Água com limão: usos e benefícios

eCycle

Tomar água com limão pode ser muito benéfico para a saúde. Entenda

Água com limão e hortelã
Imagem de pixpoetry em Unsplash

Tomar água com limão em jejum pela manhã é um hábito comum entre quem quer manter o organismo saudável. Mas será que beber água com limão realmente faz bem?

Porque beber água com limão?

O limão dá um toque de sabor a muitos alimentos e com a água não é diferente. Mas, além do sabor, quais seriam os benefícios de adicioná-lo à água? A verdade é que foram feitas poucas pesquisas científicas a respeito dos benefícios do consumo de água com limão. Por outro lado, há muitas pesquisas que mostram os benefícios de consumir limão e os benefícios de consumir água.

1. Promove a hidratação

A água é a melhor bebida para a hidratação, mas algumas pessoas não consomem a quantidade de água necessária diariamente porque não gostam do seu sabor. Sendo assim, adicionar algumas gotas de limão melhora o sabor da água, o que pode aumentar a ingestão da bebida.

2. É uma boa fonte de vitamina C

O limão é rico em vitamina C, um antioxidante primário que ajuda a proteger as células de radicais livres prejudiciais. A vitamina C presente no limão pode ajudar a reduzir a pressão, o risco de doença cardiovascular e de acidente vascular cerebral, além de prevenir ou limitar a duração do resfriado comum em algumas pessoas.

3. Melhora a aparência da pele

A vitamina C encontrada na água com limão ajudar a reduzir o enrugamento da pele. Um estudo publicado na American Society for Clinical Nutrition concluiu que as pessoas que consumiram mais vitamina C têm menos risco de terem pele enrugada e seca. Uma explicação provável para isso é o fato de que a vitamina C ajuda a produção natural de colágeno no organismo. A água, por sua vez, reduz a desidratação, que leva ao desenvolvimento de rugas e secura. A School of medicine and public health recomenda beber pelo menos oito copos de água diariamente para se manter hidratado e eliminar as toxinas da pele. Então que tal unir o benefícios da água e do limão numa só bebida?

4. Previne o excesso de peso

Um estudo, publicado no Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition, mostrou que os antioxidantes de polifenóis encontrados no limão reduziram significativamente o aumento de peso causado por uma dieta rica em gordura em camundongos. Além disso, a resistência à insulina foi melhorada. Embora os mesmos resultados precisem ser comprovados em humanos, há fortes evidências de que a água com limão previne ganho de peso. Entretanto, se isso é devido a um aumento na ingestão de água ou devido aos polifenóis do limão ainda é preciso analisar de forma mais minuciosa.

5. Melhora a digestão

Algumas pessoas bebem água com limão de manhã como uma forma de laxante diário para ajudar a prevenir a prisão de ventre. Beber água morna com limão ao acordar pode acelerar o sistema digestivo. A medicina ayurvédica (filosofia médica indiana) acredita que o sabor azedo do limão ajuda a estimular o "agni" (fogo digestivo). Na filosofia ayurveda, um forte estímulo ao agni inicia o sistema digestivo, facilitando a digestão de alimentos e ajudando a prevenir o acúmulo de toxinas.

6. Refresca o hálito

Você já esfregou um limão em suas mãos para remover um mau odor forte? As pessoas acreditam que o limão seja um ótimo neutralizador de odores. O mesmo remédio popular pode se aplicar ao mau hálito causado pela ingestão de alimentos com cheiros fortes, como alho, cebola ou peixe. Uma opção para amenizar o problema é beber um copo de água com limão de manhã, após a primeira refeição, o que faz com que o hálito fique mais doce. O limão estimula a criação de saliva, e a água ajuda a prevenir uma boca seca, o que reduz o mau hálito causado pela boca seca e excesso de proliferação de bactérias.

7. Ajuda a prevenir cálculos renais

O ácido cítrico presente no limão pode ajudar a prevenir cálculos renais. A School of medicine and public health recomenda aumentar a ingestão de ácido cítrico para diminuir o risco de desenvolvimento de pedras nos rins. Beber água com limão não só ajuda a obter mais ácido cítrico como também ajuda a manter os rins bem hidratados.

8. Reduz a inflamação

A vitamina C do limão atua como um poderoso antioxidante e é uma fonte de compostos vegetais chamados flavonoides, que têm efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Os antioxidantes ajudam a proteger as células do corpo contra danos e reduzem o risco de condições de saúde como doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e câncer. Os flavonoides cítricos também reduzem a inflamação no corpo.

Como fazer água com limão

Ao fazer água com limão, use sempre limões frescos (de preferência orgânicos). Esprema metade de um limão em um copo americano (ou um copo de 250 ml) de água morna ou fria. Para melhorar o sabor você pode adicionar folhas frescas de hortelã, manjericão, gengibre ou xarope de bordo.

Cuidados

Não escove os dentes até meia hora depois de consumir água com limão, pois o atrito da escova de dente em conjunto com a acidez do limão pode corroer o esmalte dos dentes.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×