Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Ciclo do fósforo é um fenômeno biogeoquímico que vem sofrendo cada vez mais interferências humanas

Para entender como funciona o ciclo do fósforo, primeiro é preciso conhecer o seu componente principal: o fósforo. Ele é um elemento químico que reage muito facilmente com os demais. 

Por esse motivo, não é encontrado naturalmente sem que esteja ligado a algum outro elemento. É também um dos componentes mais essenciais na natureza. Para se ter uma ideia, ele ocupa o segundo lugar (logo atrás do cálcio) em abundância nos tecidos humanos.

Funções no organismo

Em organismos, o fósforo também é componente essencial das células, fazendo parte das moléculas de ácidos nucleicos. Algumas de suas funções são:

  • Ser integrante da estrutura de ossos e dentes (conferindo a eles maior solidez);
  • Participar de reações com moléculas orgânicas formadas por hidrogênio, oxigênio e carbono (chamadas de glicídios);
  • Atuar na contração muscular.

Alguns dos principais glicídios são a glicose, a sacarose, o amido e a celulose.

Ciclo do fósforo: o mais simples

O ciclo biogeoquímico foi chamado dessa maneira por englobar tanto a parte química quanto geológica e biológica do ecossistema. Ele é considerado um dos mais simples, e isso se deve ao fato de que este elemento não é encontrado na atmosfera.

ciclo-das-rochas
Ciclo das rochas: o que é e como funciona

Mas é, em vez disso, constituinte de rochas da crosta terrestre. Por esse motivo, seu ciclo não é classificado como atmosférico, como acontece por exemplo com o ciclo do oxigênio. Neste caso, ele é classificado como sedimentar.

Outro motivo que o leva a ser considerado o ciclo biogeoquímico mais simples é que o único composto de fósforo importante para os seres vivos é o íon fosfato. Ele é formado pela união de um átomo de fósforo com três de oxigênio (PO43-).

Grupos fosfato

Em relação às células vivas, uma importante função dos grupos fosfato é sua atuação como estoque de energia. Essa energia é armazenada em ligações químicas de moléculas de ATP, a adenosina trifosfato, a partir do metabolismo (ou quebra) das moléculas de glicídios; um processo que gera energia. Essa energia armazenada pode então ser transferida para a realização de qualquer processo celular.

Esses mesmos grupos fosfato também são capazes de ativar e desativar enzimas celulares que catalisam diversas reações químicas. Além disso, o fósforo é também importante para a formação de moléculas denominadas fosfolipídeos, que são os maiores componentes das membranas celulares; membranas que envolvem externamente as células apresentando três principais funções: revestimento, proteção e permeabilidade seletiva (seleciona quais substâncias entram e saem da célula).

Ciclo do fósforo

O principal reservatório de fósforo na natureza são as rochas, somente sendo liberado delas por meio do intemperismo. O intemperismo é um conjunto de fenômenos (sejam físicos, químicos ou biológicos) que levam à desagregação e alteração da composição química e mineralógica das rochas, transformando-as em solo e liberando o fosfato.

Existem dois aspectos que diferenciam a escala de tempo do ciclo do fósforo:

Ciclo de tempo ecológico: acontece quando parte do fósforo é reciclada entre o solo, plantas, animais e decompositores em um curto período de tempo;

Ciclo de tempo geológico: neste caso, o ciclo acontece quando outra parte dos átomos de fósforo é sedimentada e incorporada às rochas, durante um longo tempo.

Por ser um composto solúvel, ele é facilmente carregado até rios, lagos e oceanos pelo processo de lixiviação (solubilização dos constituintes químicos de uma rocha, mineral ou solo pela ação de um fluido, como por exemplo as chuvas) ou então é incorporado em organismos vivos.

Essa incorporação se dá, nas plantas, pela absorção do fosfato por meio do solo. Dessa forma, ele é utilizado pelos organismos na formação de compostos orgânicos de fosfato que são essenciais à vida (sendo a partir daí chamado de fosfato orgânico). Nos organismos animais, o fosfato tem sua entrada por meio da ingestão direta de água e por biomagnificação. Esse é o processo em que a concentração de um composto aumenta ao longo da cadeia alimentar.

A decomposição da matéria orgânica por organismos decompositores faz com que o fosfato orgânico seja devolvido ao solo e água em forma inorgânica.

Fatores de disponibilidade de fósforo

Os micro-organismos encontrados no solo, por sua vez, desempenham importantes papéis no ciclo do fósforo e em sua disponibilidade para as plantas por meio dos seguintes fatores:

  1. Incorporação do fósforo na matéria orgânica microbiana;
  2. Solubilização de fósforo inorgânico;
  3. Associação entre plantas e fungos;
  4. Mineralização do fósforo orgânico.

Ciclo do fósforo: Incorporação do fósforo na matéria orgânica

Ao ser incorporado em organismos vivos, o fósforo pode ser imobilizado. Ou seja, fica “preso”, e durante este período o ciclo dessas moléculas é interrompido. Sua liberação, para que se possa dar continuidade ao ciclo, pode se dar por meio dos seguintes fenômenos:

  • Ruptura das células microbianas;
  • Variações climáticas e manejo do solo;
  • Interações com a microfauna, que ao se alimentar de micro-organismos, libera diversos nutrientes no solo.

Há algumas vantagens nessa incorporação do fósforo em organismos vivos. Por exemplo, este processo evita sua fixação por longos períodos em minerais do solo, aumentando a eficiência da adubação por fosfato.

Solubilização de fósforo inorgânico

Bactérias e fungos, incluindo micorrizas, excretam ácidos orgânicos que atuam dissolvendo diretamente o fósforo inorgânico.

  • Muitos micro-organismos do solo são descritos como hábeis a dissolver diferentes tipos de fosfatos de rochas;
  • O maior mecanismo de solubilização é a ação de ácidos orgânicos sintetizados por bactérias.
  • Estes ácidos produzidos por organismos são grandes geradores de íons H+. Eles são capazes de dissolver fosfato mineral e torná-lo disponível às plantas.

Associação entre plantas e fungos

Se dá por meio das micorrizas, bactérias associadas às raízes das plantas e que promovem o mutualismo entre elas e os fungos do solo. De modo que a planta fornece energia e carbono para os fungos por meio da fotossíntese. Estes devolvem o favor ao absorver nutrientes minerais e transferi-los às raízes das plantas.

Mineralização do fósforo orgânico

Além do fósforo da matéria orgânica microbiana, da atuação dos micro-organismos solubilizadores de fosfato e dos fungos associados às raízes, a produção de enzimas por parte de alguns micro-organismos e plantas é responsável pela mineralização do fósforo orgânico, que é sua transformação em fósforo inorgânico.

Uma vez em lagos e mares, o fósforo pode, além de ser absorvido por organismos, se incorporar às rochas, fechando o ciclo.

O ciclo do fósforo tende a ser longo. Um único átomo pode passar até 100 mil anos sendo ciclado, até que se sedimente novamente, gerando rochas. Aos sedimentos, o fósforo pode permanecer associado por mais de 100 milhões de anos.

Problemas

Cada vez mais a atividade humana tem alterado o ciclo natural deste macronutriente. Seja por meio de atividades como mineração ou pelo amplo uso de fertilizantes. O excesso de fósforo, quando lixiviado para cursos d’água acaba por aumentar a biodisponibilidade deste nutriente no ambiente aquático. 

Como consequência, pode intensificar o desenvolvimento de algas. Um número cada vez maior de algas em um lago fará reduzir a quantidade de luz que penetra neste ambiente. Assim, reduzindo drasticamente a zona trófica e prejudicando outros organismos locais.

Assim, em ambientes aquáticos, o fósforo pode causar este processo, que é denominado eutrofização. Você pode ler mais sobre a influência do uso de fertilizantes no processo de eutrofização na matéria:

Fertilizantes
O que são fertilizantes e quais seus tipos?

Outro problema é que o modelo de agricultura vigente, baseado no intenso uso de fósforo, coloca a produção alimentar em risco. Um estudo mostrou que a escassez de fósforo ameaça a produção regional de alimentos, causando insegurança alimentar.

Ciclo do fósforo
Imagem de Ben Karpinski no Unsplash

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais