Descubra 8 benefícios de subir escadas

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Subir escadas pode queimar mais calorias do que caminhar e correr. Confira benefícios

Subir escadas é uma maneira simples e funcional de praticar atividade física, mesmo que a sua rotina seja corrida. Trocar a escada rolante e o elevador pelas escadas ajudará você a tonificar as pernas, ganhar condicionamento e aumentar a massa muscular em pouco tempo. Além disso, não exige nenhum equipamento e pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora do dia.

Se você deseja manter a forma, emagrecer com saúde e garantir seu bem-estar físico e mental, a praticar exercícios diariamente é de extrema importância. O sedentarismo aumenta os riscos de desenvolver complicações relacionadas à obesidade, diabetes e doenças cardíacas, entre outros problemas de saúde. Por isso, praticar exercícios regularmente é necessário, mas muitas pessoas acham difícil escolher uma atividade e ter tempo para ela.

Quando comparado a correr e caminhar, subir escadas queima muito mais calorias, porque envolve todos os músculos abdominais, estimula todos os órgãos, ativa a coluna e reduz o risco de lesões nos joelhos, pernas e tornozelos. Para tirar o melhor proveito do seu exercício físico, use um tênis adequado (preferencialmente de corrida, para reduzir o impacto) e roupas confortáveis.

8 benefícios de subir e descer escadas

1. Ajuda a perder peso

Subir escadas por uma hora é uma forma de exercício muito intensa e tem imensos benefícios aeróbicos. Você pode perder cerca de 0,17 calorias ao subir e 0,05 calorias ao descer um único degrau. Nesse ritmo, se você usar as escadas por pelo menos meia hora por dia, provavelmente queimará calorias suficientes para perder peso de maneira saudável. É importante observar que a taxa de queima de calorias é maior em subir escadas em comparação com outras atividades, como caminhar ou correr.

2. Melhora a saúde do coração

Subir quatro lances de escada (cerca de 60 degraus) em menos de um minuto é um indicativo de boa saúde cardíaca, de acordo com um estudo recente conduzido pelo Dr. Jesús Peteiro, cardiologista do Hospital Universitário A Coruña, na Espanha. A pesquisa foi apresentada durante a EACVI – Best of Imaging 2020, congresso científico organizado pela Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC). Além disso, de acordo com outros estudos, subir escadas pode aumentar a lipoproteína de alta densidade (HDL) ou o colesterol bom no sangue e melhorar a circulação sanguínea no corpo, além de prevenir doenças do coração e aumentar a longevidade.

3. É bom para as articulações

Quando comparado a outros exercícios cardiovasculares, como corrida, HIIT ou treinamento de salto, subir escadas tem impacto relativamente baixo. Isso significa que ele não exerce tanta força nos tornozelos, joelhos e quadris, o que pode ajudá-los a se manterem saudáveis ​​ao longo do tempo. Além disso, significa que subir escadas é um ótimo exercício para pessoas mais velhas ou que estão se recuperando de lesões. Mas é importante não exagerar! Se você sofre de algum problema nas articulações, comece com poucos minutos por dia, em baixa velocidade, e vá aumentando a intensidade e a duração do exercício gradualmente.

4. Aumenta a força muscular

Subir escadas aumenta a força dos músculos da perna, coxa e quadril, ao mesmo tempo que tonifica os músculos abdominais. Pode ajudar também a aumentar a massa muscular na parte inferior do corpo.

5. Aumenta a resistência

Um estudo publicado no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports em 2014 revela que, ao melhorar o desempenho neuromuscular e cardiorrespiratório do corpo, subir escadas pode melhorar a marcha, o equilíbrio e a resistência. Além de contribuir para o condicionamento físico geral, essa atividade também ajuda a reduzir o risco de queda e minimiza o esforço em outras atividades diárias.

6. Melhora a saúde mental

Todos os tipos de exercícios ajudam seu corpo a liberar mais endorfinas, o que ajuda você a se sentir bem, de corpo e mente. Subir escadas tem o mesmo efeito e também ajuda a regular melhor seu padrão de sono. Quando combinados com a construção de força e resistência e o benefício adicional de uma perda de peso saudável, certamente esses benefícios melhorarão sua autoestima e níveis de confiança e o farão sentir-se feliz também.

7. Reduz o risco de acidente vascular cerebral

De acordo com pesquisa desenvolvida pela Harvard Alumni Health Study, atividades físicas, como subir escadas, podem reduzir o risco de derrame em longo prazo.

8. Subir escadas fortalece os músculos

Pense no que é preciso para subir as escadas: todos os músculos das pernas, além da ativação do abdômen, mover e talvez bombear os braços e ativação dos músculos das costas. Tudo isso se traduz em um sistema musculoesquelético mais forte e saudável. E, como o uso do músculo esquelético ajuda a aumentar o metabolismo, isso pode se traduzir em ainda mais calorias queimadas (e mais peso perdido) em longo prazo, conforme a massa muscular magra aumenta e o tônus ​​muscular melhora. Por isso, é o exercício ideal para fortalecer os músculos e melhorar o condicionamento físico.



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