Para que serve o leite de magnésia?

eCycle

Leite de magnésia combate acidez, prisão de ventre, acne, funciona como desodorante e mais

Leite de magnésia

O leite de magnésia é um produto alcalino utilizado para tratar azia, acidez estomacal e constipação (prisão de ventre). Muito usado como laxante, ele é composto principalmente por hidróxido de magnésio e água, possui um preço acessível e é facilmente encontrado em farmácias. O potencial alcalinizante do leite de magnésia também permite que ele seja usado como desodorante e para tratar casos de acne, já que o produto reduz a acidez da pele e afasta as bactérias causadoras do cecê e das espinhas.

O magnésio (Mg) é um elemento essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, já que ele participa de mais de 300 reações bioquímicas do corpo humano. Apesar de ser tão importante, nossa maior fonte de consumo de magnésio - que são os alimentos - apresenta uma carência desse nutriente mineral. Para reparar essa condição, além de uma dieta direcionada, existem injeções, suplementos em comprimido e soluções, mas o leite de magnésia não se enquadra nessa categoria, por ser diluído em água. Formas de magnésio que se dissolvem bem em líquidos são absorvidas no intestino, cumprem sua função como laxante e depois são eliminadas na forma de sais de magnésio (apenas uma pequena parte do magnésio é absorvido pelo corpo). Se você tiver deficiência de magnésio, o L-Treonato magnésio e o cloreto de magnésio são suplementos mais efetivos. Saiba mais sobre o magnésio e seus benefícios nas matérias:

Para que serve o leite de magnésia

O leite de magnésia, às vezes confundido pelas pessoas e chamado de leite de magnésio, pode ser usado do modo tradicional, como antiácido ou como laxante, segundo as instruções do frasco, ou ainda para tratar e prevenir acnes, como desodorante e até para curar aftas. Crianças menores de 2 anos, assim como mulheres grávidas e lactantes, não devem tomar o remédio sem orientação médica. Conheça alguns usos do leite de magnésia:

Laxante

A dose recomendada para usar o leite de magnésia como laxante e acabar de vez com a prisão de ventre é de 2 a 4 colheres de sopa (30 a 60 ml) uma vez ao dia, para adultos e crianças de 12 anos ou mais. Crianças entre 6 e 11 anos devem tomar de 1 a 2 colheres de sopa (15 a 30 ml) por dia e, no caso dos menores, de 2 a 5 anos, a dose cai para 1 colher de chá a 1 colher de sopa (5 a 15 ml) ao dia. O período máximo de utilização do leite de magnésia como laxante é de 3 dias consecutivos. Os efeitos laxativos da substância se manifestam entre 30 minutos e 6 horas após o consumo.

Antiácido

Para usar o leite de magnésia como antiácido e no combate a dores de estômago, os adultos e crianças de 12 anos ou mais devem tomar de 1 colher de chá (5 ml) a 1 colher de sopa (15 ml). É possível repetir a dose, desde que respeitada a dose diária máxima, que é de 3 colheres de sopa (45 ml) a cada 24 horas. No caso das crianças de 2 a 11 anos a dose deve ser de 1 colher de chá (5 ml) por vez, com no máximo 30 ml (2 colheres de sopa ou 6 colheres de chá) a cada 24 horas. O uso contínuo do leite de magnésia como antiácido não deve ultrapassar 14 dias.

Tratar acne

O leite de magnésia ajuda a tratar o problema da acne, pois reduz a oleosidade e a acidez da pele, restaurando seu brilho e saúde. Mas o produto só deve ser usado para pele por pessoas que possuam a oleosidade da região alta ou pode causar escamações e ressecamentos. Leia mais na matéria: "18 opções caseiras de remédio para espinha".

Ajuda com as aftas

Assim como no caso do uso de bicarbonato de sódio como remédio caseiro para afta, o leite de magnésia também ajuda a neutralizar a acidez da boca, que é um dos fatores que contribuem para o aparecimento da afta. Basta fazer gargarejo com a mistura de 1 colher de sopa de leite de magnésia com 1 copo de água. Faça isso de uma a duas vezes por dia. Evite também o enxaguante bucal com álcool, que piora a ardência da afta. Confira receitas de enxaguante bucal caseiro e natural.

Desodorante com leite de magnésia

Por seu potencial alcalino, o leite de magnésia combate também a acidez do suor, que é o que permite a proliferação de bactérias em regiões como a axila. Essas bactérias são as responsáveis pela produção do temido cecê. Assim, o leite de magnésia pode ser usado como desodorante, basta diluí-lo em água e, se quiser, acrescentar algumas gotas do óleo essencial de sua preferência (se for bactericida melhor!). Confira a receita completa na matéria: “Desodorante natural: caseiro ou comprar?”.

Cuidados

O leite de magnésia, especialmente se consumido em excesso, pode causar alguns efeitos colaterais, como diarreia, cólica, vômito, diminuição da urina, fraqueza muscular e diminuição do batimento cardíaco. Por isso, o ideal é tomar apenas a dose recomendada, consumir o produto de forma moderada e a curto prazo. Quem tem problemas renais ou intolerância a algum componente da fórmula deve evitar a ingestão de leite de magnésia. Ele também é contraindicado para mulheres grávidas.

O melhor de tudo é que o preço do leite de magnésia é bem baixo e não é necessário ter receita para comprá-lo na farmácia. Isso tudo faz com que ele seja uma ótima opção para evitar o uso abusivo de remédios. Mas, se os seus problemas forem graves ou se persistirem, consulte um profissional da saúde.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail