Benefícios da goiaba e do chá da folha de goiaba

eCycle

Consumir goiaba e o chá de suas folhas pode ajudar a prevenir o câncer, faz bem para o intestino e reduz cólicas menstruais

Goiaba
Goiaba. Imagem editada e redimensionada de Sakurai Midori, está disponível no Wikimedia Commons

A goiaba é o fruta de uma árvore tropical nativa da América Central, cujo nome científico é Psidium guajava.

A goiaba é uma fruta doce com um sabor levemente azedo, e pode apresentar a polpa nas cores rosa, avermelhada e branca, com muitas sementes, que amadurecem durante o verão. No Brasil, a goiaba é muito consumida na forma de fruta e suco, mas o chá das folhas da planta também pode ser ingerido. Alguns estudos mostram, inclusive, que o extrato das folhas de goiaba apresentam benefícios que, por similaridade, podem ser encontrados no chá, como alívio de cólicas menstruais, controle dos níveis de açúcar no sangue e do colesterol. Confira:

Benefícios da goiaba e do chá das folhas de goiaba

1. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

Algumas evidências sugerem que a goiaba pode melhorar o controle do açúcar no sangue.

Vários estudos realizados em animais constataram que o extrato da folha de goiaba melhorou os níveis de açúcar no sangue a longo prazo e a resistência à insulina (confira aqui os estudos a respeito: 1, 2, 3, 4, 5).

Alguns estudos envolvendo seres humanos também mostraram resultados promissores.

Um estudo realizado com 19 pessoas concluiu que tomar o chá de folha de goiaba reduz os níveis de açúcar no sangue após uma refeição. Os efeitos duraram até duas horas (confira aqui o estudo: 3).

Outro estudo realizado com 20 pessoas com diabetes tipo 2 mostrou que tomar chá de folha de goiaba reduziu os níveis de açúcar no sangue após uma refeição em mais de 10% (confira aqui o estudo: 3).

2. Pode ser uma opção de conservante natural

Um estudo que analisou os efeitos do extrato das folhas de goiabas cultivadas no Brasil mostrou que a substância apresenta boa atividade antimicrobiana contra o Staphylococcus aureus, uma bactéria que, se estiver com superpopulação no organismo, pode ser muito nociva.

Esses resultados indicam que o extrato das folhas de goiaba pode ser uma opção natural de conservante de alimentos e uma nova fonte de um agente antimicrobiano contra S. aureus.

Para conhecer o perigo de alguns conservantes, dê uma olhada na matéria: "Conservantes: o que são, quais os tipos e perigos".

3. Faz bem para o coração

A goiaba pode ajudar a melhorar a saúde do coração de várias maneiras. Pesquisadores acreditam que isso se deve à quantidade de antioxidantes e vitaminas presentes nas folhas de goiaba, que protegem o organismo dos radicais livres (confira aqui estudo a respeito: 6).

As quantidades de potássio e de fibras da goiaba também contribuem para a saúde do coração. Além disso, o extrato das folhas de goiaba tem sido associado à diminuição da pressão arterial, do colesterol LDL "ruim" e ao aumento do colesterol HDL "bom" (confira aqui estudo a respeito: 7).

Como a pressão alta e os níveis elevados de colesterol LDL estão associados a riscos mais elevados de doenças cardíacas e derrames, consumir o extrato da folha de goiaba pode ser benéfico.

A fruta também é benéfica para o coração. Um estudo de 12 semanas em 120 pessoas descobriu que comer goiaba madura antes das refeições causou uma diminuição geral da pressão arterial em 8–9 pontos, uma redução no colesterol total em 9,9% e um aumento no “bom” colesterol HDL em 8% (confira aqui estudo a respeito: 8). Resultados parecidos foram encontrados em outros estudos (confira-os aqui: 9, 10).

4. Pode ajudar a aliviar cólicas menstruais

Muitas mulheres experimentam dismenorreia - sintomas dolorosos durante a menstruação, como cólicas.

Há algumas evidências de que o extrato da folha de goiaba pode reduzir a intensidade dessas dores.

Um estudo realizado em 197 mulheres que apresentavam sintomas dolorosos durante a menstruação, descobriu que tomar 6 mg de extrato de folha de goiaba diariamente resultou em redução da intensidade da dor, com efeitos mais poderosos do que alguns analgésicos (confira aqui o estudo a respeito: 11).

O extrato da folha de goiaba também ajuda a aliviar as contrações uterinas (confira aqui estudo a respeito: 12).

5. Faz bem para o intestino

As goiabas são alimentos ricos em fibras. Uma goiaba fornece 12% da ingestão diária recomendada (IDR) de fibras, o que pode melhorar os movimentos intestinais e prevenir a constipação.

Além disso, extrato de folha de goiaba ajuda a reduzir a intensidade e duração da diarreia (confira aqui estudos a respeito: 14, 15, 16). Seus efeitos contra micro-organismos nocivos podem estar relacionados à sua propriedade de combater a diarreia (confira aqui estudos a respeito: 14, 17).

6. Ajuda a emagrecer

Além de conter 12% da IDR de fibras, uma goiaba possui apenas 37 calorias (confira aqui estudo a respeito: 13) e é repleta de vitaminas e minerais - características que a tornam uma excelente substituta de lanches que não trazem saciedade, são calóricos e pobres em minerais e vitaminas.

7. Previne o câncer

Estudos em tubo de ensaio e em animais mostraram que o extrato de goiaba pode prevenir e até impedir o crescimento de células cancerígenas (confira aqui estudos a respeito: 18, 19).

Isto é provavelmente devido aos altos níveis de poderosos antioxidantes que impedem os radicais livres de danificar as células, uma das principais causas de câncer (confira aqui estudo a respeito: 19).

Um estudo em tubo de ensaio descobriu que o óleo de folha de goiaba foi quatro vezes mais eficaz em parar o crescimento de células cancerosas do que drogas contra o câncer (confira aqui: 20).

Embora os resultados dos experimentos com tubos de ensaio sejam promissores, isso não significa que o extrato de folha de goiaba ajude a tratar o câncer em pessoas. São necessários mais estudos para comprovar se esses efeitos podem ser observados em humanos.

8. Tem mais vitamina C que a laranja

Baixos níveis de vitamina C estão ligados a um aumento do risco de infecções e doenças.

A goiaba é uma excelente fonte de vitamina C. Apenas uma goiaba fornece o dobro da IDR de vitamina C - uma quantidade duas vezes maior à encontrada em uma laranja (confira aqui estudo a respeito: 13).

A vitamina C desempenha um papel fundamental na manutenção do sistema imunológico ao ajudar a combater vírus e bactérias (confira aqui estudo a respeito: 21). Além disso, embora não seja comprovado que ela previna o resfriado, há estudos que mostram que ela pode reduzir sua duração (confira aqui estudo a respeito: 22).

9. Faz bem para a pele

Além de prevenirem o câncer, os antioxidantes presentes na goiaba proteger a pele de danos oxidativos, o que ajuda a prevenir a velhice precoce (confira aqui estudo a respeito: 23).

Além disso, o extrato das folhas de goiaba pode ajudar a tratar a acne quando aplicado diretamente sobre a pele.

Um estudo em tubo de ensaio constatou que o extrato das folhas de goiaba foi eficaz no combate às bactérias causadoras da acne - provavelmente devido às suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias (confira aqui estudo a respeito: 24).



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail