Como fazer água alcalina?

eCycle

Método caseiro que ensina como fazer água alcalina é fácil e eficaz

água alcalina

Você já pensou em fazer água alcalina em casa? Saiba que isso é possível e bem fácil. Confira como fazer e seus benefícios:

Como fazer água alcalina

Para fazer água alcalina em casa você só precisa de uma garrafa de vidro higienizada contendo água filtrada e, surpreenda-se, sol. Então basta deixar a garrafa semiaberta algumas horas no sol. Esse processo vai fazer com que agentes acidificantes como o flúor e o cloro evaporem, tornando a água mais alcalina - de modo que minerais alcalinizadores como o magnésio permaneçam.

Além do benefício de tornar uma bebida alcalina, esse método é uma forma de diminuir a exposição ao flúor (entenda melhor esse tema na matéria: "Flúor faz mal? Entenda o que é e conheça alternativas"). Veja com mais detalhes e entenda o processo no vídeo feito pela cientista química, palestrante e escritora, Conceição Trucom sobre como tornar a água alcalina de forma natural e caseira, via solarização.

Entenda o por quê

A massa corporal de uma mulher, em média, é formada por cerca de 60% de água, enquanto a de um homem é de cerca de 65%. Aproximadamente 75% do peso de um músculo é formado por água. Ela é responsável pelo peso de 95% do sangue, de 14% da gordura e de 22% do tecido ósseo.

Que a água tem papel importante para a saúde do corpo humano todos nós sabemos. Mas o que muita gente não sabe é que nem toda água é igual. De acordo com alguns estudos, o consumo da chamada água alcalina proporciona mais benefícios em relação à água comum.

Excluindo-se a água utilizada para reações químicas nos laboratórios, todas as outras possuem minerais, incluindo as de torneira, rios, lagos, lagoas e as de garrafa. Alguns dos minerais que podem estar presentes na água - em quantidades baixíssimas - são o cloreto, zinco, fluoreto, sódio, silício e muitos outros.

Mas o que diferencia a água alcalina da comum é que a alcalina é composta principalmente por minerais mais básicos, como cálcio, magnésio e ferro. Isso significa que, diferente das águas comuns que possuem pH neutro, ela é menos ácida. Em outras palavras, possui um pH maior.

Saúde alcalina

Tem-se afirmado que manter uma dieta alcalina possibilita a cura de diversas doenças, incluindo doenças ósseas, como a osteoporose, e até mesmo câncer. Entretanto, não há comprovação suficiente que embase estas afirmações. Por outro lado, um estudo publicado pelo PubMed afirma que a dieta alcalina pode trazer uma série de benefícios para a saúde. Confira uma lista a seguir:
  • O aumento de frutas e vegetais incluídos em uma dieta alcalina melhoraria a relação potássio/sódio, podendo beneficiar a saúde óssea e reduzir a perda de músculos, bem como mitigar outras doenças crônicas, como hipertensão e derrames;
  • Uma dieta alcalina resultaria em um aumento do hormônio do crescimento, o que pode melhorar muitos resultados da saúde cardiovascular, faz bem para a memória e para a cognição;
  • Um aumento no magnésio (um nutriente alcalinizador) intracelular, que é necessário para a função de muitos sistemas enzimáticos, é outro benefício adicional da dieta alcalina. O magnésio é necessário para ativar a vitamina D e o seu aumento, portanto, melhora a concentração dessa vitamina;
  • A alcalinidade pode resultar em benefício adicional para alguns agentes quimioterapêuticos que requerem um pH maior, ou seja, mais alcalino.

De acordo com o próprio estudo, a partir das afirmações acima seria necessário considerar uma dieta alcalina para reduzir a morbidade e a mortalidade de doenças crônicas.

Segundo o estudo, uma das primeiras considerações em uma dieta alcalina, que inclui mais frutas e vegetais, é saber o tipo de solo em que os alimentos foram cultivados, pois isso pode influenciar significativamente o conteúdo mineral.

A água alcalina, então, seria mais um item para inclui na alimentação alcalina.

Benefícios comprovados da água alcalina

como fazer água alcalina
Imagem de Maria Shanina em Unsplash

Um estudo que analisou pacientes que consumiram e que não consumiram água alcalina concluiu que aqueles que consumiram apresentaram um melhoramento do equilíbrio corporal ácido/base e melhor estado geral de hidratação.

Outro estudo mostrou que o consumo de água alcalina ionizada reduziu a pressão arterial e os níveis de açúcar e gordura no sangue. Isto significa, de acordo com o mesmo estudo, que a água alcalina pode ser utilizada como um dos métodos terapêuticos secundários para a hipertensão arterial, diabetes mellitus e hiperlipidemia (distúrbio nos níveis de gordura).

Um estudo de 2016 realizado com 100 pessoas mostrou que o consumo de água alcalina, em comparação com o consumo de água comum, reduziu a viscosidade do sangue. Isso significa que a água alcalina melhora a fluidez do sangue, o que pode aumentar a oxigenação do corpo como um todo.

Outro estudo publicado pela plataforma PubMed concluiu que o consumo de água alcalina traz benefícios terapêuticos para quem sofre de refluxo.

Água alcalina natural ou artificial?

A água alcalina natural ocorre quando a água passa sobre as rochas e absorve seus minerais, o que aumenta seu nível alcalino por meio do enriquecimento com minerais. Um outra forma de obter água alcalina natural é via solarização. O sol faz com que minerais acidificantes como o flúor e o cloro evaporem, deixando maior quantidade de minerais alcalinizantes e necessários para a saúde como o magnésio e o cálcio.

A água alcalina artificial, em contrapartida, é feita a partir de um processo de desmineralização. O problema é que, de acordo com estudo publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), consumir água com baixo teor mineral (principalmente os alcalizantes) pode trazer riscos à saúde, como perda de cálcio, magnésio e outros elementos essenciais presente nos alimentos preparados com água.

Então, se for escolher, prefira a água alcalina natural ou a que foi solarizada. Pois a água alcalinizada por meio da subtração ou acréscimo de minerais pode prejudicar a nutrição ou afetar os rins.

Não substitua tratamentos

Apesar dos benefícios, a água alcalina não é milagrosa e não vai curar enfermidades sozinha. Em hipótese alguma substitua tratamentos com medicamentos tradicionais pelo simples hábito de beber água alcalina.


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×