Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A semente de maracujá proporciona efeitos antioxidantes, cardioprotetores, entre outros

A semente de maracujá, diferente do que algumas pessoas pensam, não faz mal para a saúde. Muito pelo contrário, ela proporciona benefícios que vão de efeitos antioxidantes até manutenção de sistemas cardiovasculares e intestinais.

Antioxidante
Antioxidante: o que é e onde encontrá-lo?

A semente de maracujá é rica em compostos polifenólicos, como piceatannol e scirpusin B, substâncias que protegem as células de danos causados por radicais livres. Além disso, a semente de maracujá é fonte de fibras insolúveis e magnésio.

Maracujá
Imagem de Michael Kucharski no Unsplash

Benefícios da semente de maracujá

Fonte de antioxidantes

O piceatannol e o scirpusin B presentes na semente de maracujá são compostos polifenólicos que possuem significativa atividade antioxidante.

fibras alimentares
O que são fibras alimentares e seus benefícios?

Os antioxidantes protegem o corpo dos radicais livres, que são moléculas que danificam o DNA interno das células. Esses danos causados ​​pelos radicais livres podem levar a doenças degenerativas e crônicas, como problemas no sistema imunológico, aterosclerose (entupimento das veias), doença de Alzheimer, doenças cardíacas, artrite, demência e diabetes. Além de fornecer proteção contra essas doenças, as propriedades antioxidantes da semente de maracujá evitam enrugamento prematuro da pele causado pela radiação UV.

Cardioprotetora

Uma propriedade da semente de maracujá pode fazer o diâmetro das artérias expandirem, um processo conhecido como vasodilatação. Esse processo contribui para a diminuição da pressão arterial, ajudando o sistema cardiovascular a se manter saudável.

Fonte de magnésio

A semente de maracujá fornece magnésio, um mineral essencial para a manutenção da saúde desde o nascimento. Ele participa de centenas de reações no organismo, de modo que a ausência de magnésio pode aumentar o risco de doenças crônicas. Pessoas com doenças gastrointestinais, como doença de Crohn e doença celíaca, podem apresentar deficiência em magnésio. Os primeiros sintomas da deficiência em magnésio são: náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza. Com a piora do quadro, o paciente pode apresentar dormência, formigamento, contrações musculares e câimbras, convulsões, depressão, osteoporose e perturbações do ritmo cardíaco. Saiba mais sobre a importância do magnésio na matéria: “Magnésio: o que é e para que serve?“.

semente-de-melancia
Semente de melancia: benefícios e como assar

Rica em fibras insolúveis

A semente de maracujá é rica em fibra alimentar insolúvel. Isso significa que ela contribui para o processo de conversão de açúcares complexos em açúcares simples durante a digestão. Além disso, as fibras insolúveis presentes na semente de maracujá ajudam a equilibrar as bactérias intestinais, eliminar toxinas, reduzir o risco de tumores no cólon, promover o movimento intestinal regular, prevenir a constipação e as hemorroidas.

Como plantar a semente do maracujá

maracujá precisa de espaço, mas pode ser plantado em vasos, desde que tenham capacidade de pelo menos 50 litros. Ele pode ser plantado a partir de sementes, mudas ou estacas.

No caso das sementes, elas devem ser retiradas de um maracujá maduro e ficarem secando por alguns dias. Depois disso, basta acrescentá-las ao solo, cobrindo-as com uma pequena camada de substrato.

maracujá requer um solo bem adubado (de preferência com húmus caseiro de composteira), drenado e leve, sem excesso de umidade. Assim, a rega deve ser feita sem exageros apenas quando o solo estiver seco. Como se trata de uma planta tropical, o pé da fruta também precisa de bastante sol.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais