Semente de maracujá não faz mal; pelo contrário, é benéfica

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A semente de maracujá contém compostos que proporcionam efeitos antioxidantes, cardioprotetores, entre outros

semente de maracujá
Imagem de Marcello Aquino disponível no Unsplash

A semente de maracujá, diferente do que algumas pessoas pensam, não faz mal para a saúde. Muito pelo contrário, ela proporciona benefícios que vão de efeitos antioxidantes até manutenção de sistemas cardiovasculares e intestinais.

A semente de maracujá é rica em compostos polifenólicos, como piceatannol e scirpusin B, substâncias que protegem as células de danos causados por radicais livres. Além disso, a semente de maracujá é fonte de fibras insolúveis e magnésio.

Benefícios da semente de maracujá

Fonte de antioxidantes

O piceatannol e o scirpusin B presentes na semente de maracujá são compostos polifenólicos que possuem significativa atividade antioxidante.

Os antioxidantes protegem o corpo dos radicais livres, que são moléculas que danificam o DNA interno das células.

Esses danos causados ​​pelos radicais livres podem levar a doenças degenerativas e crônicas, como problemas no sistema imunológico, aterosclerose (entupimento das veias), doença de Alzheimer, doenças cardíacas, artrite, demência e diabetes. Além de fornecer proteção contra essas doenças, as propriedades antioxidantes da semente de maracujá evitam enrugamento prematuro da pele causado pela radiação UV.

Cardioprotetora

A semente de maracujá possui propriedades que fazem o diâmetro das artérias expandirem, um processo conhecido como vasodilatação. Esse processo contribui para a diminuição da pressão arterial, ajudando o sistema cardiovascular a se manter saudável.

Fonte de magnésio

A semente de maracujá fornece magnésio, um mineral essencial para a manutenção da saúde desde o nascimento. Ele participa de centenas de reações no organismo, de modo que a ausência de magnésio pode aumentar o risco de doenças crônicas. Pessoas com doenças gastrointestinais, como doença de Crohn e doença celíaca, podem apresentar deficiência em magnésio. Os primeiros sintomas da deficiência em magnésio são: náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza. Com a piora do quadro, o paciente pode apresentar dormência, formigamento, contrações musculares e câimbras, convulsões, depressão, osteoporose e perturbações do ritmo cardíaco. Saiba mais sobre a importância do magnésio na matéria: "Magnésio: para que serve?".

Rica em fibras insolúveis

A semente de maracujá é rica em fibra alimentar insolúvel. Isso significa que ela contribui para o processo de conversão de açúcares complexos em açúcares simples durante a digestão. Além disso, as fibras insolúveis presentes na semente de maracujá ajudam a equilibrar as bactérias intestinais, eliminar toxinas, reduzir o risco de tumores no cólon, promover o movimento intestinal regular, prevenir a constipação e as hemorroidas.


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