Como plantar alecrim?

eCycle

Entenda como plantar alecrim para usufruir dos seus benefícios o ano inteiro

como plantar alecrim

Saber como plantar alecrim vale a pena, pois quem sabe cultivar essa planta tem alecrim o ano inteiro! E a vantagem de ter alecrim o ano inteiro à disposição para colheita é que, além de ser um vegetal delicioso e cheiroso, o seu consumo proporciona benefícios para a saúde.

Os terpenos presentes no alecrim têm alta capacidade antioxidante, princípios ativos contra as bactérias Streptococcus pyogenes, Staphilococcus aureus, Streptococcus faecalis, Shigella flexinerii, Salmonella typhi e Staphylococcus aure; e propriedades antidepressivas semelhantes às da fluoxetina.

Além disso, estudos mostram que os extratos de alecrim podem prevenir a replicação de células cancerígenas, inibindo assim o crescimento tumoral. Outros estudos mostram que o óleo essencial do alecrim melhora o desempenho da memória.

Quem sabe como plantar alecrim também ajuda as abelhas, pois as flores do alecrim são uma ótima fonte de alimento para elas.

Uma árvore de alecrim pode alcançar até dois metros de altura e se manter viva por até dez anos! O alecrim é originário da região mediterrânea da Europa e foi trazido para o Brasil pelos europeus. Pertencente à família botânica Lamiaceae, o gênero botânico do alecrim deriva do latim ros marinus, que significa “orvalho do mar”. Para conhecer melhor os benefícios do alecrim dê uma olhada na matéria: "Alecrim: benefícios, para que serve e propriedades".

Como plantar alecrim

Plantar alecrim pode ser mais fácil do que a maioria das pessoas imagina. Por ser uma planta resistente a secas, o alecrim pode passar até três dias sem regas em locais áridos e pedregosos.

A principal exigência para plantar alecrim é espaço. Cultivos em vasos pequenos até podem se manter ao longo do tempo e facilitar a colheita, entretanto, cultivos de alecrim em canteiros ou vasos grandes têm melhor desenvolvimento.

Passo a passo

1. Encontre sementes, mudas ou galhos

A maneira mais fácil de plantar alecrim é por meio de mudas. Mas também é possível iniciar o cultivo por meio de galhos e sementes, sendo esta última a forma menos fácil. As mudas podem ser facilmente adquiridas em mercados de plantas, ou você pode pedir uma para um conhecido que cultive em grande escala. Se não for possível encontrar mudas, tente encontrar uma forma de cortar um galho (estaca) de dez a 15 centímetros; se não encontrar nenhuma dessas opções tente adquirir as sementes. Quanto mais exuberante for a muda de origem, melhor será seu cultivo de alecrim.

2. Prepare um ambiente adequado

O alecrim apresenta certa resistência às secas, mas não tolera temperaturas extremas. Normalmente é indicado plantar alecrim em regiões de clima temperado e tropical, com luz solar direta e pouca umidade. Evite regas excessivas e regiões chuvosas.

3. Mantenha o solo bem úmido apenas no início

Se você optou pelo desenvolvimento de estacas, retire as folhas dos três primeiros centímetros para que não apodreçam, pois esta será a parte que você vai enterrar. Se puder, prefira fazer o plantio das estacas na primavera, a melhor época para isso. Então mantenha o solo bem úmido até o enraizamento - que leva alguns meses em regiões onde o inverno é ameno e cerca de um ano onde é frio. Deixe a muda em viveiro até o seu transplante para um solo areno-argiloso, bem drenado e com pH neutro ou pouco alcalino.

4. Forneça espaço

Para plantar alecrim e ser bem sucedido deixe um espaço de 80 centímetros a um metro entre as plantas. Na hora de transplantar as mudas faça covas de 15 x 15 cm e adicione um quilo e 200 gramas de composto.

5. Diminua as regas ao longo do tempo e faça podas

Quando o cultivo jovem começar a crescer diminua a frequência das regas, mantendo o solo levemente seco. O alecrim não tolera terrenos encharcados, então a irrigação deve ser esparsa. Embora a poda não seja necessária para a saúde da espécie, é indicado cortar alguns centímetros dos galhos na primavera para manter o formato da planta.

6. Usufrua

O alecrim já pode ser colhido após 90 dias do início do plantio. Entretanto, o ideal é que se espere até o segundo ou terceiro ano de cultivo, quando estiver bem desenvolvido. Durante a primavera escolha os ramos maiores e corte os 5 a 7 cm finais, limite que não prejudica o desenvolvimento da planta. Se for colher duas vezes ao ano, uma colheita deve ser no outono, na metade superior do alecrim, e a outra na primavera, a 50 centímetros do terreno.

Para conservar sua colheita ao longo do ano congele ou desidrate os ramos colhidos.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail