Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aprenda como utilizar o óleo essencial de laranja-doce para a ansiedade e seus outros benefícios

O óleo essencial de laranja-doce é extraído da casca das frutas da árvore da espécie Citrus sinensis, por meio da prensagem a frio. Às vezes, as folhas e flores da planta de laranja também podem ser usadas. Na aromaterapia, ele proporciona benefícios à saúde como melhorar o humor, aliviar dores no estômago, entre outros. O seu aroma é característico da laranja, sendo descrito como refrescante.

laranja
Laranja: informações nutricionais e benefícios

Benefícios do óleo essencial de laranja-doce

Atividade antimicrobiana

Um estudo que analisou o efeito do óleo essencial de laranja em bactérias E. coli obtidas da carne bovina (que podem causar intoxicação alimentar) concluiu que, após 24 horas, uma concentração de 1% ou menos de óleo essencial de laranja inibiu as bactérias em temperaturas de refrigeração.

Outro estudo, mostrou que o óleo essencial de laranja é capaz de combater cepas de Staphylococcus aureus, resistentes a antibióticos. Quando adicionadas às células humanas infectadas em cultura, baixas concentrações de óleo essencial de laranja matavam as bactérias sem prejudicar as células cultivadas.

O óleo essencial de laranja também pode impedir o crescimento de quatro espécies de fungos que podem estragar alimentos, de acordo com um terceiro estudo. Outro estudo concluiu que o óleo essencial de laranja combate oito espécies de fungos que afetam vegetais. Entretanto, o óleo essencial de cravo e o óleo essencial de alho foram mais eficazes.

Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

Ansiedade e depressão

A aromaterapia com óleo essencial de laranja-doce parece reduzir os sintomas da ansiedade e depressão. Em um estudo, verificou-se que a aromaterapia com óleo essencial de laranja reduziu os níveis de hormônio do estresse em crianças submetidas a um procedimento odontológico.

Além disso, em um outro estudo, as mulheres em trabalho de parto relataram menos ansiedade após a inalação do óleo essencial de laranja do que as mulheres do grupo de controle que inalaram água destilada.

Tâmara: fruta com incríveis benefícios

Um estudo concluiu que inalar o óleo essencial de laranja auxilia em casos de depressão e tem potencial de combate do transtorno.

Além dos benefícios citados, o aroma do óleo essencial de laranja-doce pode auxiliar na melhora do bem-estar e alívio da tensão nervosa causada pelo estresse.

Alívio do transtorno de estresse pós-traumático

Em um estudo feito com ratos, o óleo essencial de laranja mostrou um efeito significativo na resposta comportamental dos animais expostos ao medo. Os resultados indicam que o óleo afeta a extinção da memória do medo em camundongos. Trata-se de uma descoberta promissora que indica que o óleo essencial tem potencial para amenizar os sintomas do transtorno de estresse pós-traumático em humanos.

Alívio da dor

Em um estudo com pessoas com fraturas ósseas, a inalação do óleo essencial de laranja ajudou a aliviar a dor. Comparado a um grupo de controle, as pessoas que inalaram óleo essencial de laranja relataram menos dor.

Em outro estudo, os pesquisadores avaliaram se uma mistura de gengibre e óleo essencial de laranja poderia ajudar a aliviar dores no joelho quando aplicada à pele. Comparado a um grupo de controle, as pessoas que usaram a mistura de óleo essencial relataram maior alívio da dor a curto prazo, mas o óleo não pareceu ajudar na dor a longo prazo.

dor nas articulações
Dor nas articulações: o que é e remédios naturais
gengibre
Gengibre: para que serve e benefícios à saúde

Atividade anticâncer e antioxidante

O limoneno, um terpeno encontrado no óleo essencial de laranja, pode ajudar a inibir o crescimento e promover a morte de células cancerígenas do cólon. Esta foi a conclusão de um estudo que analisou esse efeito em células in vitro.

Outro estudo constatou que o óleo essencial de laranja inibe o crescimento de linhas celulares de câncer de pulmão e próstata in vitro. Além disso, houve aumento da morte celular na linha celular de câncer de pulmão. O mesmo estudo também concluiu que o óleo essencial de laranja tem antioxidante.

Consequentemente, suas propriedades antioxidantes podem auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico.

Antioxidante
Antioxidante: o que é e onde encontrá-lo?

Desempenho do exercício

Um estudo avaliou o efeito do óleo essencial de flor de laranjeira inalado durante a prática de exercício físico em atletas. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que inalaram o óleo tiveram uma diminuição significativa nos tempos de execução, bem como um aumento na função pulmonar.

Beterraba
13 incríveis benefícios da beterraba

Perda de peso

Um estudo mostrou que ratos obesos alimentados com cápsulas de óleo essencial de laranja mostraram uma redução no ganho de peso (ou seja, perda de gordura localizada) e no colesterol.

Atividade inseticida

Um estudo analisou o efeito que o óleo essencial de laranja teve em larvas e pupas de moscas domésticas. Verificou-se que o óleo possui propriedades inseticidas por contato e fumigação.

Como usar o óleo essencial de laranja-doce

óleo-essencial-de-laranja-doce
Imagem de Kelly Sikkema no Unsplash

Aromatizador

Talvez você queira melhorar um pouco o seu humor? Ou talvez você gostaria de adicionar o aroma refrescante de laranja a uma sala? A difusão pode ajudá-lo a fazer isso.

Um difusor permite que um óleo essencial evapore, normalmente usando calor. À medida que a evaporação ocorre, o perfume se espalha por todo o ambiente.

Existem muitos tipos de difusores que você pode comprar on-line ou em lojas especializadas que vendem produtos de aromaterapia. Cada tipo de difusor terá seu próprio conjunto específico de instruções. Siga cuidadosamente todas as instruções do produto ao usá-lo e aproveite seus benefícios.

Spray de limpeza

Deseja outra maneira de adicionar um perfume de laranja a um espaço? Ou talvez você gostaria de usar o óleo essencial de laranja como limpador natural? Você pode fazer um spray de óleo de laranja seguindo estas etapas:

  1. Adicione o óleo essencial de laranja à água, de preferência em uma garrafa de vidro. Use de dez a 15 gotas por xícara de água;
  2. Agite bem o frasco para misturar o conteúdo;
  3. Pulverize conforme desejado.
Limpeza com produtos químicos
Fazer limpeza com produtos químicos é tão nocivo quanto fumar 20 cigarros por dia, diz estudo

Óleo de massagem

Você está procurando aliviar a dor ou inflamação? Considere fazer seu próprio óleo de massagem com infusão de óleo essencial de laranja.

Para fazer isso, você precisará diluir o óleo essencial de laranja em um óleo transportador, como óleo de coco, óleo de jojoba, óleo de semente de uva, entre outros. Use 20 gotas de óleo essencial por 30 ml de óleo transportador para fazer um óleo de massagem com uma solução a 3%.

Óleos vegetais onde comprar
Óleos vegetais: extração, benefícios e como adquirir

Segurança e efeitos colaterais

Os óleos essenciais podem causar reações na pele quando aplicados topicamente. Para evitar problemas, teste uma pequena quantidade de óleo essencial de laranja diluído na parte interna do cotovelo antes de usar em áreas maiores.

Evite o uso de óleo essencial de laranja velho ou oxidado, pois pode causar sensibilização dérmica, uma reação alérgica que pode não ser imediata, mas que se manifesta após alguns usos.

Se ocorrer alguma reação, remova o óleo essencial com óleo vegetal, pois a água não é eficaz devido à diferença de polaridade química.Alguns óleos essenciais cítricos são fototóxicos, o que significa que podem causar reações dolorosas na pele quando aplicados e em seguida ocorrer a exposição ao sol.

óleos essenciais
Óleos essenciais: um guia completo

O óleo essencial de laranja tem baixo risco de fototoxicidade, mas ainda é aconselhável ter cuidado se planejar sair depois de usá-lo em sua pele.

Como com outros óleos essenciais, siga estas precauções de segurança ao usar óleo de laranja:

  • Não aplique óleo essencial não diluído na pele;
  • Mantenha o óleo longe dos olhos;
  • Armazene fora do alcance de crianças e animais de estimação;
  • Se você usar o óleo para aromaterapia, verifique se o espaço em que está está bem ventilado;
  • Se estiver grávida, amamentando ou tomando medicamentos prescritos, procure orientação médica antes de usar qualquer óleo essencial;
  • Lembre-se: recomenda-se exclusivamente o uso tópico (externo) do óleo essencial.

O que procurar

óleo essencial de laranja pode ser comprado em lojas on-line ou físicas. Siga as dicas abaixo para garantir a compra de óleo essencial de laranja de boa qualidade.

  • Verifique o rótulo do nome científico: Citrus sinensis. O óleo essencial de laranja amarga é outro óleo com um nome muito semelhante: Citrus aurantium. Não confunda os dois;
  • Verifique a pureza do produto. Você deve comprar óleo essencial de laranja 100% puro. Se não for esse o caso, deve ser indicado no rótulo;
  • Escolha vidros escuros. O óleo essencial pode ser danificado pela luz solar e os vidros escuros ajudam a evitar isso;
  • Cheire o óleo. Se não cheira a laranja, não compre ou, se você tiver obtido on-line, faça a devolução (por lei você tem até sete dias para devolvê-lo depois da data da compra).
Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais