Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Leite de magnésia possui propriedades incríveis e pode ser usado para tratar diversas condições de saúde, além de ter uso cosmético

O leite de magnésia é um produto alcalino utilizado para tratar azia, má digestão, excesso de acidez no estômago e prisão de ventre ocasional. Muito usado como laxante, ele contém hidróxido de magnésio e água, possui preço acessível e é facilmente encontrado em farmácias.

O potencial alcalinizante do leite de magnésia também permite que ele seja usado como desodorante e para tratar casos de acne, já que o produto reduz a acidez da pele e afasta as bactérias causadoras do cecê e das espinhas.

O que é o magnésio?

Magnésio (Mg) é um elemento essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, já que ele participa de mais de 300 reações bioquímicas do corpo humano. Apesar de ser tão importante, nossa maior fonte de consumo de magnésio, os alimentos, apresenta uma carência desse nutriente mineral.

Para reparar essa condição, além de uma dieta direcionada, existem injeções, suplementos em comprimido e soluções, mas esse leite não se enquadra nessa categoria, por ser diluído em água.

Formas de magnésio que se dissolvem bem em líquidos são absorvidas no intestino, cumprem sua função como laxante e depois são eliminadas na forma de sais de magnésio (apenas uma pequena parte do magnésio é absorvido pelo corpo).

Se você tiver deficiência de magnésio, o L-Treonato magnésio e o cloreto de magnésio são suplementos mais efetivos. Saiba mais sobre o magnésio e seus benefícios nas matérias:

Cloreto de magnésio
Cloreto de magnésio: o que é e para que serve?

Para que serve o leite de magnésia?

Imagem de MedicalNewsToday

O leite de magnésia, às vezes confundido pelas pessoas e chamado de leite de magnésio, pode ser usado do modo tradicional, como antiácido ou como laxante, segundo as instruções do frasco, ou ainda para tratar e prevenir acnes, como desodorante e até para curar aftas. Crianças menores de 2 anos, assim como mulheres grávidas e lactantes, não devem tomar o remédio sem orientação médica. Portanto, para saber mais, um médico deverá ser consultado. Conheça alguns usos do leite.

Magnésio: o que é e para que serve?

Laxante

O leite de magnésia pode ser usado para provocar a retenção de água no interior do intestino, ajudando a promover a movimentação intestinal e acabando de vez com a prisão de ventre. A dose recomendada é de 2 a 4 colheres de sopa (30 a 60 ml) uma vez ao dia, para adultos e crianças de 12 anos ou mais.

Crianças entre 6 e 11 anos devem tomar de 1 a 2 colheres de sopa (15 a 30 ml) por dia e, no caso dos menores, de 2 a 5 anos, a dose cai para 1 colher de chá a 1 colher de sopa (5 a 15 ml) ao dia.

O período máximo de utilização do leite de magnésia como laxante é de 3 dias consecutivos. Os efeitos laxativos da substância se manifestam entre 30 minutos e 6 horas após o consumo. Se persistirem os sintomas de dor abdominal, vá ao médico para diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado.

Antiácido

O leite pode ser usado como antiácido, isto é, para diminuir a acidez estomacal e dores no estômago. Para usá-lo, os adultos e crianças de 12 anos ou mais devem tomar de 1 colher de chá (5 ml) a 1 colher de sopa (15 ml).

É possível repetir a dose, desde que respeitada a dose diária máxima, que é de 3 colheres de sopa (45 ml) a cada 24 horas.

No caso das crianças de 2 a 11 anos a dose deve ser de 1 colher de chá (5 ml) por vez, com no máximo 30 ml (2 colheres de sopa ou 6 colheres de chá) a cada 24 horas. O uso contínuo do leite de magnésia como antiácido não deve ultrapassar 14 dias.

Tratar acne

O leite de magnésia ajuda a tratar o problema da acne, pois reduz a oleosidade e a acidez da pele, restaurando seu brilho e saúde. Mas o produto só deve ser usado para pele por pessoas que possuam a oleosidade da região alta ou pode causar escamações e ressecamentos.

Remédios para espinhas: 18 opções naturais

Ajuda com as aftas

Assim como no caso do uso de bicarbonato de sódio como remédio caseiro para afta, o leite de magnésia também ajuda a neutralizar a acidez da boca, que é um dos fatores que contribuem para o aparecimento da afta.

Basta fazer gargarejo com a mistura de 1 colher de sopa de leite de magnésia com 1 copo de água. Faça isso de uma a duas vezes por dia.

Evite também o enxaguante bucal com álcool, que piora a ardência da afta. Confira receitas de enxaguante bucal caseiro e natural.

Desodorante com leite de magnésia

Por seu potencial alcalino, o leite de magnésia combate também a acidez do suor, que é o que permite a proliferação de bactérias em regiões como a axila.

Essas bactérias são as responsáveis pela produção do temido cecê. Assim, o leite pode ser usado como desodorante, basta diluí-lo em água e, se quiser, acrescentar algumas gotas do óleo essencial de sua preferência (se for bactericida melhor!). Confira a receita completa na matéria: “Desodorante natural: caseiro ou comprar?”.

Quais são os efeitos colaterais do leite de magnésio?

O leite de magnésio, especialmente se consumido em excesso, pode causar alguns efeitos colaterais, como diarreia, cólica, vômito, diminuição da urina, fraqueza muscular e diminuição do batimento cardíaco.

Por isso, o ideal é tomar apenas a dose recomendada, consumir o produto de forma moderada e a curto prazo. Quem tem problemas renais ou intolerância a algum componente da fórmula deve evitar a ingestão de leite de magnésia. Ele também é contraindicado para mulheres grávidas.

magnésio
Seu cérebro ama magnésio, mas você sabe disso?

O melhor de tudo é que o preço do leite de magnésia é bem baixo e não é necessário ter receita para comprá-lo na farmácia. Isso tudo faz com que ele seja uma ótima opção para evitar o uso abusivo de remédios. Mas, se os seus problemas forem graves ou se persistirem, consulte um profissional da área médica.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais