Confira o que significa BOPP e cinco dicas de reutilização

eCycle

BOPP, aquele filme plástico que reveste alimentos como a barrinha de cereal e a batata palha, pode ser reutilizado com cinco dicas

BOPP
Imagem editada e redimensionada de icon0.com, está disponível no Pexels

BOPP é a sigla para o termo em inglês bi-axially oriented polypropylene, que, em português, significa película de polipropileno biorientada. Essa película é um tipo de filme plástico encontrado em embalagens de salgadinhos, biscoitos, sopas instantâneas, barrinhas de cereais, rótulos de garrafas PET, ovos de páscoa, batata palha, e muito mais. Ele é utilizado por ser leve, fácil de imprimir e laminar.

Normalmente, as embalagens que contêm filme BOPP são aquelas coloridas por fora e metalizadas por dentro, mas também podem ser transparentes, opacas ou foscas. Em muitos casos, quando a embalagem é composta por BOPP, a identificação é aquele símbolo de três setas triangulares com o número 7, escrito "outros". Isso significa que o material é feito com vários tipos de plástico, e se tiver esse aspecto metálico por dentro e colorido por fora, muito provavelmente tem filme BOPP. Porém, infelizmente, muitas embalagens simplesmente não terem nenhuma indicação a respeito especificamente do BOPP. Sem contar que há poucas recicladores que aceitam o material pós-consumo, pois ele demanda muito trabalho de limpeza e, no caso específico do BOPP que costuma ser encontrado em embalagens laminadas, é necessário fazer a separação das camadas. Isso dificulta muito a reciclagem do BOPP. Então, se não há condições suficientes para reciclar e se não for possível reduzir o consumo, o que sobra é a reutilização! Confira como aderir:

Cinco dicas de reutilização de embalagens BOPP

1. Retornar as embalagens

Você pode tentar retornar as embalagens para a empresa reutilizá-las, mas antes é melhor contatar o S.A.C e ver se isso é possível para não perder tempo.

BOPP
Fonte: wikiHow

2. Puff

Puff
Picote todas as embalagens BOPP que você guardou ao longo da vida para utilizar como recheio de almofada, puff ou de uma nova caminha para seu cão ou gato (bichinhos carentes também vão adorar uma cama feita de embalagens BOPP).

3. Estojo escolar e/ou uma bolsinha térmica

Faça um estojo escolar e/ou uma bolsinha térmica, seguindo os passos deste vídeo:

4. bolsa, colchão de acampar, jogo de mesa americano ou tapetes

Utilize essa técnica simples e genial de dobradura do vídeo a seguir. Você pode fazer o que quiser, incluindo uma bolsa, um colchão de acampar, um jogo de mesa americano ou tapetes para sua casa. No vídeo, o primeiro material que ela usa de exemplo, aparentemente, não é BOPP, mas os outros quadradinhos brilhantes que aparecem em sequência são.

5. Upcycle

E por fim, você pode escolher dar um upcycle nos seus descartes se cadastrando no site da Terracycle.

Embalagem de BOPP Upcycle
Gostou das dicas, mas não tem tempo ou disposição para a reutilização? Confira os postos de coleta mais próximos de você no mecanismo de busca do Portal eCycle, deixe sua pegada mais leve.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail