Remédio caseiro para afta: conheça dez opções

eCycle

É possível curar afta e aliviar o desconforto usando apenas remédios caseiros e naturais

Remédios caseiros para tratar aftas

A afta, também chamada de estomatite aftosa, é caracterizada pela formação de pequenas úlceras bucais benignas e não-contagiosas em indivíduos saudáveis. A afta é um problema comum e afeta 20% da população, tendo a duração de sete a dez dias.

Os motivos para o aparecimento de aftas podem ser: estresse, deficiência nutricional, insuficiência hormonal, alergias, entre outros. Se as aftas forem frequentes, elas podem indicar outros problemas no organismo, então é recomendável consultar um/a profissional da saúde. Para aliviar o desconforto e tratar afta sem recorrer aos produtos químicos potencialmente nocivos dos remédios comuns de farmácia, fizemos uma lista com dez opções de remédio caseiro para afta.

Um remédio caseiro pode não curar a afta imediatamente, mas faz um tratamento eficaz e previne que seu corpo seja contaminado com outras substâncias presentes nos remédios. A melaleuca, por exemplo, é um poderoso cicatrizante, antisséptico e analgésico. O mel é antibacteriano, assim como o cravo, que também ajuda na cicatrização.

Dez opções de remédio caseiro para afta

Mel

mel

O mel de abelha atua como remédio caseiro para afta por ser um ótimo antisséptico, hidratando a boca e aliviando o desconforto. Basta aplicar uma pequena quantidade diretamente sobre a afta e repetir a aplicação algumas vezes por dia - sempre que achar necessário ou houver desconforto.

Cravo-da-índia

Cravo-da-india

Usar o cravo-da-índia como remédio caseiro para afta é simples. Basta chupar um cravo-da-índia seco ao longo do dia, já que isso combate os germes e ajuda na cicatrização das aftas.

Sal

sal

O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água. Repita este procedimento três vezes por dia para ajudar na cicatrização.

Extrato de própolis

favo de mel

O extrato de própolis tem ação cicatrizante, anti-inflamatória e bactericida, ou seja, é um excelente remédio caseiro para o tratar afta. Para utilizá-lo, é só aplicar uma ou duas gotas na ferida de quatro a cinco vezes ao dia.

Gelo

cubos de gelo

Pode parecer bobo, mas o gelo também age como remédio caseiro para afta. O gelo ajuda a diminuir a inflamação e alivia a dor, além de cicatrizar a afta. Você pode colocar cubos de gelo três vezes ao dia sobre a afta.

Gotas de alcaçuz

alcaçúz

O extrato de alcaçuz possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes e pode funcionar como remédio para afta. Para utilizá-lo, você deve pingar três ou quatro gotas do extrato diretamente na afta ou adicionar de 10 a 30 gotas em água morna e bochechar durante alguns segundos. Repita o procedimento de duas a três vezes ao dia. O alcaçuz também é usado como remédio natural para menopausa.

Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio para afta

O bicarbonato de sódio é um antisséptico natural que possui ações desinfetantes e anti-inflamatórias. Para utilizá-lo como remédio para afta, é só dissolver uma colher de chá de bicarbonato em um copo de água e utilizá-lo para fazer bochechos. Não use o sal alcalino diretamente na ferida! Leia mais sobre isso nas matérias: "Bicarbonato funciona como remédio caseiro para afta" e "Utilidades do bicarbonato de sódio para a saúde".

Iogurte natural ou com bifidus

iogurte natural

Tomar uma porção de iogurte com o probiótico bifidus ajuda a melhorar o intestino, fortalecendo as defesas naturais do organismo. O alimento também serve como remédio caseiro para afta por sua ação indireta: ele diminui a acidez do estômago e da boca, que são responsáveis pelo aparecimento de aftas.

Saquinho de chá preto

saquinho de chá

Aplicar um saquinho de chá preto sobre a afta ajuda a aliviar a dor e o desconforto, pois o chá contém uma substância chamada tanino, um adstringente que elimina resíduos. Para usar o saquinho como remédio para afta, basta fazer uma xícara de chá normalmente, esperar amornar e aplicar o sachê diretamente sobre a afta - o chá líquido você pode beber!

Óleo essencial de melaleuca

melaeuca

O óleo essencial de melaleuca pode ser aplicado de duas formas diferentes: por meio do bochecho de meio copo de água com três ou quatro gotas do óleo ou pela aplicação direta do óleo essencial no local da afta, com um cotonete e duas gotas do óleo essencial. A melaleuca tem propriedades cicatrizantes, antissépticas e analgésicas.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail