Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

É essencial limpar a pele, mas melhor ainda é fazer isso utilizando um removedor de maquiagem natural

O removedor de maquiagem é um item muito importante no dia a dia de quem se maquia. Mas nem todo removedor de maquiagem tem uma pegada natural.

Alguns cosméticos convencionais podem fazer mal à saúde. Entenda melhor esse tema na matéria: “Conheça as principais substâncias que devem ser evitadas nos cosméticos e produtos de higiene”.

Tão importante quanto limpar a pele corretamente todos os dias, é retirar a maquiagem antes de dormir e jamais se esquecer de realizar esse ritual. Sem tal hábito, os resíduos de maquiagem vão se acumulando nas camadas internas da pele e, em algum momento, terão que ser expulsos por um processo natural do nosso corpo, como oleosidade excessiva, aparecimento de cravos e espinhas, etc. Além desses efeitos indesejáveis, os resíduos de maquiagem podem provocar envelhecimento precoce da pele. E não adianta absolutamente nada gastar uma fortuna em maquiagens caríssimas e não retirá-las corretamente, isso não impedirá que a saúde da pele fique comprometida.

Uma simples lavagem não resolve

Muitas pessoas acreditam que somente as lavagens com sabonete ou com xampu infantil (popularmente muito utilizado para este fim) possam ser suficientes, mas não são. Aparentemente, elas até limpam a pele, mas isso ocorre superficialmente, nas camadas mais externas e com partículas mais finas, como um pó compacto ou sombras e blush, por exemplo. Mas tons mais escuros ou produtos mais resistentes, tais como máscaras de cílios à prova d’água, delineadores e lápis de olhos precisam de mais atenção para serem removidos de maneira correta.

Então, nada de preguiça! Para se ter uma pele boa, com brilho e maciez adequadas, não tem segredo: mantendo-a limpa, você certamente percorrerá boa parte do caminho necessário para isso. E, sem dúvidas, uma pele limpa associada a uma boa hidratação corporal e alimentação balanceada compõem uma parcela importantíssima da nossa beleza.

Matérias-primas perigosas e cadeia produtiva

Infelizmente, muitos dos produtos que temos à disposição no mercado cosmético são elaborados com matérias-primas prejudiciais à nossa saúde e ao meio ambiente. Embora já cientificamente comprovados como perigosos, continuam a circular nas formulações à nossa disposição em tantas prateleiras por aí. Nesse sentido, cabe termos consciência em relação aos produtos que usamos, pois lançamos seus resíduos no meio ambiente por meio da rede coletora de esgotos, ou mesmo diretamente no solo e corpos d’água.

Dentre esses componentes nocivos estão os petrolatos, que são derivados de petróleo, assim como os silicones e óleos minerais, e os amplamente citados e temíveis parabenos. Esses componentes utilizados sozinhos ou em associação trazem muitos problemas, tais como desregulação de diversos sistemas e até mesmo câncer.

Conheça os principais tipos de parabenos
O perigo dos microplásticos nos esfoliantes
plastico
Entenda o impacto ambiental do lixo plástico para cadeia alimentar

Além disso, por trás de cada embalagem que compramos há, indiretamente, uma cadeia de recursos naturais e não naturais utilizados nos processos e nas embalagens (na maioria das vezes plásticas), descartadas de maneira errada e sem incentivo à reutilização e reciclagem – sem falar no enorme consumo de água em todos os processos de fabricação.

Por que é bom produzir seu próprio removedor de maquiagem?

Diante de tudo isso, devemos estar sempre atentos aos rótulos e questionarmos os processos de produção de tudo o que compramos. Cabe ao consumidor a consciência e a escolha dos produtos que adquire. Ser um consumidor exigente faz com que os interessados em produzir e vender repensem seus métodos e busquem processos e componentes cada vez mais limpos e menos impactantes à natureza.

Receitas de removedor de maquiagem natural

Selecionamos as melhores receitas para fazer removedor de maquiagem natural, ou demaquilante, para que você possa cuidar da sua pele de forma caseira, segura e eficiente. A ideia principal é que esse processo seja realizado com segurança à saúde humana e ao meio ambiente, com produtos naturais e acessíveis, já que muitos homens e mulheres se maquiam, então precisam retirar esses produtos com frequência.

1) Removedor para peles secas

Embeba um chumaço de algodão com o óleo vegetal e aplique sobre a região dos olhos. Dica: deixe o algodão descansar sobre o local por alguns minutos, isso fará com que a maquiagem saia mais facilmente, principalmente os tons mais escuros. Faça movimentos suaves no sentido da parte mais interna dos olhos para a mais externa removendo toda a sujidade.

Óleo de coco
Óleo de coco natural: para que serve e como usar

Os óleos que você pode utilizar nesse tipo de removedor de maquiagem são o óleo de amêndoas, óleo de semente de uva, azeite de oliva extra virgem e óleo de coco.

2) Removedor de maquiagem natural para peles extra secas

óleo de jojoba
Óleo de jojoba: para que serve e benefícios

Misture todos os ingredientes e armazene em um recipiente adequado, preferencialmente de vidro. Coloque uma pequena quantidade sobre um disco de algodão e aplique na área a ser demaquilada em movimentos suaves e circulares.

3) Removedor de maquiagem natural bifásico para peles mistas a oleosas

  • 1 colher de sopa de óleo vegetal;
  • 1 colher de sopa água filtrada ou mineral.

Misture os ingredientes e aplique sobre a pele utilizando um algodão.

4) Removedor de maquiagem de camomila

Misture os ingredientes e aplique sobre a pele utilizando um algodão.

Entendendo como o removedor de maquiagem funciona

O componente chave do removedor de maquiagem é basicamente o óleo, que serve como emoliente, ou seja, amolece a maquiagem fazendo com que ela seja removida de forma mais fácil. Muitos deles se apresentam sob forma bifásica, ou seja, duas fases, sendo uma delas aquosa e a outra oleosa. Essa fase aquosa existe para proporcionar maior suavidade ao removedor de maquiagem, diluindo-o e sendo, portanto, mais indicado para peles com tendência à oleosidade.

Sendo assim, é super importante escolher um óleo de alta qualidade, principalmente porque será aplicado no rosto e nos olhos, áreas sensíveis. Para isso, os óleos de origem vegetal são os mais indicados por serem mais leves e suaves à pele e, devido à sua origem, têm uma menor propensão a alergias e obstrução dos poros que os de origem mineral, derivados de petróleo por exemplo, amplamente utilizados nos cosméticos comercializados.

Conhecendo o mecanismo de limpeza do produto fica mais fácil fazer as escolhas que fazem parte do nosso dia a dia. Certamente que a maquiagem pode realçar a beleza, mas também pode se tornar uma armadilha ao se tornar um item que prejudica a saúde da pele.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais