Pontos de coleta seletiva: veja onde levar seus resíduos

eCycle

Entenda a importância dos pontos de coleta seletiva, quais os tipos de resíduos que recebem e como encontrá-los

postos de coleta seletiva
Imagem: Integrantes de cooperativas de coleta seletiva participam de capacitação por Agência Brasília licenciado sob CC BY 2.0

Pontos de coleta seletiva são uma alternativa à coleta feita na porta de casa. Os postos de coleta seletiva, que podem ser mantidos por prefeituras ou pela iniciativa privada, são áreas instaladas em local adequado para o recebimento de descartes.

Diferente da coleta que passa de porta em porta recolhendo os resíduos previamente selecionados (ou não), os pontos de coleta seletiva são fixos e dependem que a entrega chegue até eles. Alguns serviços cobram um valor pelo transporte e destino dos descartes, conforme o tipo de resíduo, peso e quantidade.

Nos mecanismos de busca gratuitos do Portal eCycle você encontra quais são os pontos de coleta seletiva mais próximos de sua casa.

Pontos de coleta seletiva

Os pontos de coleta seletiva são importantes elementos do processo de gestão adequada dos resíduos. Principalmente porque, depois de previamente selecionados, os descartes precisam de um local de armazenamento seguro, para que os resíduos não acumulem vetores de doenças, não peguem fogo e nem proporcionem algum tipo de perigo para a saúde das pessoas.

Os pontos de coleta seletiva normalmente recebem os descartes por tipo de material pelo qual são feitos. Antenas, latas, embalagens de desodorante spray e arames, por exemplo, costumam ser recebidos por postos que armazenam e reciclam alumínio - principal material componente desses descartes.

Por vezes, o mesmo posto de coleta seletiva pode receber diferentes tipos de materiais como plástico, vidro, alumínio, papel, entre outros.

Faça sua parte

pontos de coleta seletiva

Para valorizar a importância dos pontos de coleta seletiva e contribuir com o descarte sustentável, é preciso que todos (governos, empresas e consumidores) façam sua parte.

É importante, em primeiro lugar, evitar o consumo e, consequente, o descarte. Mas quando for necessário descartar, poucos minutos de dedicação farão a diferença no destino final adequado do resíduo. Antes do descarte, os resíduos devem ser previamente higienizados (de preferência com água de reuso) e embalados em sacos específicos para cada tipo de resíduo. Assim você facilita o manuseio dos descartes para os trabalhadores de cooperativas e da coleta dos resíduos. Para saber qual é a melhor forma de embalar seu lixo, dê uma olhada na matéria: "Guia: como embalar o lixo doméstico?".

Você sabe a importância de separar e embalar corretamente seus resíduos? Quando selecionamos e destinamos nossos resíduos adequadamente, reduzimos os impactos ambientais do nosso consumo. Quando separamos o lixo (ou o que sobrou do que consumimos), facilitamos muito o seu tratamento e diminuímos as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta, incluindo a vida humana. Para entender com mais detalhes esse tema dê uma olhada nas matérias: "Coleta seletiva de lixo: importância, benefícios e como fazer" e "Sacos de lixo para coleta seletiva: quais utilizar?".

Você tem dúvidas sobre as cores da coleta seletiva? Então que tal assistir ao nosso vídeo explicativo sobre o tema?

Descartes

Para os mais diversos tipos de descartes, existe reciclagem. Você sabia que há pontos de coleta seletiva que reciclam óleo, pilhas, lâmpadas, vidro, eletrônicos, produtos químicos e até materiais de construção?

Entretanto, até mesmo resíduos não recicláveis, como remédios e absorventes femininos, são coletados por pontos de coleta. É importante que esses itens não recicláveis também tenham um destino adequado, pois uma vez que escapam para o ambiente, podem causar os mais diversos danos à saúde e ao meio ambiente.

Mas o mais comum é que os pontos de coleta recebam resíduos secos. Entretanto, mesmo que você não encontre postos que recebam resíduos úmidos como os orgânicos, você pode reciclá-los dentro da sua própria casa! Isso tudo por meio da compostagem. Assim você evita a emissão de gases do efeito estufa que seriam emitidos se esses resíduos fossem encaminhados para aterros sanitários ou lixões e ainda obtém um húmus muito rico para suas plantas. Leia mais sobre a compostagem na matéria: "Compostagem: o que é e como ela funciona? Entenda melhor".

Mas, de qualquer forma, se precisar descartar qualquer tipo de resíduo que você não conseguir reutilizar ou reciclar em casa, consulte quais são os postos de coleta mais próximos de sua casa nos mecanismos de busca do Portal eCycle e saiba, pelo site, quais são os tipos de resíduos que eles recebem.

Se você mora em condomínio, saiba que é possível implantar a coleta seletiva para os descartes dos condôminos. Entenda mais sobre esse tema na matéria: "Coleta seletiva em condomínios: como implantar".

Gostou da ideia e está pensando em implementar a coleta seletiva em seu condomínio? É só preencher o formulário a seguir para fazer a cotação:


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail