Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Veja como algumas mudanças simples no cotidiano ajudam a melhorar a circulação sanguínea

Como melhorar a circulação sanguínea é uma pergunta do interesse de pessoas acostumadas ao sedentarismo e que apresentam sintomas de problemas de circulação. Mas melhorar a circulação sanguínea pode ser mais fácil do que você imagina. Confira algumas dicas simples de como melhorar a circulação sanguínea que podem ajudar a aliviar dores no corpo, problemas vasculares e outros sintomas de má circulação.

É possível aliviar alguns desses sintomas com certas práticas recomendadas. Mesmo assim, consulte sempre um médico ou uma médica para um melhor diagnóstico e para entender fatores de risco.

O papel do sangue

Na circulação, o sangue é responsável pela distribuição de nutrientes e oxigênio através das artérias. Bombeado pelo coração, o sangue passa por todo o corpo. Após o processo de distribuição, o sangue venoso (que contém altos níveis de gás carbônico) é devolvido ao coração pelas veias.

Como melhorar a circulação sanguínea

Faça atividade física

Para melhorar a circulação sanguínea, calce seus tênis e vá caminhar. Mas caminhe de forma rápida, enérgica e sinta o seu coração trabalhar mais. A caminhada diminui placas de gordura e faz o fluxo de sangue aumentar, causando a expansão dos vasos sanguíneos (diminuindo a pressão) que, por sua vez, torna mais eficiente o transporte de oxigênio para as partes periféricas do organismo.

como melhorar a circulação sanguinea

Tire um momento para relaxar

Mulher relaxando

É difícil passar um dia inteiro sem se estressar com nada, não é mesmo? O estresse não só faz mal à sua rotina, como prejudica a circulação sanguínea. Estresse, ansiedade e depressão tendem a fazer com que os vasos sanguíneos se comprimam e bombeiem mais sangue para os órgãos principais e menos para as extremidades.

Por isso, procure relaxar. Fazer exercícios de respiração, meditação, dormir bem, receber massagem ou ter um hobby: esses são meios para se livrar do estresse.

alimentos-afrodisiacos-mito-ou-verdade
Alimentos afrodisíacos: mito ou verdade?

Utilize as escadas

Uma das dicas mais fáceis para melhorar a circulação sanguínea é usar escadas. Quando se tem um elevador disponível, quase ninguém quer saber de subir degraus. Além disso, utilizar escadas é um ótimo exercício, principalmente para aqueles que não têm um longo período do dia para se exercitar. Subir escadas provoca a distensão dos músculos da panturrilha o que consegue levar o sangue desde a perna inferior até os dedos do pé.

Subindo escada

Adicione um pouco de melaço à dieta

O melaço é rico em ferro e minerais que ajudam o organismo a produzir glóbulos vermelhos e auxiliar no sistema imunológico. E a melhor parte: ele possui ação anti-inflamatória. Só não exagere em seu consumo. Duas a três colheres de chá por dia já bastam.

como melhorar a circulação sanguinea

Não dispense comida apimentada

como melhorar a circulação sanguinea

Pimentas (principalmente as mais picantes, como a pimenta-caiena) possuem capsaicina, uma substância com propriedade vasodilatadora, estimulando o fluxo sanguíneo. Quanto mais apimentada for, mais capsicina ela tem.

Elas também ajudam a equilibrar os níveis de colesterol LDL e pressão arterial, impedem a formação de coágulos e, por serem ricas em vitaminas A e C, aumentam a temperatura do corpo, o que gera um maior fluxo de sangue e o faz chegar para todo espaço do corpo que precisa.

gengibre-em-conserva
Gengibre em conserva: como fazer e benefícios

Aproveite o gengibre e o açafrão

Semelhantes à pimenta, o gengibre e o açafrão possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. São bons para melhorar a circulação sanguínea por evitarem e dissolverem a formação de coágulos e outros bloqueios que podem se formar ao longo dos vasos sanguíneos.

como melhorar a circulação sanguinea

Faça alongamentos

Ficar muitas horas sentado não faz nada bem para o organismo. Então, se está parado por muito tempo, seja no trabalho, em casa ou em uma viagem de avião, levante-se e faça alongamentos. Ande um pouco. Estique as pernas. Isto vai ajudar a melhorar a circulação sanguínea e a evitar dores e cansaço.

Fazendo alongamento

Pare de fumar

Pode ser muito difícil parar de fumar, mas este é um péssimo hábito para a circulação sanguínea no organismo, porque a nicotina contida no cigarro danifica as paredes arteriais e favorece o surgimento de varizes. Fumar contrai capilares, veias e artérias e aumenta as chances do desenvolvimento de doenças pulmonares. Por isso, largue o cigarro.

como melhorar a circulação sanguinea

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais