefícios da carne de jaca

A jaca (Artocarpus integrifolia L), facilmente encontrada no Brasil, é alvo de certo preconceito, devido ao seu aroma forte e à viscosidade característica. Contudo, a planta tem sido apontada como alternativa para a alimentação humana sob a ameaça das mudanças climáticas por pesquisadores da Universidade de Bangalore.
O fruto tem um incrível valor nutricional e oferece muitos benefícios à saúde. Comum em regiões tropicais, a jaca é o maior de todos os frutos cultivados e pertence à família Moraceae, a mesma do figo e da amora.
A jaqueira produz até 100 frutos por ano, sendo que eles podem variar de três até incríveis 37 quilos! A jaca é uma fruta muito rica em fibras, cálcio, potássio, ferro, vitamina A, vitamina C, fósforo, magnésio, carboidratos e vitaminas do complexo B, principalmente as vitaminas B2 (riboflavina) e B5 (niacina).
Como fazer carne de jaca
Ingredientes e materiais
- 1 jaca verde da variedade dura;
- 1 panela de pressão;
- Água;
- Óleo.
Que jaca escolher?
Para o preparo da receita dessa “carne“, você deve escolher uma jaca da variedade dura que ainda não esteja madura, limpá-la com uma escovinha e cortar em pedaços grandes para então levá-la à panela de pressão. Por ter dimensões naturalmente grandes, uma única fruta costuma render bastante.
Além disso, você pode congelar essa carne em embalagens individuais para usar futuramente. As jacas menores são mais fáceis de cortar e são uma boa opção para quem vai cozinhar para poucos. Utilize uma faca resistente e bem afiada.
O fruto é meio “grudento”, então antes de realizar o processo, unte a faca e a tábua que serão utilizadas com óleo ou azeite. Use luvas ou sacos plásticos para manusear a jaca ou unte também suas mãos. Ela gruda em tudo que encosta nela, por isso, use avental. Em contato com água, a substância se torna ainda mais aderente.
Procedimento da carne de jaca
Corte o fruto em pedaços grandes com casca, coloque-os na panela de pressão e cubra com água até a metade. Se sobrar jaca, realize o processo mais de uma vez, mas nunca sobrecarregue a panela. Deixe o fruto cozinhando por 40 minutos, em média.
Quando estiver pronto, escorra a água e deixe esfriar, tire o miolo e a casca, que são as partes mais duras, e também as sementes (as sementes são comestíveis e podem ser cozidas, assadas, torradas e também dá para fazer uma farinha com elas). Depois disso, desfie o fruto e utilize a carne de jaca em suas receitas como bem entender.
Vale lembrar que, apesar de ser incrivelmente rica, a jaca não possui os mesmos nutrientes da carne. Ela é uma substituta nas receitas graças à sua textura. Quem deseja seguir uma dieta vegetariana deve procurar o auxílio de um/a nutricionista e verificar a necessidade de tomar uma suplementação de vitamina B12.
Confira um vídeo que ensina como realizar o processo acima e ainda dá sugestão de um fricassê vegano delicioso:
Curry vegano de carne de jaca
Outra receita de carne de jaca é um curry inspirado na culinária sul-asiática. Confira:
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de pimenta-do-reino em grãos;
- 1 colher de sopa de sementes de cominho;
- 1 colher de sopa de sementes de coentro;
- ½ colher de sopa de flocos de pimenta vermelha moída;
- 1 colher de sopa de azeite;
- 2 folhas de louro;
- 2 dentes de alho picados;
- 2 colheres de sopa de gengibre ralado;
- 1 cebola grande picada;
- 2 xícaras de tomates picados;
- 425 g de jaca;
- 1 colher de chá de cúrcuma;
- 1 colher de chá de tomilho seco;
- 1 colher de chá de páprica;
- 1 colher de chá de sal;
- 1 lata de leite de coco;
- 1 ½ xícaras de caldo de legumes.
Modo de preparo
- Prepare a mistura de especiarias. Use um pilão para esmagar levemente os grãos de pimenta, as sementes de cominho, as sementes de coentro e os flocos de pimenta até que estejam completamente combinados e com um aroma incrível.
- Aqueça o azeite em uma panela grande antiaderente ou frigideira em fogo médio. Adicione a mistura de especiarias e algumas folhas de louro. Cozinhe por 3 a 4 minutos, mexendo a cada minuto, até que esteja perfumado. Descarte as folhas de louro.
- Adicione o alho, o gengibre, a cebola e os tomates frescos. Cozinhe por 7 a 8 minutos, mexendo sempre, até que os tomates estejam completamente macios e desmanchados.
- Separe os fios de jaca com as mãos ou um garfo. Em seguida, adicione-a à panela junto com a cúrcuma, o tomilho seco, a páprica e o sal. Continue cozinhando por cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente, até a jaca começar a ficar crocante e dourada.
- Adicione o leite de coco e o caldo de legumes. Deixe ferver em fogo baixo, tampe e cozinhe por 15 minutos, mexendo a cada dois minutos, até o molho ficar espesso e cremoso.
- Sirva imediatamente com arroz e quaisquer outros acompanhamentos de sua preferência.