Como fazer água alcalina?

eCycle

Método caseiro que ensina como fazer água alcalina é muito fácil e eficaz

como fazer água alcalina

Você já pensou em fazer água alcalina em casa? Saiba que isso é possível e bem fácil!

Como fazer água alcalina

Para fazer água alcalina em casa você só precisa de uma garrafa de vidro higienizada contendo água filtrada e, surpreenda-se, sol. Então basta deixar a garrafa semi-tampada algumas horas no sol. Veja com mais detalhes e entenda o processo no vídeo feito pela cientista química, palestrante e escritora Conceição Trucom sobre como tornar a água alcalina de forma natural e caseira, via solarização.

Entenda

A massa corporal de uma mulher, em média, é formada por cerca de 60% de água, enquanto a de um homem é de cerca de 65%. Aproximadamente 75% do peso de um músculo é formado por água. Ela é responsável pelo peso de 95% do sangue, de 14% da gordura e de 22% do tecido ósseo.

Que a água tem papel importante para a saúde do corpo humano todos nós sabemos. Mas o que muita gente não sabe é que nem toda água é igual. De acordo com alguns estudos, o consumo da chamada água alcalina proporciona vantagens com relação à água comum.

Excluindo-se a água utilizada para reações químicas nos laboratórios, todas as outras possuem minerais, incluindo as de torneira, rios, lagos, lagoas e as de garrafa.

Alguns dos minerais que podem estar presentes na água - em quantidades baixíssimas - são o cloreto, zinco, fluoreto, sódio, silício e muitos outros.

Mas o que diferencia a água alcalina da comum é que a alcalina é composta principalmente por minerais mais básicos, como cálcio, magnésio e bicarbonato. Isso significa que, diferente das águas comuns que possuem pH neutro, ela é menos ácida. Em outras palavras, possui um pH maior.

Saúde alcalina

Tem-se afirmado que manter uma dieta alcalina possibilita a cura de diversas doenças, incluindo doenças ósseas, como a osteoporose, e até mesmo câncer. Entretanto, não há comprovação suficiente que embase estas afirmações. Por outro lado, um estudo publicado pelo PubMed afirma que a dieta alcalina pode trazer uma série de benefícios para a saúde. Confira uma lista a seguir:

  • O aumento de frutas e vegetais incluídos em uma dieta alcalina melhoraria a relação potássio/sódio, podendo beneficiar a saúde óssea e reduzir a perda de músculos, bem como mitigar outras doenças crônicas, como hipertensão e derrames;
  • Uma dieta alcalina resultaria em um aumento do hormônio do crescimento, o que pode melhorar muitos resultados da saúde cardiovascular, faz bem para a memória e para a cognição;
  • Um aumento no magnésio (um nutriente alcalinizador) intracelular, que é necessário para a função de muitos sistemas enzimáticos, é outro benefício adicional da dieta alcalina. O magnésio é necessário para ativar a vitamina D e o seu aumento, portanto, melhora a concentração dessa vitamina;
  • A alcalinidade pode resultar em benefício adicional para alguns agentes quimioterapêuticos que requerem um pH maior, ou seja, mais alcalino.

De acordo com o próprio estudo, a partir das afirmações acima seria necessário considerar uma dieta alcalina para reduzir a morbidade e a mortalidade de doenças crônicas.

Segundo o estudo, uma das primeiras considerações em uma dieta alcalina, que inclui mais frutas e vegetais, é saber o tipo de solo em que os alimentos foram cultivados, pois isso pode influenciar significativamente o conteúdo mineral.

A água alcalina, então, seria mais um item para inclui na alimentação alcalina.

Benefícios comprovados da água alcalina

Um estudo que analisou pacientes que consumiram e que não consumiram água alcalina concluiu que aqueles que consumiram apresentaram um melhoramento do equilíbrio corporal ácido/base e melhor estado geral de hidratação.

Outro estudo mostrou que o consumo de água alcalina ionizada reduziu a pressão arterial e os níveis de açúcar e gordura no sangue. Isto significa, de acordo com o mesmo estudo, que a água alcalina pode ser utilizada como um dos métodos terapêuticos secundários para a hipertensão arterial, diabetes mellitus e hiperlipidemia (distúrbio nos níveis de gordura).

Um estudo de 2016, realizado com 100 pessoas, mostrou que o consumo de água alcalina, em comparação com o consumo de água comum, reduziu a viscosidade do sangue. Isso significa que a água alcalina melhora a fluidez do sangue, o que pode aumentar a oxigenação do corpo como um todo.

Outro estudo publicado pelo PubMed concluiu que o consumo de água alcalina traz benefícios terapêuticos para quem sofre de refluxo.

Água natural ou artificial?

A água alcalina natural ocorre quando a água passa sobre as rochas e absorve os minerais desta, o que aumenta seu nível alcalino por meio do enriquecimento com minerais.

A água alcalina artificial, em contrapartida, é feita a partir de um processo de desmineralização. O problema é que, de acordo com estudo publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), consumir água com baixo teor mineral pode trazer riscos à saúde.

Então, se for escolher, prefira a água alcalina natural.

Não substitua tratamentos

Apesar dos benefícios, a água alcalina não é milagrosa e não vai curar enfermidades sozinha. Em hipótese alguma substitua tratamentos com medicamentos tradicionais pelo simples hábito de beber água alcalina.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail