Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Objetivo do Dia da Árvore é sensibilizar para a importância da preservação das árvores para o equilíbrio do ambiente

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro, data que marca o início da primavera do hemisfério sul. Em sintonia com a data, a Festa Anual das Árvores foi instituída em todo o território nacional pelo Decreto Federal nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, para criar uma versão nacional do “Dia da Árvore“, que é comemorado mundialmente em 21 de março (o equinócio de primavera do hemisfério norte).

Devido às diferenças fisiográficas-climáticas do Brasil, a Festa Anual das Árvores é comemorada em datas distintas em diferentes estados. Nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia e Territórios Federais do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia, a Festa Anual da Árvore é comemorada na primeira semana do mês de março.

Nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Guanabara; Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, a comemoração é no dia 21 de setembro.

Ainda assim, a comemoração do Dia da Árvore em 21 de setembro se manteve com certa autonomia com relação à data oficialmente estabelecida. Por se tratar de um assunto importante, um dia só para lembrar das árvores parece se fazer cada vez mais necessário.

Dia da árvore
Imagem de Arnaud Mesureur em Unsplash

Objetivo

A Festa Anual das Árvores tem como objetivo sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores para o equilíbrio do ambiente, incluindo seus serviços ecossistêmicos. Para saber o que são serviços ecossistêmicos, dê uma olhada na matéria: “O que são serviços ecossistêmicos?“. Para conhecer os benefícios das árvores, dê uma olhada na matéria: “Benefícios das árvores e seu valor“.