Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda como plantar alecrim para usufruir de seus benefícios o ano inteiro

Saber como plantar alecrim vale a pena, pois quem sabe cultivar essa planta tem alecrim o ano inteiro! Existem vantagens de ter um pé de alecrim o ano inteiro à disposição para colheita. Além de ser um vegetal delicioso e de aroma marcante, o seu consumo proporciona benefícios para a saúde.

Segundo um estudo, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, os terpenos presentes no alecrim têm alta capacidade antioxidante, princípios ativos contra as bactérias e propriedades antidepressivas semelhantes às da fluoxetina. Além disso, os extratos de alecrim podem prevenir a replicação de células cancerígenas, inibindo o crescimento tumoral.

Na era da Grécia antiga, as pessoas costumavam usar alecrim atrás das orelhas com o intuito de tratar problemas de memória enfraquecida. Atualmente, estudos mostram que o óleo essencial do alecrim melhora o desempenho da memória.

Quem sabe como plantar alecrim em casa também ajuda as abelhas, pois as flores do alecrim são uma ótima fonte de alimento para elas.

Uma árvore de alecrim pode alcançar até dois metros de altura e se manter viva por até dez anos! O alecrim é uma planta originária da região mediterrânea da Europa e foi trazida para o Brasil pelos europeus. Pertencente à família botânica Lamiaceae, o gênero botânico do alecrim deriva do latim ros marinus, que significa “orvalho do mar”. Para conhecer melhor os benefícios do alecrim dê uma olhada na matéria: “Alecrim: benefícios e para que serve“.

Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar
Vídeo de dois minutos explica a importância das abelhas

Algumas dicas de como plantar alecrim

Plantar alecrim pode ser mais fácil do que a maioria das pessoas imagina. Por ser uma planta resistente a secas, o alecrim pode passar até três dias sem regas em locais áridos e pedregosos.

A principal exigência para plantar alecrim é o espaço. Cultivos do alecrim em vasos pequenos até podem se manter ao longo do tempo e facilitar a colheita. Entretanto, cultivos de alecrim em canteiros ou vasos grandes têm melhor desenvolvimento.

Como plantar o alecrim?

como-plantar-alecrim
Foto de Babette Landmesser na Unsplash

1. Encontre sementes, mudas ou galhos

A maneira mais fácil de plantar alecrim é utilizar mudas. Mas também é possível iniciar o cultivo por meio de galhos e sementes, sendo esta última a forma mais difícil. As mudas podem ser adquiridas em mercados de plantas, ou você pode pedir uma para um conhecido que cultive em grande escala. 

Se não for possível encontrar mudas, tente achar uma forma de cortar galho (estaca) de dez a 15 centímetros. Se não encontrar nenhuma dessas opções, tente adquirir as sementes. Quanto mais exuberante for a muda de origem, melhor será seu cultivo de alecrim.

2. Qual o ambiente que o alecrim gosta?

O alecrim apresenta certa resistência às secas, mas não tolera temperaturas extremas. Normalmente, o alecrim pode ser cultivado em regiões de clima temperado e tropical, com luz solar direta e pouca umidade. Evite regas excessivas e regiões chuvosas.

3. Mantenha o solo bem úmido apenas no início

Se você optou pelo desenvolvimento de estacas, retire as folhas dos três primeiros centímetros para que não apodreçam, pois esta será a parte que você vai enterrar. Se puder, prefira fazer o plantio das estacas na primavera, a melhor época para isso. 

Então mantenha o solo bem úmido até o enraizamento. Isso leva alguns meses em regiões onde o inverno é ameno e cerca de um ano onde é frio. Deixe a muda em viveiro até o seu transplante para um tipo de solo areno-argiloso, leve e bem drenado, com pH neutro ou pouco alcalino.

4. Qual o espaçamento para plantar alecrim?

Para plantar alecrim e ser bem sucedido, deixe um espaço de 80 centímetros a um metro entre as plantas. Coloque uma camada de argila expandida e a cubra com uma manta. Depois, adicione o substrato. Na hora de transplantar as mudas faça covas de 15 x 15 cm e adicione um quilo e 200 gramas de composto.

5. Como deve ser a rega do alecrim?

Quando o cultivo jovem começar a crescer, diminua a frequência das regas, mantendo o solo levemente seco. O alecrim não tolera terrenos encharcados, então a irrigação deve ser esparsa. Embora a poda não seja necessária para a saúde da espécie, é indicado cortar alguns centímetros dos galhos na primavera para manter o formato da planta.

6. Como se faz a colheita do alecrim?

O alecrim pode ser colhido depois de 90 dias do início do plantio. Entretanto, o ideal é que se espere até o segundo ou terceiro ano de cultivo, quando o pé já estiver bem desenvolvido. Durante a primavera, escolha os ramos maiores e corte os 5 a 7 cm finais, tamanho que não prejudica o desenvolvimento da planta. Se for colher duas vezes ao ano, uma colheita deve ser no outono, na metade superior do alecrim, e a outra na primavera, a 50 centímetros do terreno.

Para conservar sua colheita ao longo do ano, congele ou desidrate os ramos colhidos.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais