Higienização de estofados: como fazer

eCycle

A higienização de estofados evita problemas de saúde e garante um ambiente limpo e agradável

Por mais que você seja cuidadoso com seus móveis, chegará o dia em que será preciso fazer uma higienização de estofados. Além de evitar problemas de saúde decorrentes do acúmulo de micro-organismos, a higienização de estofados garante um ambiente agradável e confortável para você e sua família. Conheça uma receita de limpeza de estofados natural que neutraliza os odores e desinfeta as superfícies.

Higienização de estofados com vinagre

O vinagre possui inúmeras utilidades dentro de casa. Ele serve para amaciar as roupas, eliminar pulgas, condicionar o cabelo, ajudar a emagrecer e tem poder desinfetante e neutralizador de odores. Dessa maneira, o vinagre também pode auxiliar na higienização de estofados.

Antes de utilizar o vinagre, aspire todo o estofado para remover detritos e outros resíduos maiores. Limpe todas as fendas e buracos de modo que não fique nenhum pedaço de comida ou sujeira nas áreas mais profundas. Coloque um pouco de vinagre branco em um borrifador e preencha o restante do frasco com água fria. Em seguida, pulverize o estofado inteiro com o vinagre e deixe até secar. Repita o processo algumas vezes.

Depois disso, umedeça um pano com o vinagre branco e passe sobre as manchas do sofá ou estofado. Deixe a área secar e repita até remover o odor. Por fim, você pode aplicar algumas gotas de óleos essenciais de sua preferência para perfumar o estofado. Para isso, depois da higienização dos estofados com vinagre, preencha 1/4 do borrifador com água e adicione entre cinco e dez gotas de óleo essencial. Em seguida, espirre no estofado e espere secar.

Entretanto, o especialista Luís Augusto Corrientes Claro, da empresa Tech Haus Brasil, indica que você faça uma higienização profissional de estofados a cada um ano para retirar a sujeira e os germes que permaneceram mesmo após a limpeza regular. Ele também apresenta cinco vantagens de realizar esse procedimento:

Higienização de estofados sem água

Similar à lavagem a seco, a higienização de estofados começa com a identificação do tecido e do estado da peça. A limpeza é feita por meio de um processo que permite a higienização profunda de todas as camadas do estofamento, desde o tecido que reveste o mobiliário até a esponja interna do almofadado. Para isso, as empresas usam produtos e maquinários especializados.

A utilização de água nesse processo não é recomendada porque provoca a infiltração nas camadas mais profundas dos produtos, permitindo um ambiente ideal para a proliferação de fungos, bactérias e ácaros nocivos à saúde.

Higienização de estofados completa

A higienização de estofados com produtos e maquinários especializados garante a eliminação de micro-organismos nocivos à saúde e um ambiente limpo e agradável.

Higienização de estofados em casa

A higienização de estofados pode ser feita na comodidade das residências e dos espaços corporativos, não sendo necessária a retirada dos móveis. Esse processo é rápido e leva cerca de uma hora e meia.

Higienização de estofados ecologicamente correta

Para realizar a higienização de estofados, procure empresas que utilizam produtos sustentáveis e ecologicamente corretos, de modo a não prejudicar a saúde de pessoas e animais. Há produtos à base de essências naturais que não alteram a cor, a textura e o toque das superfícies, além da vantagem de não serem inflamáveis.

Higienização de estofados elimina odores e manchas

O processo de higienização de estofados promove a eliminação de odores e diminuição de 90% de manchas provocadas por tinta de caneta, vinho, café e chocolate. Além disso, também reduz em 80% as manchas provocadas por óleos, como azeite, e produtos à base de petróleo, como batons e graxas.


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×