Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Óleo de alecrim caseiro é delicioso e muito fácil de fazer

O óleo de alecrim é muitas vezes confundido com o óleo essencial de alecrim, mas os dois são muito diferentes. Os óleos essenciais de alecrim são puros e carregam os benefícios do alecrim de maneira concentrada. Para saber mais sobre ele dê uma olhada na matéria: “Para que serve o óleo essencial de alecrim?“.

Ambos, óleo essencial de alecrim e óleo de alecrim caseiro, são benéficos para a saúde e podem ser utilizados na cozinha e na cosmética.

Óleo essencial de capim-limão
11 benefícios do lemongrass e seu óleo essencial

Como fazer óleo de alecrim?

Diferente do óleo de alecrim, fazer o óleo essencial de alecrim é uma alternativa viável e é muito fácil. Basta aquecer alguns raminhos de alecrim fresco no seu óleo preferido (pode ser azeite de oliva, óleo de coco, óleo de semente de uva, entre outros) e mexer com movimentos circulares. 

No entanto, tenha em mente que este óleo deve ser usado dentro de uma semana – do contrário, pode ficar rançoso. Para usar o óleo por mais tempo, utilize ramos de alecrim seco. 

O alecrim seco deve ser misturado ao óleo escolhido e colocado numa jarra de conservas em um local ensolarado. Dessa forma, a infusão ocorrerá lentamente. Nesse método pode ser utilizado alecrim seco pré-embalado ou alecrim seco caseiro.

Óleo de alecrim fresco

  • Três ou quatro raminhos de alecrim fresco;
  • Duas xícaras (475 ml) de óleo (azeite, óleo de jojoba, óleo de amêndoa doce, óleo de coco, etc).

Óleo de alecrim seco

  • Três ou quatro raminhos de alecrim seco (o equivalente a uma colher de sopa grande);
  • Cerca de duas xícaras (475 ml) do óleo que preferir.

Benefícios do óleo de alecrim

óleo de alecrim
Imagem de TomTom por Pixabay

O alecrim (Rosmarinus officinalis) possui compostos químicos que proporcionam ações antioxidantes, relaxantes e farmacológicas. As substâncias presentes no alecrim podem ativar a circulação sanguínea periférica e funcionar como anti-inflamatórios.

Sendo assim, um óleo essencial muito usado para o combate de dores de cabeça e dores musculares. Além disso, estudos mostraram que o extrato de alecrim pode prevenir a replicação de células cancerígenas e melhorar a memória, devido aos benefícios do sistema nervoso.

O óleo de alecrim também é indicado para uso na cozinha e não apresenta contraindicação se consumido moderadamente.

Entretanto, os benefícios terapêuticos do alecrim são melhor aproveitados no formato de óleo essencial, pois o óleo essencial concentra mais fortemente os princípios ativos do alecrim.

18 opções de óleo essencial para ansiedade

Óleo de alecrim para cabelo

A aplicação do óleo essencial de alecrim é recomendada para o tratamento de cabelos que possuem excesso de oleosidade. Além disso, suas características incluem propriedades que auxiliam no combate à caspa, desempenhando um papel crucial como um revitalizante para o couro cabeludo.

Quando incorporado aos seus produtos capilares regulares, como xampus e condicionadores, ele tende a contribuir positivamente para o brilho dos fios, proporcionando-lhes um aspecto mais radiante e saudável.

Além de todas essas vantagens, é importante mencionar que o óleo de alecrim também tem o potencial de estimular o crescimento capilar.

Já o óleo normal de alecrim pode ser usado quando se deseja adicionar mais brilho aos cabelos, especialmente após o processo de secagem. Um método simples envolve aplicar algumas gotas de óleo de alecrim diretamente em suas mãos, e em seguida, distribuí-lo gentilmente por todo o comprimento do cabelo, com um foco especial nas extremidades.

Para saber mais sobre os benefícios do óleo essencial de alecrim, dê uma olhada na matéria: “Para que serve o óleo essencial de alecrim?“.

Óleo de alecrim para pele

Por estimular a circulação periférica, o óleo de alecrim ajuda a melhorar a condição de peles acneicas e oleosas. Além disso, ele evita a vermelhidão, e o surgimento de espinhas, limpando, refrescando e relaxando a pele.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais